Em relação às principais metrópoles brasileiras, Paris é uma cidade menos “24 horas por dia, 7 dias por semana”. Veja abaixo alguns horários de funcionamento em Paris.

Lojas

A maior parte do comércio em Paris abre de segunda a sábado, de 9h as 19h sem interrupções – alguns raros pequenos comerciantes fecham para o almoço. As grandes lojas de departamentos – Galeries Lafayette, BHV, Printemps e Bon Marché – têm horários que variam de 9h30/10h até as 20h/20h30 de segunda à sexta e de 11h as 19h aos domingos. Na avenida Champs Élysées o horário é de 10h as 21h, 22h ou até mesmo 00h (dependendo da loja) de segunda a domingo.

Lojas na avenida Champs Élysées (foto:no Shutterstock)

Aos domingos o comércio também funciona na região do Marais, em geral de 11h as 19h. Nesse dia o bairro bomba! Na segunda-feira, porém, algumas lojas fecham. Na verdade segunda-feira não é um dia muito bom para visitar o Marais.

A maioria das lojas parisienses abre também nos feriados menos importantes. Todas fecham nos feriados de 1° de maio, 25 de dezembro e 1° de janeiro.

Supermercados abrem de segunda a sábado até 20h, 21h ou 22h, depende do supermercado e do bairro. Alguns poucos supermercados Franprix e Carrefour City abrem aos domingos até 13h. Pesquise nos respectivos sites.

Para achar uma farmácia aberta de madrugada ou aos domingos e feriados (chamadas pharmacies de gardeclique aqui e pesquise no site Mon Pharmacien.

Museus e monumentos

Grande parte dos museus abre de 9h as 18h. Os dias semanais habituais de fechamento são segunda ou terça. Clique aqui e veja as listas completas dos museus e seus dias de fechamento. Alguns locais que fecham às segundas: Castelo de Versailles, Museu Orsay, Petit Palais, Museu Rodin, Palais de Tokyo, Museu des Arts Décoratifs, Instituto do Monde Árabe etc. Alguns locais que fecham às terças: Museu do Louvre, Centro Pompidou, Grand Palais, Orangerie, Museu do Homem etc.

O museu do Louvre (foto:no Shutterstock)

Alguns museus têm visitas noturnas, clique aqui e leia nosso artigo específico sobre o assunto.

A maioria abre nos feriados menos importantes. Todos fecham nos feriados de 1° de maio, 25 de dezembro e 1° de janeiro, exceção para a Torre Eiffel, Torre Montparnasse, Museu Jacquemart-André e a Disney, que abrem todos os dias do ano. Clique aqui e leia nosso artigo com dicas do que visitar no dia 1° de janeiro.

Monumentos como o Arco do Triunfo, Sainte Chapelle, Conciergerie e torres da Notre Dame abrem todos os dias do ano com exceção de 1° de maio, 25 de dezembro e 1° de janeiro.

Metrô

O metrô funciona a partir de cerca de 05h30 até por volta de 01h nos dias da semana e até por volta de 02h nos finais de semana e feriados.

A maior parte dos ônibus funciona de 7h as 20h30 e algumas linhas até 0h30. Os ônibus noturnos, chamados Noctilien, funcionam de 0h30 as 5h30.

Clique aqui para pesquisar os horários dos metrôs, trens RER e ônibus.

Restaurantes

Grande parte dos restaurantes em Paris servem almoço somente de 12h as 14:00 e jantar de 19h as 22h30. Fora desse horário nem tente.

Restaurante em Paris (foto:no Shutterstock)

Porém muitos outros oferecem o service continu (geralmente há um aviso na porta dizendo que o restaurante tem service continu), ou seja, refeições são servidas a qualquer momento. Clique aqui e leia nosso artigo sobre os diferentes tipos de restaurantes parisienses e seus horários de atendimento.

E, se você saiu da balada com fome, clique aqui e veja dicas de restaurantes abertos de madrugada em Paris.


Horários de funcionamento em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.