Sébastien Gaudard trabalhou no Fauchon onde ele foi assistente do famoso Pierre Hermé. Mais tarde ele abriu o Delicabar no Bon Marché, o primeiro snack chic de Paris.

Em seguida ele criou sua marca e abriu suas lojas. Sua proposta segue a tendência atual que seria  recuperar as antigas receitas francesas, as receitas da “velha França”, bolos e doces que cairam no esquecimento como o paris-brest, mussipontain, baba au rhum, fôret noire…

Sua primeira loja foi a do nono distrito de Paris, um bairro chic e ao mesmo tempo popular, onde ele mora há anos. Quando quero servir uma sobremesa sem defeito, compro a sua torta de limão na rue de Martyrs.

Casa de chá Sébastien Gaudart

Casa de chá Sébastien Gaudard

Recentemente, ele abriu uma pâtisserie/salão de chá, bem no centro de Paris, em frente ao jardim Tuileries. Neste endereço, a qualquer hora do dia, podemos degustar delícias salgadas e doces como canapês, ovos florentine, tortas, patês, vol-au-vent, brioches, bolos, geléia e, claro, a famosa pâtisserie deste chef.

Em final de tarde bastante chuvoso, fomos até lá testar chás e guloseimas.

Pâtisserie no térreo

Pâtisserie no térreo

No térreo um pequeno balcão com as especialidades da casa.

Pequeno espaço desgustação no primeiro

Pequeno espaço desgustação no primeiro andar

E no primeiro andar, uma minúscula casa de chá  com janelas para o jardim e a rue Pyramides.

Pâtiosserie

Pâtisserie mussipontain

Pedi uma pâtisserie chamada mussipontain. Não a conhecia e esta receita foi uma invenção do pai de Sébastien. Trata-se de um bolo à base de merengue, creme de baunilha e amêndoas caramelizadas. Sublime!

Sugestão: se o dia estiver bonito, compre seu piquenique nesta pâtisserie e instale-se nas cadeiras do Tuileries. Tudo estará perfeito.

Endereços: 22 rue des Martyrs, 75009 e 1 rue des Pyramides 75001 Paris.

Leia aqui nosso artigo explicando o que é o Jardin des Tuileries e como visitá-lo.

Leia aqui nosso primeiro artigo sobre Sébastien Gaudard.