Algumas coisas, só acontecem em Paris. Ou melhor, algumas coisas, a gente só aceita em Paris. Não apenas aceitamos, como até achamos graça.

Aconteceu comigo na semana passada. Fui com meu marido jantar em um antigo restaurante no 9˚ arrondissement, em Paris. A casa se chama Le Pétrelle e funciona no mesmo local há 20 anos. Discreta, nunca ganhou muito alarde da mídia, mas sempre esteve lá, firme e forte.

No cardápio, cozinha tradicional francesa. O chef Jean-Luc André, que de fato comanda a cozinha aberta sobre o pequeno salão, planta os legumes em sua própria horta e trabalha com produtos locais, frescos, de acordo com a estação do ano. Até aí, tudo normal, como tantos outros ótimos restaurantes em Paris.

Acontece que entrar no restaurante é um acontecimento, uma experiência única, genuinamente parisiense. O chef, que é o decorador do restaurante, zela pelo excesso: quadros pendurados sobre o papel de parede, enormes e numerosos lustres pendem do teto; nas mesas, abajures criados pelo próprio chef; no chão, uma sobreposição de tapetes persa que nunca devem ter sido lavados. Estantes de livros, cestas com legumes, flores e milhares de enfeites estão espalhados pelo salão. Em cada parede, um papel de parede diferente.

O pequeno salão do restaurante

O pequeno salão do restaurante

Na parede, quadros e gravuras sobre o papel de parede. Sobre as mesas, mais quadros pousados, vela, abajur, enfeites...

Na parede, quadros e gravuras sobre o papel de parede. Sobre as mesas, mais quadros, vela, abajur, enfeites, livros, pedras…

Fomos levados à nossa mesa, que mais parecia um cenário. Sobre a toalha branca, além dos pratos, livros, pedras, esculturas e velas foram cuidadosamente colocados ali. Entre os livros, encontramos a primeira edição do Guia Michelin, de 1900!

Datalhe da decoração da nossa mesa

Datalhe da decoração da nossa mesa

O cardápio é escrito a mão.

Menu do dia, escrito pelo próprio chef

Menu do dia, escrito pelo próprio chef

Com tanta coisa empilhada, é óbvio que é impossível fazer uma faxina ali. Ao entrar no restaurante, sentimos aquele cheiro característico de poeira. Chegamos no início da noite e a casa estava vazia. Fiquei apreensiva com tudo aquilo.

Mas o local era tão absurdo que comecei a achar graça e resolvi não ficar procurando poeira embaixo do tapete. Já que estava lá, melhor relaxar e entrar no clima.

Como entrada, compartilhamos um foie gras, que estava perfeito. Meu prato, porco ibérico com cogumelos (girolles) e batatas, estava divino. Meu marido pediu um igualmente divino cordeiro. Para acompanhar, selecionamos um Pommard na excelente carta de vinhos.

No cardápio, pratos típicos da culinária francesa

No cardápio, pratos típicos da culinária francesa

Como sobremesa, oferecida pela casa, merengues feitos ali. E para ajudar na digestão, um delicioso chá de ervas frescas da horta do chef.

No meio da noite, o gato da casa veio calmamente se instalar sobre a mesa ao nosso lado. Ali ficou até o fim da noite, sem ser incomodado por ninguém, tudo muito normal!

Sobre a mesa, um gato!

Sobre a mesa, um gato!

Aliás, além do felino, um imenso cachorro também mora ali, bem na entrada do restaurante. Mas pelo menos ele fica bem quietinho e não vem lamber as pernas dos clientes.

Acabamos a noite batendo papo com o excêntrico chef. Saímos de lá pensando o quanto Paris é divertida. Mas não é para qualquer um!

Le Pétrelle: 34 rue Pétrelle, 75009. Tel.: + 33 01 42 82 11 02. Metrô Anvers, linha 2.

Aberto de terça a sábado, das 20h às 22h.


Brasserie Champeaux do chef Alain DucasseConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.