Como ir de Paris ao Mont Saint Michel

A- A+

Mont Saint Michel

Mont Saint Michel, foto de Mike Katell: http://www.flickr.com/photos/mikecattell/4574835807/

 

O Mont Saint Michel foi classificado monumento histórico em 1874 e está na lista do patrimônio mundial da Unesco desde 1979. Visita-se a abadia e as construções que foram residências dos monges, um conjunto que se chama Merveille.

O Mont Saint Michel está a 360 km a oeste de Paris.

A maneira mais fácil para o turista que não está de carro é ir com os ônibus Paris City Vision, que oferecem diversos programas como:

– ida e volta no mesmo dia – saída às 7.15 e volta às 21.15 horas – todos os dias menos no domingo – preço: 158 euros por pessoa com almoço e bebidas incluídos.

– viagem de dois dias visitando, no primeiro dia, o Mont Saint Michel e no segundo dia os castelos do Loire. Todos os dias – preço: 351 euros por pessoa com duas refeições incluídas.

Os preços devem ser confirmados antes da reserva, pois podem estar desatualizados.

As pessoas alérgicas a grupos podem pegar um trem até Rennes e depois um ônibus até o Mont Saint Michel. O trem se pega na Gare Montparnasse em Paris e trata-se de um TGV – um trem de alta velocidade. Em duas horas chega-se em Rennes. Nossa leitora Sofia nos atualiza com a seguinte dica com relação ao ônibus que liga Rennes ao Mont Saint Michel: “Chegando na estação de Rennes, basta ir ao prédio ao lado que já é a estação rodoviária. No placar de avisos de partidas de trem, também está o horário da partida de ônibus para o Mont San Michel. Os horários de TGV e ônibus são coordenados. Então não tem como ter erro. Ao comprar a passagem de ônibus para Mont San Michel, você recebe um folheto com os horários da volta de ônibus e horário de TGV para retorno a Paris. Tudo muito fácil e com tempo suficiente para fazer tudo”. Será aproximadamente mais uma hora de viagem. É puxado, mas é possível fazer ida e volta no mesmo dia.

Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem:  4 horas.

Atenção: A ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris para os passeios de um dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui.

Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos aqui no blog, em nossa lojinha.

Para quem quer mais conforto, contrate uma van com motorista brasileiro.

Mais informações sobre o TGV para Rennes no: www.sncf.com

Mais informações dos ônibus de Rennes para o Mont Saint Michel no: www.keolis-emeraude.com

Leia também:

 

 

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

342 pitacos, participe desta conversa

  1. Neftalí disse:

    Acabei de voltar do Mont Saint-Michel, e realmente é espetacular! Ao contrário do recomendado, fiz um bate volta desde Paris, e achei bem tranquilo. Comprei as passagens 3 meses antes pela SNCF (tive que retirar o bilhete em Paris, moleza), TGV a Dol de Bretagne, onde um ônibus já nos está esperando para, em menos de meia hora, chegar ao MSM. Custo (trem + ônibus): 56 Euros ida e volta, mais os 9 Euros de entrada na abadia. Saí as 7 e meia de Paris e cheguei as 11, viagem linda, trem confortável. Fiquei 5 horas, tempo suficiente inclusive para um almoço tranquilo e delicioso. Fui em uma segunda feira, para evitar as multidões do fim de semana. A volta (16:10) também tranquila, chegando a Paris pelas 19:30. Dol de Bretagne é minúscula, não esperamos nem 5 minutos pelo trem ou pelo ônibus. Se trata do TGV que vai de Paris a Saint Malo, passando por Le Mans e Rennes.
    Quando chegamos ao MSM, a maré estava bem alta, baixando bastante depois, deu pra ter uma idéia da força do mar. Pegamos tempo ótimo, vento, também chuva, depois sol outra vez… Enfim, o normal na região.
    Facilitou muito o fato de estar hospedado em Montparnasse, a 10 minutos de caminhada da Gare, em Paris. Compramos baguetes e croissants antes de tomar o trem e tomamos o café da manhã a bordo. Na volta, meio anestesiados pelo vinho do almoço, dormimos bastante. Almoçamos no restaurante Le Mouton Blanc, dentro do MSM, que foi uma agradável surpresa, pois esperava algo mais pega-turista. A formule (entrada+prato+sobremesa) era de 19 Euros ou de 29 (com ostras de entrada + omelete).
    Sem dúvida o ideal é dormir no MSM ou perto, conhecendo a região (Saint Malo, Normandia, etc..), aproveitando melhor o espetáculo das marés e ver o MSM iluminado de noite. Algum dia voltarei com mais tempo, mas um bate volta não foi nada sacrificado, muito pelo contrário.
    Grande abraço!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Neftalí, obrigado pelo relato! Vamos visitar o MSM mais uma vez nessa segunda-feira mas iremos passar a noite. Em breve nossas impressões…
      Abraços.

  2. Daniela disse:

    Ola Rodrigo,
    qual cidade mais proxima do Mont Saint Michel onde eu posso devolver um carro alugado e tomar um trem para retornar a Paris ?
    Grata

  3. Carolina disse:

    Olá! Verifiquei os horários de ônibus no site keolis, é só aparecem as opções até Dez/2015. Vocês sabem se os horários costumam mudar? Porque comprando o trecho completo (Paris – Mont St. Michel)pela SCNF fica mais caro do que comprar só o trem (Paris – Rennes). Mas ao mesmo tempo, fico insegura de comprar só os trechos de trem e não conseguir o horário de ônibus que seja cronometrado com o trem para voltar…
    Agradeço se puderem responder minha dúvida.
    Obrigada!

  4. Maria Rita disse:

    Oi Rodrigo, sou leitora do Conexão a muito tempo. Me tire uma dúvida, por favor, o passeio de Mont Saint Michel com Telma tours pode ser um dia? E se a maré estiver cheia agente consegue visitar o mont? Grata

  5. Marina disse:

    Olá vou a Paris em Maio e quero ir ao Mont Saint Michel.. porém quando vou consultar o valor do bilhete no site do TGV não aparece a estação Gare Montparnasse!!! Sabem o que pode ter ocorrido? Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marina, em qual site você está fazendo a pesquisa? Pesquise nesse site http://en.voyages-sncf.com/en. Não há a opção específica “Gare Montparnasse” escolha “Paris (all stations – FR)” e depois Rennes. A Gare Montparnasse vai aparecer automaticamente nas opções de trens.
      Abraços.

  6. Nathalia disse:

    Olá Rodrigo, gostaria de ir para o Mont St Michel em Dezembro, você acha que vale a pena dormir um dia lá?? E em Dezembro eu consigo pegar a maré boa?
    obrigada!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Nathalia, em dezembro vai estar bem frio! Se agasalhe bem. É puxado, mas é possível fazer ida e volta (Paris-MSM-Paris) no mesmo dia. Se você quiser uma visita mais tranquila, durma lá uma noite.
      Abraços.

  7. Renan disse:

    Rodrigo, estou indo para a França pela primeira vez com a familia e queremos ir a Mont Saint-michel, propensos a alugar um carro para todos (pelo preço e pela flexibilidade). Pergunta de leigo: chegando lá de carro, como é o lugar? tenho que parar fora? posso entrar em Mont saint michel? tem estacionamento? quais as regras de estacionamento em paris? tenho que botar dinheiro em uma maquininha como nos estados unidos?

  8. Neftalí disse:

    As 10:40 da manhã também sai um ônibus para o Mont Saint Michel partindo de Dol de Bretagne, sincronizado com a chegado do TGV que vem de Paris. O trajeto desde a Gare Montparnasse (sai as 07:36) para lá demora 2 hora e 50 min, mas em compensação o ônibus só demora meia hora para o MSM. No final o trajeto de Paris demora as mesmas 3 horas e meia que passando por Rennes, e as vezes sai mais barato, a SCNF vende a passagem que inclui o ônibus. É uma alternativa, prefiro ficar mais tempo em trem do que em ônibus.
    O trajeto de volta é sempre via Rennes mesmo.

  9. thais disse:

    Gostaria de saber se é possível sair de Paris visitar Reims ,passar a noite lá e no dia seguinte visitar o mont saint michel depois retornando a paris. As passagens de trem para reims vou comprar no site da empresa.A de onibus posso comprar em reims ?

  10. Angélica disse:

    Boa tarde, eu e meu marido estamos indo à Europa em maio 2015, daqui ha duas semanas. A partir de Paris gostaríamos de conhecer o Mont St. Michel, a abadia, e apreciar o fenômeno das marés .
    Somos amantes de história e da natureza.
    Estou com dificuldades de encontrar um passeio que nos leve de Paris à St. Michel com este objetivo: conhecer o monte, a abadia, e apreciar as marés.
    Poderiam me indicar algum tour?
    Obrigada, Angélica Boff.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Lauro, funcionam.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.