Diego é um querido amigo parisiense. O nome, ele ganhou da mãe espanhola e a paixão pela música francesa foi construída ao longo da vida entre Paris e a Provence. Convidamos Diego para nos apresentar seus artistas favoritos. Hoje, publicamos o terceiro post. O texto foi escrito em francês. Abaixo, nossa tradução livre.
Por Diego Milatz
No dia 19 de dezembro de 2015, Edith Piaf, apelidada de “a criança Piaf” teria completado 100 anos de idade. Nesta ocasião, me pareceu importante dedicar um post, mesmo que modesto, a ela. Mas o que dizer sobre Piaf que já não tenha sido dito antes? Seu destino extraordinário, sua voz marcante, seu carisma único, sua carreira excepcional e, fato raríssimo na França, sua fama internacional, são praticamente tudo que há para saber sobre a cantora.
Então eu pensei: “E se a gente jogasse o jogo Você sabia que?”
1 / FAMÍLIA: Você sabia que:
- Seu nome foi escolhido em homenagem a uma enfermeira inglesa fuzilada pelos alemães dois meses antes de seu nascimento?
- Seu pai foi um artista de circo, contorcionista antipodiste (que faz malabarismo de objetos com os pés) e que sua mãe foi uma cantora de rua de origens italiana e marroquina?
- Seus dois avôs e sua avó materna também foram artistas de circo e que sua avó paterna foi dona de bordel?
- Ela tinha um irmão três anos mais jovem que viveu até a idade de 79 anos?
- Sua mãe a abandonou muito jovem e ela foi criada por sua avó paterna em seu bordel no meio de prostitutas que cuidavam dela?
2 / CARREIRA: Você sabia que:
- Foi acompanhando seu pai em seus espetáculos de rua que Edith Piaf começou a cantar e se descobriu uma voz única?
- Aos 17 anos ela conheceu seu primeiro amor. Desta união nascerá uma menina chamada Marcelle, que, infelizmente, morreu com a idade de dois anos. Para afogar as mágoas, ela vagueia pelas ruas de Paris, onde ela canta e começa a ganhar a vida sendo descoberta pelo gerente de um cabaré que a contratou e apelidou de “A criança Piaf” por causa de seu pequeno tamanho (1,47m)?
- Foi cantando nesse cabaré que um produtor a notou, se apaixonou por ela e gravou seu primeiro grande sucesso nacional “Mon Légionnaire”?
- A partir deste sucesso já não a chamaram mais de “A criança Piaf” mas simplesmente Edith Piaf, que rapidamente se tornou uma estrela e começou a carreira de atriz?
- Ela foi a origem da carreira artística de Yves Montand e Charles Aznavour?
- Foi por vontade própria que ela decidiu conquistar o mundo, especialmente os Estados Unidos, e que, com sua paciência, acabou conseguindo?
- Ela se tornou a melhor amiga de Marlene Dietrich, que foi testemunha em seu primeiro casamento?
- Sua canção “La vie en rose”, cuja letra ela escreveu, é uma das canções com mais versões “cover” no mundo: Grace Jones, Louis Armstrong, Celine Dion, entre outros, e agora Lady Gaga?
- Ela escreveu a maioria das letras de suas canções?
3 / VIDA DO AMOR: Você sabia que:
- Edith Piaf tinha um temperamento apaixonado? Ela se apaixonava muito facilmente. Ela era o que a expressão francesa nascida no século 19 chama de “coração de alcachofra”!
- Ela teve um caso com Yves Montand e Georges Moustaki, outro famoso cantor francês?
- Seu maior amor e sua maior paixão foi o boxeador francês Marcel Cerdan, que morreu em um acidente de avião quando ele estava indo encontrá-la em Nova York?
- Ela nunca se recuperou desta terrível ironia do destino e então escreveu para Marcel a canção “L’Hymne à l’amour”?
- Em seguida, ela fez várias sessões espíritas com a esperança de se comunicar com o espírito de Marcel Cerdan?
- Seu último marido, com quem ela se casou um ano e meio antes de sua morte, era 20 anos mais jovem?
Edith Piaf morreu com a idade de 47 anos. Sua vida foi curta, mas intensa. Desgastada pelos excessos, pelo álcool e pela morfina – da qual ela era dependente desde os seus dois acidentes rodoviários sucessivos em 1951 – ela parecia 20 anos mais velha. No fim de sua vida Piaf era também uma mulher machucada e revoltada por não ter conseguido ter uma vida amorosa a altura de sua vida profissional. Ela está enterrada no cemitério de Père Lachaise em Paris.
Ela continua a ser hoje a cantora francesa mais conhecida no mundo e aquela que, sem dúvida, marcou com sua voz excepcional e seu destino trágico, o século 20. Frágil e forte ao mesmo tempo, suas canções são agora parte do patrimônio francês assim como o pequeno vestido preto que ela costumava usar e com o qual ela está para sempre associada.
E você sabia que em Paris há um roteiro chamado “Sur les traces d’Edith Piaf” (Nas pegadas de Edith Piaf), que passa, entre outros locais, pela praça “Edith Piaf”, no 20º arrondissement, onde há uma estátua em sua efígie, ao museu “Edith Piaf”, no 11º distrito, ou pela excelente exposição “PIAF”, que acontece até 25 de agosto de 2015, na Biblioteca Nacional da França. Você encontra todas as informações clicando aqui. [Nota do Conexão Paris: já falamos sobre esse roteiro aqui e sobre a exposição aqui]
Todos devem assitir, se já não o fizeram, “La môme”, o belo e impressionante filme de Oliver Dahan com a incrível Marion Cotillard, premiada com o Oscar de Melhor Atriz em 2008.
Escute a playlist Conexão Paris – Deezer com músicas de Edith Piaf:
Leia também os outros artigos escritos pelo Diego:
- Etienne Daho, Padrinho da French Pop
- A canção francesa dos anos 80
- Véronique Rivière
- Véronique Sandson, um dos principais nomes da música francesa
- Mylène Farmer, a cantora silenciosa
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Vivien Grignet
O melhor filme dos últimos tempos. Piaf foi maravilhosa e jamais será esqUecida. A interpretação de Marion Cotillard para este filme foi impressionante.
Dora Palma
Cantora e personagem única. Sempre sentiremos saudades de sua voz maravilhosa. Podemos nos contentar sim, com a linda e potente voz de Mireille Mathieu, que nos preenche em parte esta falta.
Eduardo praxedes
Assisti várias vezes o filme, e vi o quanto ela se autodestruiu com a heroina, bebidas, e amores desrregrados, mas ficou a linda voz de Edith Gassion Piaf, que também era chamada de pardal, apelido dado aos passarinhos de pequeno porte da região onde ela morava, gosto da canção rien rien, que é cantada no final do filme, que Deus a tenha recebido juntamente com seus anjos.
Wagner
So é possivel visitar o museu piaf marcando horario por telefone?
Rodrigo Lavalle
Wagner, para visitar o museu é preciso reservar com 8 dias de antecedência. O telefone é: +33 (0) 1 43 55 52 72. O museu abre de segunda a quarta das 13:00 às 18:00.
Abraços.
Angela
Estou retornando aos comentários, mas nunca deixo de ler os post.
No texto em questão as datas referem-se à 2015 como sendo passado. Creio que por erro de digitação.
Estamos em julho de 2015.
Abraços e parabéns pelos belíssimos textos.
Isabella Moraes
Já assisti ao filme de Oliver Dahan 3 vezes! Marion Cotillard ganhou um Oscar mais que merecido. Piaf teve uma vida tão difícil e tão intensa, que torna o enredo interessante, passional, arrebatador. A trilha musical é perfeita!
Mauricio Christovão
Edith Piaf deixou sua marca na Terra. Viveu pouco, mas certamente viveu muito mais intensamente que a maioria das pessoas.
Ricardo
Tive a sorte de poder ver a exposição dela na Biblioteca François Miterrand. Aliás, além da ótima exposição, a biblioteca é um show a parte!
Roberto
Bom dia ! A praça Edith Piaf fica localizada no 20e arrondissement e não no 10e, como foi citado na matéria.
Rodrigo Lavalle
Roberto, obrigado pela correção.
Abraços.