Diego é um querido amigo parisiense. O nome, ele ganhou da mãe espanhola e a paixão pela música francesa foi construída ao longo da vida entre Paris e a Provence. Convidamos Diego para nos apresentar seus artistas favoritos. O texto foi escrito em francês. Abaixo, nossa tradução livre.

Por Diego Milatz

Bien-sûr que todos vocês a conhecem, é quase desnecessário que eu a apresente.

Ainda que ela seja uma das raras cantoras francesas “exportadas” para o estrangeiro (e particularmente para o Brasil), você sabia que, na França, Zaz é uma cantora bem controversa?

Dona de uma voz singular, alguns acham que ela é a herdeira digna da grande Edith Piaf, outros se chocam com a comparação. O certo é que Zaz desafia, irrita ou seduz. Em resumo ela não passa batido e talvez essa seja a marca dos grandes artistas.

A cantora Zaz

A cantora Zaz

Isabelle Geffroy, seu nome verdadeiro, nasceu em Tours em 1980. Aos 5 anos entrou para o conservatório de Tours com sua irmã e seu irmão, onde estudou, até os 11 anos, solfejo, violino, violão e canto. Adolescente, ela prosseguiu seus estudos em uma escola de música contemporânea em Bordeaux. Musicalmente ela se inspira em cantoras de jazz como Ella Fitzgerald.

 


Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


 

Cantora de vários grupos locais durante alguns anos, ela “subiu” para Paris em 2006 e arrumou um emprego em um cabaré (no qual ficou por 1 ano e meio), onde cantava quase 5 horas por dia sem microfone.

Em 2008 ela respondeu ao anúncio de um produtor que procurava uma nova cantora com uma voz “rouca e um pouco quebrada”. Zaz ganhou a audição e seu novo produtor, além de lhe escrever a canção “Je Veux”, lhe arrumou uma equipe de produção e um editor. Ela esperou dois anos até que uma grande gravadora decidisse distribuir o seu primeiro disco. Durante esses dois anos, ela fez vários pequenos shows, principalmente na Rússia, e participou de vários concursos de canto, ganhando a final da famosa competição: Le Tremplin de génération.

Enfim em 2010 sai seu primeiro disco, com a canção “Je veux”. O sucesso é imediato e o disco vende mais de 1 milhão de exemplares na França e mais de 800 mil no mundo. Não se passa um dia sem que a música “Je veux” não seja tocada várias vezes no rádio. Devido a esse sucesso, em outubro de 2012, ela escala o Mont Blanc em companhia de seus músicos para cantar “Je veux” a 4.810m de altitude.

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

Infelizmente esse sucesso não é unanimidade na imprensa musical profissional. Mesmo se alguns jornalistas acham que ela tem uma voz que “emociona e seduz”, a maioria ironiza “seu lado punk falsamente descuidado e pouco plausível”. Para alguns falta sinceridade na canção “Je veux” cuja letra denuncia ingenuamente o consumismo e a obsessão pelo dinheiro. Foi sobretudo seu ritmo energético e melodia cativante que conquistou a maioria dos ouvintes.

Depois disso, todos os outros discos de Zaz foram grande sucesso de público, mas sempre dividiram os profissionais da música. Sua imagem, boêmia e rebelde, não convence e sofre de falta de autenticidade.

Devemos então concluir que há uma relação de causa e efeito no fato de Zaz ter perdido três vezes o prêmio de melhor intérprete feminina ao qual concorreu nos anos de 2012, 2014 e 2016?

Mas, no fundo, não importa o que os críticos profissionais pensam. A opinião do público não é a mais importante?

Zaz tem talento como comprovam seus milhares de fãs. Com todo o sucesso que ela faz ao redor do mundo, por que uma crítica de música profissional seria tão mais importante?

Escute a playlist criada pelo Diego com músicas de ZAZ:

ATENÇÃO: Para ouvir as músicas completas basta antes se inscrever no site do Deezer (clique aqui). Isso pode ser feito usando sua conta Facebook. Em seguida atualize essa página.

Leia também os outros artigos escritos pelo Diego:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris