Os americanos o consideram um bistrô “autêntico”. Moramos treze anos aí por perto e conhecemos muito bem o Au Petit Fer a Cheval. Acho que foi por isso que voltamos, em busca das recordações dos cafés e vinhos consumidos nestas mesas do passeio. Uma outra razão, talvez, para os horários franceses já era tarde, mais de 14h, e ele era um dos poucos que ainda servia almoço.
Nada a dizer sobre a decoração autêntica, azulejos, porta chapéus e guarda chuvas e um velho relógio com um ponteiro só que roda ao contrário. Mais autêntico impossível.
Nenhum comentário sobre os pratos. Quando estamos com fome, um filé com batatas sempre quebra o galho.
Mas o que torna este bistrô infrequentável é o seu banheiro. Enquanto esperávamos nosso pedido, nos perguntamos se eles teriam feito algum progresso… afinal de contas muitos anos se passaram, a concorrência aumentou, os hábitos evoluíram. Mas quando um cliente americano desceu as escadas e abriu a porta do toilette, sentimos imediatamente o cheiro. Intolerável.
Este é um dos melhores pontos do Marais. Escolha uma das mesas da calçada e peça somente um cafezinho, um vinho. O ponto é estratégico e ver o desfile dos personagens do bairro é delicioso. Programa indicado somente se você não estiver apertado para ir ao banheiro.
Au Petit Fer a Cheval: 30 rue Vieille du Temple, 75004 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
Sandra Abrahim
Infelizmente ainda tem bistros com apenas um buraco no chão no banheiro… inacreditável ,em frente ao Bon Marché !!
Madá
Eu já fui algumas vezes no Petit Fer, mas já faz uns 10 anos que não volto. Acho que dei sorte, talvez devido ao frio, mas não me lembro de o banheiro ter incomodado. Os pratos são bem servidos e achei bem animado. Acho muito simpático o bar, na parte da frente, em forma de ferradura (nome do local) e também acho legal eles manterem o letreiro antigo onde se lê “Cafe Bar do Brasil”.
José Rodrigues
Fui em um restaurante chamado Quasimodo ao lado da Notre Dame.
A decoração era simpática com pinturas e estátuas do personagem inspirador e um maravilhoso mural com o corcunda olhando a cidade do alto da torre da igreja.
O atendimento foi péssimo e o banheiro no subsolo era o famoso buraco mas, pelo menos, os odores não chegavam ao salão.
Comi um lanche e estava bom.
Cláudia Oiticica
Lina, você faltou dizer se o banheiro ainda continua do tipo “chiotte turc”, rs. Lembra do post de 2008, rs?
https://www.conexaoparis.com.br/2008/11/25/resquicios/
Lina
Claudia Oiticica
Nós não descemos. Então não sei se eles ainda possuem o banheiro turco…
Adriana Pessoa
Esse banheiro da Champs Elysees já foi falado aqui no CP, no começo do blog – vale reler!
https://www.conexaoparis.com.br/2007/08/17/banheiro-concept-nos-champs-elysees/#respond
KAKA
Falando em banheiros… uma dica:
Quando estiverem “flanando” pelas Champs Elysees vale a pena, caso a vontade aperte, parar no WC point. Este toilet é público e pago (em janeiro estava 2 euros) mas é pitoresco. Você chega e é atendido por um “mordomo” de fraque dentro de uma lojinha cheia de apetrechos para banheiro e uma infinidade de papéis higienicos de todas as formas e cores. Lá ele, o mordomo, te encaminha para a cabine temática que vc escolher, é show de bola. Minha filha escolheu uma que parecia uma biblioteca, sensacional.
Esta é minha dica, WC Point não deixa de ser mais um ponto turistico da nossa amada Paris.
Bjs Lina querida e pitaqueiros de plantão.
Sil
Um amigo francês me disse que os restaurantes fazem de propósito… pra não encher de turista querendo apenas usar o banheiro. Será?
Lina
Sil
Não acredito. Eles perdem clientes com essa falta de higiene.
Regina
Pela terceira vez tentei conhecer o banheiro ao lado da Madeleine. Sempre esteve fechado, e agora entendi que pela sujeira e uso externo está desativado e descuidado. Uma pena!
Emanuel Figueiredo
Esse mais antigo que você citou Eymard está fechado. Pela quantidade dos entulhos na escada de acesso, faz muito tempo. Sim, esse banheiro público ao lado da Madeleine é o mais bonito e antigo de Paris! Torcer pra que volte à ativa!!!
eymard
Banheiros! Sempre um problema nestes bistros de época. Mas já que voce falou em banheiros, será que poderíamos fazer uma lista dos piores e dos melhores? Um dos melhores, tratando-se de restaurante, é do L’Atelier Robuchon Etoile. E o banheiro do Café de la paix (ao lado da Opera) também é todo em mármore, limpo e conservado. Mas há um banheiro público, proximo da Madeleine, que dizem ser um dos mais antigos de Paris. Quem se aventura?