Conheça alguns grupos de jovens sócios-amigos que são donos de vários dos bares mais cools da noite parisiense.

Entre tantos aspectos e particularidades de Paris, existem dois que sempre me impressionaram. Um deles é a quantidade de bares e restaurantes que existem na cidade. O outro é a quantidade de novos bares e restaurantes que abrem na cidade a cada nova temporada, mesmo em tempos de crise.

Geralmente os responsáveis por muitos desses novos estabelecimentos – principalmente os mais cools e hypados – são jovens amigos que se associam com um interesse em comum. São empresários e empreendedores de primeira viagem que buscam abrir um negócio inédito na cidade, implementar uma ideia que viram em outro país ou dar vida nova a locais e vizinhanças meio caídos. E, uma vez que o primeiro empreendimento faz sucesso, eles se empolgam e abrem o segundo, o terceiro, o quarto… e assim vão formando seus pequenos impérios do entretenimento.

Os precursores

Um dos precursores dessa onda foram os irmãos Jean-Louis e Gilbert Costes que, nos anos 90, abriram o Hotel Costes. O Costes foi um dos primeiros hotéis-boutique do mundo. Hoje em dia, o Grupo Beaumarly – de Gilbert e seu outro irmão, Thierry – conta com dezenas de estabelecimentos em Paris. São locais elegantes que mesclam tradição e modernidade. Entre eles temos:

  • O Café Marly que fica no Louvre em frente à pirâmide de vidro;
  • O Café Germain, em Saint Germain;
  • O restaurante Georges, no topo do Centro Pompidou;
  • O hotel e restaurante Amour, na região ao sul de Pigalle, conhecida como SoPi;
  • O romântico bistrô Chez Julien.

Os novos “donos da noite”

Dos anos 2010 pra cá várias “gangues” de amigos surgiram no cenário dos restaurantes e bares parisienses trazendo consigo novidades. Alguns dos principais grupos que comandam a cena dos bares descolados da capital francesa são:

Experimental Group

Foram um dos primeiros a acreditar no potencial cool da região do Halles – onde abriram o restaurante especializado em carnes Beef Club – e do 2° arrondissement de Paris – onde abriram o bar de coquetéis Experimental Cocktail Club.

Foram também responsáveis pelo ressurgimento da cultura dos coquetéis na noite parisiense com a inauguração do já citado Experimental Cocktail Club e do seu irmão Prescription Cocktail Club, em Saint Germain.

Prescription Cocktail Club

Recentemente o grupo se aventurou no ramo dos hotéis e abriu o lindo The Grand Hotel Pigalle, na efervescente região de SoPi.

Perchoir

A gangue do Perchoir percebeu a demanda no segmento dos rooftop bars – até então todos meio caretas – e lançou em 2013 o Perchoir. Esse foi o primeiro bar do gênero realmente jovem e interessante a surgir em Paris. Depois de seu sucesso, eles ficaram mais audaciosos e abriram um segundo local no topo da loja de departamentos BHV (vista para a prefeitura de Paris) e um terceiro na Gare de l’Est. Os dois primeiros abrem durante todo o ano e o bar da Gare de l’Est somente durante o verão.

O 1° Perchoir

Outro local que pertence a essa turma é o Pavillon Puebla, restaurante-bar com cara de sede de country club que fica dentro do agradabilíssimo Parc de Buttes Chaumont, no 19° arrondissement de Paris.

Quixotic Projects

O primeiro empreendimento do pessoal do grupo Quixotic Projects foi o Candelária: um micro restaurante de comida mexicana – até um pouco desconfortável – que esconde no seu fundo um bar especializado em coquetéis à base de tequila e mescal. O grande atrativo do Candelária é servir comida e bebida típicas de forma pop, jovem e contemporânea, sem os clichês associadas ao México.

Candelária

Na sequência do sucesso vieram o Mary Celeste (também com perfume latino e atmosfera descontraída), o bar de coquetéis Glass e o restaurante de comida coreana Hero.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris