A diferença entre café, brasserie e bistrô não é enorme, mas o sucesso da sua viagem depende se você domina ou não as sutilezas da cultura gastronômica francesa. Afinal, comer é uma das atividades mais sérias neste país.

Paris sem seus cafés, suas brasseries e seus bistrôs seria irreconhecível. Veja abaixo os 3 principais tipos de restaurantes e as diferenças entre eles.

Brasserie

Entre os três tipos de restaurantes, a brasserie é o maior de todos e instalado em amplos espaços. Muitas delas possuem dois andares, como por exemplo, a Brasserie Au Pied de Cochon, famoso endereço da região Les Halles (clique aqui).

Diferença entre café, brasserie e bistrô

Brasserie Au Pied de Cochon. Foto: Petr Kovalenkov | Shutterstock

As brasseries ficam abertas o dia todo para café da manhã, almoço, aperitivo e jantar. Talvez esta seja sua principal característica e um dos segredos do seu sucesso. Algumas delas praticam até mesmo o non stop, como a Brasserie Alsace, na avenida Champs Élysées (clique aqui) e a Au Pied de Cochon citada acima, abertas 24 horas. Anotem os endereços porque é raro, em Paris, encontrar lugares para jantar de madrugada.

No cardápio das brasseries a escolha é grande e variada. De acordo com a tradição, as brasseries sempre propõem frutos do mar e pratos típicos da cozinha francesa como ovo maionese, omeletes, filés com molho de cogumelos ou molho de pimenta do reino, peixes fritos com purê de batata, chucrute, tartare de carne de vaca, crème brulée, mousse de chocolate, pêra Belle Hélène – a da Brasserie Lorraine é deliciosa (clique aqui). Entra ano, sai ano, mudam as estações, os cardápios das brasseries não variam e o cliente sabe o que vai encontrar.

Bistrô

Já o bistrô é bem menor, alguns possuem apenas cinco ou seis mesas. Um bistrô é sempre um endereço confidencial frequentado pelos habitantes do bairro. Mas, quando um excelente chef se torna conhecido via redes sociais, o bistrô passa a atrair parisienses de outras regiões e turistas bem informados.

Bistrô Tomy & Co

O bistrô possui horários rígidos e abre somente para o almoço (grosso modo de 12h as 14h30) e o jantar (grosso modo de 19 as 22h30).

O cardápio é enxuto e baseado nos produtos da estação. Alguns chefs de bistrôs fazem da renovação regular do cardápio um dos segredos do sucesso. As receitas variam para acompanhar as estações do ano, é claro. Mas essa prática visa sobretudo fidelizar a clientela. Se o cliente retorna com frequência e a escolha é pequena, no final de algumas semanas o cardápio deve ser renovado.

O bistrô reflete a criatividade do seu chef e seu contato com outras tradições culinárias. É uma cozinha autoral. Aqui estamos do lado oposto da tradicional cozinha francesa das brasseries.

Como são estabelecimentos menores, com poucas mesas, é recomendado fazer reserva.

Aproveitamos para citar alguns bistrôs que frequentamos: Bistrot Anoste (clique aqui), Allénothèque (clique aqui), Tomy & Co (clique aqui).

Café

Ah! Os cafés de Paris! Nos instalamos nos cafés, sobretudo nas suas famosas varandas, para tomar cafezinho ou chocolate quente, para degustar taça de tinto ou branco, para um aperitivo local – champanhe – ou importado – spritz. Momento perfeito para escutar a conversa alheia, observar os parisienses e tentar um contato. Tente. Às vezes funciona.

Le Pure Café

O forte dos cafés não é a cozinha, pode até acontecer de degustarmos pratos deliciosos nos cafés. Mas é raro. Por isso, atenção, se estiver com fome prefira as escolhas simples como omeletes, saladas, sanduíches. Para ajudar sua escolha, os dois mais famosos sanduíches franceses são o croque-monsieur e o croque-madame. A diferença entre os dois é o ovo que acompanha o madame. Para saber se o sanduíche que pediu estava bem feito saiba que ele deve ser feito com pão de forma, presunto, queijo, creme bechamel e tostado. Ele é crocante por fora, macio e suculento no interior. Se estiver seco, é sanduíche congelado e requentado. O croque monsieur do Café Paris London – na praça Madeleine – é perfeito (clique aqui).

Mas alguns estabelecimentos fogem dessas regras. O Café de l’Industrie, por exemplo, apesar de se auto-intutular café, tem cardápio de brasserie (ou seja, os clássicos da culinária francesa que não saem nunca do cardápio) mas tem horário fixo de bistrô.

Endereços e informações práticas:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.