Por Diego Milatz

Vocês sabiam que mais de 274 milhões de pessoas, espalhadas pelos 5 continentes, falam francês e que destes, 212 milhões o usam no cotidianamente?

monde 4 francophonie

A francofonia designa o conjunto de pessoas e de instituições que utilizam o francês como língua materna, língua de uso cotidiano, língua administrativa, língua de ensino ou língua de escolha. Estima-se que o número de francófonos se aproximará dos 700 milhões de pessoas em 2050. A língua francesa é atualmente a 5ª mais falada no mundo e a 2ª mais influente e aprendida, depois do inglês.

Muitos países, principalmente na África, têm o francês como língua oficial, mas existe um exemplo particular: o Quebec, província canadense cuja língua oficial é o francês e não o inglês, como no restante do país. Essa província com mais de 8 milhões de pessoas é constituída principalmente de francófonos bem ligados à língua francesa.

Os cantores e cantoras do Quebec sempre mantiveram uma ligação particular com a França, a mais conhecida entre eles é, com certeza, Céline Dion. Mas há também Fabienne Thibault, Diane Dufresne, Roch Voisine, Daniel Lavoie etc… A maioria das cantoras quebequenses são chamadas de “cantoras de voz”. Para muitas “acontecer na França” é a garantia de uma carreira de sucesso, mas o que é mais característico entre elas é o respeito pela língua francesa, geralmente muito maior do que entre os franceses.

Hoje eu quero apresentar a vocês uma cantora do Quebec da nova geração cuja voz não é a mais poderosa, mas que é bem peculiar. Uma voz que suaviza as almas mais endurecidas, uma mulher-criança que te faz querer sorrir, acariciar alguém e chorar de… alegria.

Cœur de pirate é seu nome artístico.

Béatrice Martin – seu nome verdadeiro – hoje com 26 anos, começou a tocar piano aos 3 anos de idade. Durante sua adolescência agitada e marcada por relações ruins, ela jogou toda a sua raiva, frustrações e amores que não deram certo na escrita de letras surpreendentes, engraçadas e amargas.

Suas mãos de ouro lhe permitem compor músicas de melodias poderosas e luminosas onde o piano é a grande estrela. De ritmos suaves ou de estilo “anos 60” aos ritmos mais pops, suas composições revelam um talento incrível.

Seu primeiro disco foi lançado quando ela tinha 19 anos e foi um verdadeiro sucesso no Quebec. Bem rápido o barco dessa jovem pirata de longos cabelos loiros atravessou o Atlântico e em 2009 a França sucumbiu ao seu desembarque. Graças a esse sucesso, ela escreveu uma bela canção cantada em dueto com um jovem cantor francês, Julien Doré, de quem eu falarei em um próximo post.

Cœur de Pirate tem 3 álbuns em francês na sua discografia, o mais recente “Roses” foi lançada no fim desse ano. Todos eles tiveram boas vendas na França (mais ainda na Europa) e no Quebec.

Mesmo os americanos não são imunes ao seu charme: “Nós não temos a menor idéia do que ela fala mas é adorável!”, diz um jornalista americano, prova da ascensão rápida dessa jovem artista carismática.

Perfeitamente bilingue, como todos os quebequenses, é um prazer constatar que é com essas pequenas jóias em forma de canções francesas, frágeis e francas que a artista comove também os americanos.

Como um pirata com o corpo todo tatuado, Coeur de Pirate navega com a música, balança a língua francesa e hastea a bandeira da francofonia. Obrigado aos nossos primos de Quebec por continuar a fazer a bela língua francesa brilhar.

Amigos brasileiros, escutem e me digam se ele também os emociona.

https://www.youtube.com/watch?v=9p-9U53txWQ

Escutem a playlist com algumas músicas de Cœur de Pirate:

Leia também os outros artigos escritos pelo Diego:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.