Ir ao Le Grand Véfour, em Paris, é muito mais do que uma experiência gastronômica. Além de experimentar a culinária estrelada (2 estrelas pelo Guia Michelin) do chef e proprietário do restaurante, Guy Martin, trata-se de uma imersão na história e na cultura da cidade.
Há mais de duzentos anos, o Grand Véfour funciona dentro do Palais Royal, um dos pontos mais bonitos da cidade.
Ao chegar, fomos levados à nossa mesa. Ou melhor, à mesa de Victor Hugo, conforme nos anunciou orgulhosamente o garçom. Mas poderia também ser a mesa da Colette, de Jean Cocteau ou de Napoleão e Josefina, todos eles frequentadores do restaurante.
O décor do restaurante é ainda mais impressionante do que a fama e a idade dos seus clientes. Classificado como monumento histórico, a casa preservou a decoração ao longo dos anos: painéis pintados nas paredes e no teto, muito dourado, espelhos e sofás vermelhos. Pela janela, vemos o jardim do Palais Royal.
E não é só o passado que garante a fama do restaurante. O chef e atual proprietário Guy Martin, apesar de ter perdido uma estrela do Michelin, conseguiu manter a casa na lista dos melhores restaurantes da cidade. A cozinha é clássica. Os ingredientes utilizados são de excelente qualidade.
Ponto também para o serviço. O pessoal, com anos de casa, é visivelmente orgulhoso de fazer parte daquela história. O resultado são garçons, maître e sommelier super bem humorados e gentis.
Comemos lagostins e caviar (Oscietra!!!) de entrada.
Na sequência, fomos de parmentier de rabada e ravioli de foie gras.
Cometemos o exagero de pedir um prato de queijos para finalizar. E não nos arrependemos.
A conta? Cara. Ainda mais que exageramos em tudo. Sem o vinho, pagamos 200 euros por pessoa. Mas não é qualquer dia que se vai a um restaurante com mais de 200 anos de história, não é? Saímos felizes da vida e fomos caminhar pelas arcadas do Palais Royal.
O Chef do Grand Véfour possui uma escola em Paris para leigos que gostam de comer bem. Clique aqui para ler artigo sobre o Atelier de Guy Martin e seus cursos.
Le Grand Véfour: 17 rue de Beaujolais | 75001
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
40 Comentários
Nilza Freire
Obrigada por compartilhar essa maravilhosa experiência, Lina, e agradeço também por ter me ensinado onde se localizava da última vez em que lá estive, ou então eu estaria até agora só conhecendo a fama do restô e de seus frequentadores ilustres.
Acredito que a conta vale quanto pesa, literalmente! Em janeiro, marcadíssimo na agenda de viagem, com marcação desde o Brasil, lógico!
Lina
Martha
Quando damos um endereço, o localizamos no google Maps abaixo do artigo. E lá você tem os metrôs.
Sandra, SP
Que jantar memorável, não? Vale a pena gastar e ter essa bela mesa diante dos os olhos. Parabéns pela escolha!
Abraços
Sandra
Cristiane Pereira
Texto gostoso, fotos apetitosas, lugar lindo e cheoi de história! Adorei o post!
Uma dúvida: paletó e gravata são sempre exigidos, inclusive no almoço?
Beth e Dodô, também estava sentindo muita falta de vcs! Que bom que voltaram! 🙂
Lina
Cristiane
Meu genro jantou e não estava de paletó e gravata.
Tania Baiao
Viajei no post…
E como podem os garçons, maître e sommelier não serem bem humorados? Trabalhar com alguém tão especial como o Guy Martin deixa qualquer um muito feliz… Certamente a tal estrela não deve lhes estar fazendo falta!
Eliana Barbosa
Beth, já tinha notado sua falta (e de Dodô) por aqui. Que bom que voltaram!
José Rodrigues
Tinha a mesma dúvida quanto à bebida alcoólica já que não bebo.
Se bem que gafe mesmo é fazer algo que não gosta e te agride, no meu caso vou de água ou outra coisa qualquer.
Beth, já ia postar perguntando de você estava ficando preocupado com a falta dos seus rs.
solange
No almoço os preços são bem mais em conta, e em 2012 havia um menu especial nesta linha. É uma experiencia maravilhosa, serviço perfeito, paredes com pinturas lindas, louça e talheres de primeirissima, pessoal e comida impecaveis.
Vale o investimento.
Maria das Graças
Beth, pensei que fosse um grande restaurante, com vários salões. Belos, por sinal.
Nick
Lina, só de ver as fotos e ler seu texto escrito de forma simples e direta, já é um deleite. Já passei em frente desse restaurante várias vezes, e mesmo não estando dentro do meu padrão de gastos, é muito legar saber um pouco mais desses lugares.
Lina
Nick
Foi Mariana, minha filha, que testou e escreveu o artigo.