O que é o Quartier Latin em Paris

O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas.  Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel.

O sexto arrondissement é um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes e existem hotéis de charme como o Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.

Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam: região  mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A área em torno do Panthéon é linda, a rue Mouffetard é divertida com um bom comércio de alimentação. Muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Ecoles e em torno da rue Monge.

Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo. Em termos de mercado imobiliário é o mais barato, mas para mim um dos mais interessantes. Como tenho muitos amigos parisienses e moro aqui desde 1983, conheço muito bem a cidade. Paris só deixa de ser interessante nos guetos turísticos

Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com

Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

192 pitacos, participe desta conversa

  1. Elenir Ferreira Péret disse:

    Desejaria saber como chegar a praça Paul-Painlevé, qual o metro mais próximo.

  2. Flavia disse:

    Olá, irei a Paris no final de abril e estou amando todas as dicas que leio aqui no Conexão Paris. Ficarei hospedada no Boulevard Saint Michel, hotel des Mines. Irei com marido e filha de 9 anos. Gostaria de saber se algum mercado / farmácia nas proximidades ou até mesmo algo imperdível. Grata.

  3. Norival disse:

    Bom dia
    Estou indo pela primeira vez a Paris e efetuei reserva no Holiday Inn Notre Dame – Devo incluir o café da manhã no hotel (sugestão do atendente) ou melhor fazer internamente no quarto ou nas redondezas? muito obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Norival, o café da manhã já incluído é mais prático e poupa tempo e esforço. Porém, se você tomar o café no seu quarto com produtos comprados no supermercado vai gastar menos com certeza.
      Abraços.

  4. Angela disse:

    Olá, estarei indo a Paris de 15 a 19 de fevereiro.
    Estarei hospedada no Pavillon Ópera Bourse, gostaria de saber se é perigoso andar a pé na noite de Paris, também gostaria de algumas dicas pra sair a noite,precisamente para dançar,grata

  5. Mario Junior disse:

    Ola, excelente blog, parabéns…
    Em Abril estou indo com minha esposa, filhinho de 2 anos e meus pais passar 4 dias em Paris e depois rumo a Provence (Nimes).
    Já estivemos antes em Paris e gostei muito da região ao redor do Cluny e Jardin Luxemburgo.
    Procurando alguns hoteis por cerca de 100 euros, encontrei por um pouco mais do que isso o Hotel Suez, no boulevard Saint-Michel, bem comentado neste post que acho que cumpriria bem o propósito de ficar em um local que tenha opções de restaurantes familiares a noite, sem muita sofisticação, apenas é importante para nós jantar e voltar mais cedo para o hotel e deixar o bebê descansar a noite, se fizermos isso sem preocupação de pegar metro, taxi, etc aproveitamos mais…
    Mas tem um outro Hotel de France Quartier Latin, na Rue Monge 108, que tem um preço que se encaixa melhor no nosso orçamento , mas não sei se sem tem movimento a noite. Aqui no blog, diz que que a região “baixa” da rua Mouffertard, justamente próximo a este hotel também é muito boa, é agradável e tem boa opções a noite tambem?

    Temos experiência em viajar com nosso bebê e gostamos sempre que possível ficar em lugares que tenham opções de restaurantes familiares próximos a noite, sem muita sofisticação. Desta forma, curtimos mais este momento pois pois não ficamos tão preocupados em voltar cedo ao hotel, pegar metro, etc e não atrapalhamos a rotina do bebê.

  6. katia regina angelotti disse:

    Obrigada Rodrigo, vou pesquisar hoteis por lá então. brigadinha:)

  7. katia regina angelotti disse:

    afinal de contas,onde é melhor se hospedar?? quartier latin ou nos quarteiroes do centro onde tem tudo? Ano passado fiquei no 9 e odiei ter q pegar metro pra pra tudo! Ano que vem minha filha vai junto… moça, já viu né… que ir na rivoli, quer ver museus… que fazer??? chegamos de trem de amsterdam … grata kátia

  8. Dillemba disse:

    Aline, pelo que encontrei nos sites, neste hotel não há cofre nem frigobar nos quartos. Acho frigobar quase obrigatório, pela comodidade de ter bebida gelada ou leite, além de queijos e lanches para o café da manhã ou um lanche na hora do cansaço. Também é mais tranquilo ter onde deixar alguns cartões, tablet e uma parte do dinheiro. Abraços.

  9. camola Alvarellos disse:

    ola! Por favor me ajude a entender melhor o trajeto do aeroporto CDG ate o Quartier latin. Sei que devo pegar a linha B do RER, terminais 2D-2F senttindo Robinson ou ST Remy … e depois, aonde devo descer…
    Desde já agradecida
    Abraço
    Camola.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Camola, não sei exatamente onde você vai ficar hospedada no Quartier Latin mas pegando RER B no CDG você desce na estação ‘Saint-Michel – Notre Dame’ que é a mais próxima dessa região.
      Abraços.

  10. Aline disse:

    Lina,
    Tudo bom?
    Estou indo para Paris e pretendo ficar no Hôtel de France Quartier Latin, que fica localizado na 108 Rue Monge, 05. Panteão – Notre Dame. O que acha dele? Como faria para ir do aeroporto? O deslocamento para os pontos turísticos, a vizinhança e a localização são boas? Obrigada. Adoro seu site.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Aline, não conhecemos o hotel mas a localização é ótima, bairro residencial e charmoso. Você chega em qual aeroporto? Para ir aos pontos turísticos fica um pouco longe para ir a pé mas, pegando a linha 7 que passa perto do hotel, você desce em frente ao Louvre (estação Palais Royal – Musée du Louvre) e dali fica fácil.
      Abraços.

  11. Pablo Raoni disse:

    Olá, estarei em Paris entre 22/06 e 30/06, mas estou em dúvida sobre duas acomodações, e se possível, gostaria de sua opinião: http://www.homelidays.pt/paris-05/estudio-281986pt1.htm ou http://www.homelidays.pt/paris-04/estudio-205736pt1.htm.
    Qual melhor localização? Qual região é a mais barata? O apartamento do Marais ficará 100 euros a mais de estadia, mas em compensação tem ar condicionado no quarto. Faz calor a noite em tal época.
    Grato

    Pablo

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Pablo, eu ficaria no Marais pois é mais bem localizado. A linha 1, que é a mais turística, passa perto e o bairro é mais animado. Junho não costuma fazer muito calor.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.