Roteiro idealizado pela Biblioteca Nacional da França retraça a carreira e a vida de Piaf em Paris. O roteiro, que é um jogo de caça às letras, formará no final o nome de uma música de Piaf.

Continuando nossa série de artigos em homenagem aos 100 anos de nascimento de Édith Piaf (leia o primeiro aqui) a dica agora é um roteiro turístico que conta a história da vida da cantora em Paris. O percurso completo é longo (média de 4 horas) e atravessa Paris de leste (onde ela nasceu) a oeste (onde ela morava quando morreu) passando pelos locais mais centrais onde ela construiu sua fama e sucesso.

PIAF2

Édith Piaf

O tour, idealizado pela Biblioteca Nacional da França, propõe um jogo de caça à letras que no final formarão o nome de uma música de Piaf. Destacamos abaixo os 9 estágios onde essas letras podem ser descobertas:

  • Estágio 1: Place Édith Piaf (20° arrondissement, metrô linha 3 estação Porte de Bagnolet) – Essa praça recebeu o nome da cantora em 1978. Reformada em 2003, ela ganhou uma estátua de Piaf em homenagem aos 40 anos de sua morte.
  • Estágio 2: Cemitério Père Lachaise – Portão 2 (avenue du Pére Lachaise) – Piaf morreu em 10 de outubro de 1963 na cidade de Grasse. No dia 14 ela foi enterrada no cemitério Père Lachaise junto com seu coelhinho de pelúcia.
TUMULO

Túmulo de Piaf (foto: Olivier Bruchez no Flickr)

  • Estágio 3: 5 rue Crespin-du-Gast (11° arrondissement, metrô linha 2 estação Ménilmontant) – Piaf viveu nessa rua em 1933. No n°5 fica o minúsculo Museu Édith Piaf que consiste em 2 salas em um apartamento privado. Visitas somente sob reserva, telefone +33 (0) 1 43 55 52 72.
  • Estágio 4: 72 rue de Belleville (20° arrondissement, metrô linha 11 estação Pyrénées) – Local onde os pais de Piaf viviam quando ela nasceu. Diz a lenda (criada pela própria cantora) que sua mãe deu à luz na calçada em frente ao n° 72 ajudada por 2 policiais.
72

N°72 da rue de Belleville (foto: the euskadi 11 no Flickr)

  • Estágio 5: Moulin Rouge (82 boulevard de Clichy, 18° arrondissement, metrô linha 2 estação Blanche) – Foi aqui que Piaf conheceu Ivo Livi que além, de cantar nos primeiros shows dela, foi seu grande amante.
  • Estágio 6: L’Olympia (29 boulevard des Capucines, 9° arrondissement, metrô linhas 3, 7 e 8 estação Opéra) – Antigo teatro que depois virou cinema e, em 1954, foi transformado em casa de shows (continua sendo até hoje). Em 1955 Piaf foi convidada a se apresentar no local.
  • Estágio 7: 54 rue Pierre-Charron (8° arrondissement, metrô linha 1 estação George V) – Nos porões desse hotel existia o elegante cabaré Gerny’s cujo diretor Louis Leplee deu a Piaf o apelido de “Môme Piaf” em 1935.
  • Estágio 8: 67 boulevard Lannes (16° arrondissement, metrô linha 9 estação Rue de la Pompe) – Último local onde Piaf morou e onde, em 1960, foi escrita a canção “Je ne regrette rien”.
  • Estágio 9: 7 rue Leconte de Lisle (16° arrondissement, metrô linha 10 estação Église d’Auteuil) – Casa onde Piaf teve seu relacionamento romântico mais importante, com o boxeador Marcel Cerdan.

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris