Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts sobre o outono que o  Conexão Paris, juntamente com outros blogs de brasileiros que moram na Europa, estará publicando.

Pronto, as folhas ficaram amareladas e começaram a cair. O frio aos poucos vem chegando. E as boas comidas do outono também.

Outono é a estação dos cogumelos. Algumas espécies, como o champignon de Paris e as pleurotes podem ser colhidos durante todo o ano, mas a maioria das espécies brotam entre julho e dezembro. A caça ao champignon é um programa tradicional das famílias francesas durante o outono. Munidas de uma cesta e faquinhas, os franceses vão aos bosques próximos às cidades onde moram para colher os cogumelos e, depois, preparar uma bela omelete.

Cogumelos "escondidos" debaixo da vegetação em bosque na França.

Cogumelos “escondidos” debaixo da vegetação em bosque na França. Foto de Gerard no Flickr

Na floresta de Fontainebleau, por exemplo, próxima de Paris, há 200 espécies comestíveis – sendo que 40 são realmente usadas na cozinha. Das espécies mais conhecidas, as cèpes e as girolles são deliciosas. Para não correr o risco de confundir uma iguaria com cogumelo venenoso, grupos de especialistas examinam a colheita dos aventureiros no próprio local.

champignons

Prato de champignons

E também é época das trufas, consideradas as pérolas dos cogumelos. Difícil de ser cultivada, as trufas crescem apenas perto dos carvalhos – e nem todos os carvalhos “dão” trufas. Na França, as trufas negras crescem na região do Périgord, na Dordonha.

Trufas negras do Périgord

Trufas negras do Périgord. Foto de Kimon Berlin no Flickr

Os bons restaurantes em Paris adaptam seus cardápios a partir dos produtos da estação. Portanto, é época de pratos preparados com cogumelos e trufas. Aproveite para descobrir novas espécies e se deliciar com o perfume das trufas. Se você estiver em um apartamento alugado, vale a pena ir às feiras para comprar cogumelos frescos e prepará-los em casa, saboreando um bom vinho. Uma experiência verdadeiramente francesa.

E, uma dica preciosa é conhecer a Maison de la Truffe, que fica na Madeleine e faz parte do roteiro gastronômico elaborado pela chef Karen Goldman para os leitores do Conexão Paris.

Não deixe de ver os demais posts que fazem parte da blogagem do Outono Europeu:


Leia também os outros posts da série:


Nuit Blanche 2017No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris