Como ir de Paris ao Mont Saint Michel

Mont Saint Michel

Mont Saint Michel, foto de Mike Katell: http://www.flickr.com/photos/mikecattell/4574835807/

 

O Mont Saint Michel foi classificado monumento histórico em 1874 e está na lista do patrimônio mundial da Unesco desde 1979. Visita-se a abadia e as construções que foram residências dos monges, um conjunto que se chama Merveille.

O Mont Saint Michel está a 360 km a oeste de Paris.

A maneira mais fácil para o turista que não está de carro é ir com os ônibus Parisvision|Cityrama, que oferecem diversos programas como:

– ida e volta no mesmo dia – saída às 7.15 e volta às 21.15 horas – todos os dias menos no domingo – preço: 158 euros por pessoa com almoço e bebidas incluídos.

– viagem de dois dias visitando, no primeiro dia, o Mont Saint Michel e no segundo dia os castelos do Loire. Todos os dias – preço: 351 euros por pessoa com duas refeições incluídas.

Os preços devem ser confirmados antes da reserva, pois podem estar desatualizados.

As pessoas alérgicas a grupos podem pegar um trem até Rennes e depois um ônibus até o Mont Saint Michel. O trem se pega na Gare Montparnasse em Paris e trata-se de um TGV – um trem de alta velocidade. Em duas horas chega-se em Rennes. Nossa leitora Sofia nos atualiza com a seguinte dica com relação ao ônibus que liga Rennes ao Mont Saint Michel: “Chegando na estação de Rennes, basta ir ao prédio ao lado que já é a estação rodoviária. No placar de avisos de partidas de trem, também está o horário da partida de ônibus para o Mont San Michel. Os horários de TGV e ônibus são coordenados. Então não tem como ter erro. Ao comprar a passagem de ônibus para Mont San Michel, você recebe um folheto com os horários da volta de ônibus e horário de TGV para retorno a Paris. Tudo muito fácil e com tempo suficiente para fazer tudo”. Será aproximadamente mais uma hora de viagem. É puxado, mas é possível fazer ida e volta no mesmo dia.

Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem:  4 horas.

Atenção: A ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris para os passeios de um dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui.

Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos aqui no blog, em nossa lojinha.

Para quem quer mais conforto, contrate uma van com motorista brasileiro.

Mais informações sobre o TGV para Rennes no: www.sncf.com

Mais informações dos ônibus de Rennes para o Mont Saint Michel no: www.keolis-emeraude.com

Leia também:

 

 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

310 pitacos, participe desta conversa

  1. Iara de jesus Abreu disse:

    Olá Rodrigo , obrigada pelas dicas sobre o Mont Saint Michel . Por favor , você saberia me informar como agendar um retiro espiritual no Mosteiro do Mont Saint Michel ? Eu e meu marido gostariamos de faze-lo nos dias 27 a 30 de Dezembro de 2014 !!!
    Grata , Iara

  2. carol disse:

    Por favor onde acho esse passeio de sabado para saint michel?
    Qual endereço devo ir para conprar para sabado van com bradileiro? Ja estou em paris..me ajudem por favor…

  3. Maurício Christovão disse:

    Alana: Complementando o que Rodrigo escreveu, as “navettes” são gratuitas, mas as charretes com cavalinhos simpáticos não. Se você gosta de andar a pé ou de bicicleta, há uma pista à parte que dá acesso ao MSM, numa extensão de uns 2,5 km em terreno plano. O interessante dessas “navettes”, é que são ônibus com duas frentes, ou seja, elas não manobram, apenas o motorista troca de lado e conduz o veículo de volta.

  4. Priscila disse:

    Oi Bom dia. Estou planejando ir ao Monte por conta própria e já pesquisei o TGV e também o horário do onibus no site http://www.destination-montsaintmichel.com/en/mont-saint-michel-timetable-valid-from-the-25th-of-august-2014-until-p0-C60.html. Só que fiquei em dúvida se devo comprar tudo antecipadamente e se no site do onibus também compro o trem. Posso comprar tudo na estação direto ou corro muito risco de não ter? A data prevista é dia 09/10.Obrigada

  5. Alana disse:

    Olá, Lina e Rodrigo!
    Quero ir ao MSM por conta própria, como vcs sugeriram (TGV+ônibus). Li nos comentários sobre uma travessia, trata-se do trajeto entre o local onde o ônibus para e a entrada do Monte em si? Tb li nos comentários deste post sobre um transporte gratuito organizado pela prefeitura, que pode ser de ônibus, bicicleta ou charrete… é para fazer esta travessia? Em suma, que trajeto deve ser feito necessariamente à pé? Muito obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Alana, você vai de TGV até Rennes. Da estação de Rennes você pega o ônibus para MSM. Ele te deixa no estacionamento dos carros e ônibus. É neste estacionamento que você encontra a navette que leva os turistas até a entrada do MSM.
      Abraços.

  6. Tatiana disse:

    Olá pessoal do Conexão Paris!
    Eu e meu marido ficaremos uma semana em Paris em setembro com nossos pais, e depois, teremos mais uma semana livre na França apenas para nós dois.
    Estamos pensando no que fazer nestes dias aos “arredores” de Paris…
    Gostaríamos de conhecer o Vale do Loire, mas não queremos ter uma overdose de castelos… Vocês poderiam nos dar uma opinião de como podemos complementar os dias da nossa semana? Visita ao Monte Saint Michel? Região de Champagne? Partimos de Paris e retornamos para Paris por conta do voo internacional.
    Obrigada desde já!!!!
    Tatiana

  7. Gabriela disse:

    Oi! Estive lá agora em junho… Pela previsão informada no monte St. Michel a passarela ficará pronta em 2015. Todos são obrigados a chegar nessa central próxima ao monte. Se estiver de carro, tem que deixar no estacionamento ( cerca de 12 euros 24h). O acesso tem que ser feito com transporte gratuito organizado pela prefeitura, que pode ser de ônibus, bicicleta ou charrete…os ônibus saem a cada cinco minutos. A dica é para quem for ficar hospedado no monte levar uma pequena mochila com o essencial, já que o acesso não e fácil e o caminho é um pouco longo para carregar malas! O transporte também tem que ser utilizado para quem fica hospedado nas redondezas. Mas vale super a pena!!! E é maravilhoso!!!

  8. Lúcia Leninha disse:

    Muito legal ir sem escursão. É muito tranquilo. Mas marcamos uma bobeeeeeeeeira… fomos comemorar o aniversário de uma amiga e resolvemos dormir num hotel dentro do Castelo… só não fomos avisadas que lá tudo fecha às 21h00… Maior decepção quanto à nossa expectativa de comemoração… Mas o local é mágico e de uma beleza estonteante…

  9. Sofia disse:

    Olá! Gostaria de atualizar uma informação que foi colocada no post. Fiz o passeio por conta utilizando o trem. Chegando na estação de Rennes, basta ir ao prédio ao lado que já é a estação rodoviária. No placar de avisos de partidas de trem, também está o horário da partida de onibus para o Mont San Michel. Os horários de TGV e ônibus são coordenados. Então não tem como ter erro. Ao comprar a passagem de ônibus para Mont San Michel, você recebe um folheto com os horários da volta de ônibus e horário de TGV para retorno a Paris. Tudo muito fácil e com tempo suficiente para fazer tudo.
    Obrigada pelas dicas deste artigo. O local é maravilhoso e vale a pena ir. Mesmo que o passeio seja de 1 dia.

  10. Beth disse:

    oi Lina, disseram que ocorreram algumas mudanças no acesso, mas no site oficial nao consegui muita coisa… você sabe de algo? obrigada!

  11. Ana Gabriela disse:

    Olá,
    Estou pretendendo conhecer o mont saint michel, fui ao site que vocês recomendaram, mas, as datas que tenho disponível não bate com a data que eles oferecem.
    Gostaria de saber se é tranquilo ir sem excursão, e se o ônibus que sai de Rennes me deixa dentro da vila medieval ou se obrigatoriamente tenho que fazer a travessia?
    Obrigada pela ajuda
    Ana

  12. Michel disse:

    Olá, parabéns pelo ste!
    Eu e minha esposa vamos para Paris e de lá pretendemos conhecer o Mont Saint Michel. Gostaríamos de ficar uma noite na região da para desfrutá-la melhor e não queremos ir de excursão bate-volta.
    Fiquei na dúvida do melhor lugar para se hospedar por uma noite (Rennes? Saint Malo?). Onde vocês indicam? Qual itinerário? Obrigado!

  13. Fernando Vasconcelos disse:

    A “hospedagem” na Abadia na verdade trata-se de um retiro espiritual de no máximo 5 dias, marcado com bastante antecedência e que deve ser algo realmente impactante, porém fora do roteiro turístico, e muito menos de um bate-e-volta ( informações em http://www.abbayedumontsaintmichel.cef.fr/1retraite.php )

  14. Fernando e Stella Sampaio disse:

    LINA, obrigado por disponibilizar seu site para que possamos nos informar. Estaremos indo para PARIS no dia 20 de abril e lá pelo dia 24 pretendemos ir ao MSM, porém gostaríamos de nos hospedar na abadia. Lemos numa revista que isto é possível, porém é preciso fazer reserva. VOCÊ teria o site e ou telefone de lá. Grande abraço. Fernando e Stella (Salvador-BA).

  15. Raquel Zerbini disse:

    Olá Lina!
    Irei conhecer o Mont Saint Michel em agosto, vamos de carro partindo de Versailles, minha única dúvida é se há algum problema de chegar em Mont Saint Michel a noite e se a estrada de Versailles até lá é segura.

  16. Mariana G. disse:

    Olá,
    Existe algum modo de ir de Caen até o Mt. St. Michel de transporte público? Se sim, por favor, poderiam me indicar qual é?
    Obrigada, mais uma vez!

  17. Marcia Lube disse:

    Estive ano passado no Mont Saint Michel : chama a atenção o conforto que é dedicado aos visitantes que dispõem de amplos estacionamentos e de onibus em serviço contínuo para os levarem até o portão de entrada.
    As obras de acesso, e no entorno do Mont, além de extensas, parecem muito bem feitas.
    O Mont Saint Michel por suas características, é um ícone, e cuidar do conforto aos turistas é uma atitude de respeito a elas e de inteligência de quem cuida do setor.
    Assim, a visitação pode ser feita com a maré baixa ou alta.

  18. Kátia Almeida disse:

    Oi! Lina! Adoro seu blog.Entrei no site para ver preço de passagens para Rennes. Evitar que tem tb a venda do trecho Rennes/ Monte Saint Michel. A estação vai me deixar mt longe ainda? Obrigada.

  19. Ricardo disse:

    Só complementando… Todos já conhecem Paris, seria um pequeno repeteco… :)

  20. Ricardo disse:

    Olá Lina! Estamos programando uma viagem à Europa em final de março/início de abril (4 adultos). A idéia seria fazer Amsterdã (4d), Bruges (1d), Bruxelas (1d), Mont St. Michel (2d) e Paris (3d). Estávamos vendo que a logística de ir de Bruxelas a Mont St. Michel pode ficar mais complexa e estamos pensando em deixar o Mont pro fim da viagem, saindo de lá direto pro aeroporto (CDG – vôo Paris-SP às 23:30). Mas aí vem o receio de algum problema nos vários pontos da viagem (ônibus-trem-metrô com 01 baldeação…). O q acha? Abs, Ricardo

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ricardo, realmente é muito transporte! Se vocês estiverem com tudo bem cronometrado, mas deixando folga para imprevistos nos horários, acho que não terá problemas.
      Abraços.

  21. Marcia disse:

    Caso eu esteja hospedada em um hotel fora dos muros de Mont Saint Michel, serei obrigada a sair da cidade intramuros assim que escurecer ou se já estiver dentro dos muros poderei passear e jantar por lá.
    Desde já, agradeço a sua resposta.
    Marcia.

  22. Daniela Colombo disse:

    Lina, inicialmente parabenizo pelo site, que tornou nossa viagem para Paris perfeita. Estive no Mont dia 23 de agosto. Para aqueles que vão de trem de Paris para Rennes via TGV, a viagem é ótima, mas observem atentamente o horário de chegada do trem em Rennes e o de saída dos ônibus que fazem o percurso Rennes-Mont pelo site http://www.destination-montstmichel.com, pois caso contrário, o taxi Rennes/Mont custará E$ 145, como aconteceu conosco (um casal). O ônibus, cujo terminal é ao lado da estação de trem, chega no mesmo local onde todos os turistas pegam o transfer continente Mont, mesmo aqueles que vão de carro, ininterruptamente das 7h30 às 00h30 e de graça. Por este motivo, pagar para ficar no Mont, como nós fizemos no La Mere Poulard, somente se for por paixão do viajante. Caso contrário, o visitante pode ficar no monte até 23h30 e retornar com o transfer para o hotel que fica no continente, aproximadamente 5km. Boa viagem a todos.

  23. Lúcia disse:

    Gostaria de uma indicação de hospedagem no próprio Mont S. Michel. Soube de uma pousada que tem um restaurante que faz um omelete enorme. Você conhece?

    Além disto, gostaria de uma indicação de como iniciar minha viagem que pretendo conhecer o Mont, normandia, vale du loira, paris, cheverny e depois Londres. E melhor chegarmos pelo aeroporto de Paris ou tem algum aeroporto próximo do Mont ou Normandia?

  24. NIVAL MARTINS CORREA disse:

    Muito obrigado Rodrigo.Só mais três dúvidas pergunta: Qual o 1º horário deste ônibus no retorno até Rennes? Posso comprar na ida até o Mont? É possível comprá-lo via internet?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Nival, 1) O 1° ônibus sai do Mont Saint Michel às 09:00 e chega em Rennes às 10:15. 2) Pode. 3) Você pode comprar o bilhete dentro do próprio ônibus ou na estação rodoviária de Rennes ou no site http://www.voyages-sncf.com quando você foe comprar a passagem de trem.
      Abraços.

  25. NIVAL MARTINS CORREA disse:

    Vou me hospedar em um hotel no Mont Saint Michel. Vou fazer o percurso de Paris via Rennes e depois pegar ônibus.Este ônibus vai até aonde? Depois tenho que pegar outro até o Mont?
    Grato pela resposta.

  26. Thales disse:

    Olá! Temos um passeio ao Mont Saint Michel agendado para dia 29 de Novembro, a partida é às 7h15 da manhã, e voltaremos a noite como citado. Alguma dica para o passeio? Evitar transtornos? Aproveitar melhor o dia? Na volta, consigo táxi facilmente em Paris para o hotel?
    Abs.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Thales, leia os outros artigos sobre o Mont Saint Michel cujos links aparecem no final desse artigo. Conseguir táxi em Paris é sempre uma tarefa difícil mas no horário da volta você consegue voltar para o hotel de metrô.
      Abraços.

  27. Renata disse:

    Olá Lina, parabéns pelo blog!
    Estou planejando ir até o Mont Saint Michel agora em janeiro. Pensei em fazer o bate e volta, mas conclui que ficaria excessivamente corrido. A idéia que tive foi de pegar o trem, ir até Rennes e dormir lá, indo passar o dia seguinte no Mont, voltando para Paris a noite.
    Queria saber se você conhece Rennes, tem alguma coisa legal para fazer ou visitar? Tem lugar para deixar a mala na estação de trem ou na de onibus?
    obrigada :)

  28. Emanuelle disse:

    O Mont-Saint-Michel está aberto a visitação todos os dias? Inclusive domingo???

  29. Anne disse:

    Gostaria de saber, se eu corro algum risco, tal como não ter passagem de onibus de Rennes para MSM ou ter que esperar outro horário, se eu comprar os tiquetes de trem Paris-Rennes e deixar para comprar os tiquetes de onibus lá na rodoviaria de Rennes. A unica maneira que eu vi de comprar o combinado trem+onibus, foi no site da SFNC, que quando eu tentei deu erro e uma incomodação total para cancelar a compra e não quero tentar de novo por isso :(
    Existe site de compra de tiquetes de onibus Rennes-MSM? Eu vi o site dos horarios de onibus mas não vi onde vende.
    Outra coisa é: posso já comprar as entradas para a visita? Tambem vi o site, mas só vi contatos para compra e nenhum link para compra direta. É isso mesmo?

  30. […] Para chegar ao Mont Saint Michel, que está a 360 km a oeste de Paris,  há diversas opções de ônibus, trem e carro (http://www.conexaoparis.com.br/2008/03/31/como-ir-de-paris-ao-mont-saint-michel/). […]

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.