Receita da emblemática sopa de cebola, prato da gastronomia francesa que pode representar todas as sopas do mundo.

O fundador do movimento Slow Food é um dos adeptos da sopa de cebola. Carlo Petrini considera esta receita boa e justa, totalmente adaptada aos valores do Slow Food criado em 1989.

Um dos seus rituais em Paris é pedir uma sopa de cebola no antigo restaurante do Halles, Au Pied de Cochon. Diga-se de passagem, nós também já degustamos esse prato no mesmíssimo restaurante, leia aqui.

Au Pied de Cochon

A sopa de cebola

A sopa de cebola é um prato popular, barato, feito de sobras. Prato que os trabalhadores do Les Halles, o grande mercado alimentar que se encontrava no centro da cidade, devoravam de madrugada, antes da chegada dos clientes.

Esta sopa é emblemática de todas as sopas do mundo. Emblemática do conceito mesmo de sopa, que associa caldo de legumes ou de carne à um cereal, no caso, pão velho. Deliciosa reciclagem, o pão seco reencontra uma nova vida dentro do caldo perfumado e quente.

Um prato que utiliza sobras, muitas vezes cascas de legumes, pedaços menos nobres das carnes. A sopa de cebola é um modelo de moderação alimentar e de anti-despercídio. Um símbolo democrático: as sopas alimentam tanto os mais necessitados quanto os mais ricos de todos os países.

Sopa de cebola do Castiglione

Nós fazemos parte do clube dos apreciadores da sopa de cebola e já publicamos artigo com dica de onde degustá-la (leia aqui). Aproveitamos este artigo para acrescentar mais um endereço testado recentemente.

A sopa de cebola do restaurante Étoile du Nord, da estação ferroviária Gare du Nord, sob o comando do chef Thierry Marx. Quando pegar o trem Eurostar para Londres, chegue duas horas mais cedo e deguste com calma este símbolo da gastronomia francesa.

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

A receita da sopa de cebola de Carlo Petrini

Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):

  • 6 cebolas
  • 100 gr. de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 2 litros de caldo de carne ou frango
  • tomilho
  • 4 folhas de louro
  • pedaços de baguette velha ou grelhada
  • 200 gr de queijo ralado
  • sal
  • pimenta do reino

Preparo:

Cortar as cebolas descascadas em rodelas finas. Esquentar a manteiga e refogar as cebolas em temperatura média, durante vinte minutos, sem muita coloração. Peneirar a farinha de trigo sobre esta preparação e misturar. Em seguida colocar o caldo, o tomilho e as folhas de louro. Deixar ferver, abaixar a temperatura e deixar cozinhar lentamente 15 minutos. Finalizar com sal e pimenta do reino.

Colocar no fundo das tigelas um ou dois pedaços de pão, encher com a sopa e terminar com o queijo ralado. Gratinar no forno e servir imediatamente.

 


Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


 

Movimento Slow Food

O movimento Slow Food combate a invasão da junk food e defende uma visão holística da gastronomia. Inspirado nos chefs dos reis franceses, a Slow Food considera comer um prazer de todas as idades, condições e países.

Endereços citados

  • Au Pied de Cochon, aberto 24h, 6 rue Coquillière, 75001 Paris.
  • Le Castiglione, 235 rue Castiglione, 75001 Paris.
  • Étoile du Nord, Gare du Nord, rue de Dunkerque, 75010 Paris.

Artigo inspirado na entrevista publicada no Le Monde (clique aqui).

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris