Em 2011 eles estavam em todos os cardápios dos bons restaurantes parisienses. De esquecidos, exóticos ou desaparecidos, de repente estes legumes se tornaram chics. Reflexo, talvez, das preocupações em torno da biodiversidade, passamos a degustar beterrabas zebradas, tomates pretos da Criméia, beringelas brancas e rabanetes estriados. Não provei todos ainda, mas posso assegurar que o tomate preto é divinamente doce.
Para acompanhar estes legumes, outra mania recente parisiense (internacional?) a burrata.
Sempre deliciosa se fresquinha, assim degustada com legumes, presunto de boa qualidade e um traço de azeite.
Foto LuciaC
E esta é a proteína politicamente correta do momento. A humilde sardinha. Ela está isenta de mercúrio, não está ameaçada de extinção e é cheia de omega 3. Às vezes ela é apresentada na própria latinha, como nesta foto tirada durante delicioso almoço em brasserie hype de Paris, a Thoumieux, dirigida pelo chef Jean-François Piège.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Para comprar clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
34 Comentários
Suely
Lucia C
Parabéns, muita saúde e muitos comentários e fotos para nós.
25 de janeiro aniversário de São Paulo também…
Beijos
Marcos
Jane,
enquanto os comilões aguardam os pepinos e tomates venusianos, os especialistas garantem que a bola da vez é o “kimchi”, conserva apimentada de acelga, uma especialidade coreana.
jorge fortunato
LuciaC
Mais uma vez Parabéns!
Abraços do
Jorge
martha mansinho
1000 desculpas a todos de todas as nacionalidades…Mas os franceses conseguem de nada, fazer muito, em termos de gastronômia, e bom gosto!!
Introduzir a pobre sardinha com todo este efeito em sua lata, é gol de mestre!!
Jane Curiosa
Marcos
Um dia plantaremos pepinos em Venus,então, teremos pepinos venusianos.
E tomates ,idem.Aí,o consenso será o de apreciar os tomates venusianos e não mais os tomates vesuvianos.
Jane
LuciaC
Parabéns!
Leio e aprecio os seus comentários,sempre criativos,cordiais,leves e solidários.
Abraços
Jane
Tudo muito gostoso e bonito.A surpresa ficou por conta da sardinha apresentada na própria latinha…uma mistura de constrangimento e salutar quebra de protocolo.
Marcos
A burrata tem tudo para se tornar clichê gastronômico em Pindorama. O flerte já começou há uns bons 2 ou 3 anos. Há até uma discreta produção nacional do queijo.
Mas o futuro é mesmo o alho negro que é a nova burrata que era o novo yuzu que era o novo palmito pupunha que era a nova banana-da-terra que era o novo azeite trufado que era a nova redução de balsâmico que era (…) a nova mussarela de búfala. Ufa!
Aos mais afoitos, cautela!, pois como disse Roberto Benigni em “La vita è bella”: “La burrata è grassa, grassa”.
Marcos
LuciaC,
happy b-day!!!
Jane Curiosa
Lucia C
Meus parabéns para você!, e meus sinceros votos para que continue nos presenteando por muitos e muitos anos com seu conhecimento e alegria de viver.
Um abraço bem macanudo!
Ps.: Obrigada ,Eymard,pelo alerta de aniversário.