Fui conferir o Germain, o novo bistrot de Thierry Coste. Antes, este endereço era ocupado por um antigo bistrot, daqueles que classificamos como “típico de Saint Germain de Prés”. Hoje, encontrei um espaço contemporâneo, decorado com uma escultura de Xavier Veilhan, o mesmo artista que está exposto no castelo e nos jardins de Versailles.

Poltronas de cores fortes, mesas de mármore branco e piso de cerâmica tipo “tabuleiro de xadrez” no chão. Estava com uma amiga francesa e bem parisiense. Ficamos um tempo tentando “sentir” o lugar. Antes mesmo que os pratos pedidos chegassem, já tínhamos decretado que não voltaríamos. A presença desta escultura, que se introduz no andar superior, chama a atenção. Ao entrarmos, damos de cara com a peça e isto é divertido. Mas o ambiente não é acolhedor, a iluminação é forte demais, a poltronas não são confortáveis e a cor cinza das paredes é triste. Outro detalhe que nos incomodou foi o fato do restaurante estar vazio. Às 13.00h,  todos os outros restaurantes da rua estavam entupidos.

Eu pedi um prato que se chama Saint Germain Burger, acompanhado com uma salada. O pão não estava fresco e o steak de carne moída seco. Preço 19 euros.

Saímos do restaurante nostálgicas dos verdadeiros bistrots de Saint Germain e decidimos que, no nosso próximo encontro, almoçaríamos no Bar du Marché, logo na esquina do Germain.

Enquanto escrevia este artigo me lembrei que a leitora Mariana Cahú Coutinho tinha me dito que os seus endereços preferidos, na rue de Buci, são o Café Jade e a sorveteria Amorino. Como esta rua faz parte do rol de endereços que são sagrados, sendo passagem obrigatória de todo turista, imagino que cada um tenha o seu café predileto.

Germain: 25 rue de Buci, 75006 Paris – Tel. 01 43 26 02 93

Café Jade: 10 rue de Buci, 75006 Paris.


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.