Sinônimo da passagem do verde para os tons amarelo-laranja-avermelhado, de imagens de florestas incandescentes que provocam choques estéticos e, sobretudo, sinônimo um cheiro específico, o dos cogumelos e das folhas úmidas que cobrem o solo. Isto é o outono.

Este momento único –  eu, a floresta, as cores, os cheiros – o conheci aqui na França, longe da mineralidade da minha paisagem natal, longe do cerrado das Minas Gerais.

Outono,Tuileries

Outono,Tuileries

Quando soube que a blogagem coletiva desta semana teria por tema “quatro lugares que ficam mais bonitos no outono” pensei logo nos jardins e parques parisienses.

Outono e seus contrastes

Outono e seus contrastes

Claro! É neste momento que eles ficam bonitos com a alternância entre as árvores que adotam devagar as cores do outono e as flores que ainda teimam em marcar presença nos últimos instantes antes do inverno.

Apesar da beleza do Tuileries ou do Luxembourg nesta época do ano, não é nesta natureza próxima do urbano que o outono explode.

Se quiserem ver realmente o outono saiam de Paris!

Créditos:

Outono em Versailles

Créditos: Versailles My Pics.

Flanem no parque de Versailles, sobretudo na alameda do Trianon. Aí o outono já se faz sentir com mais força, mas ainda é um outono de árvores podadas e jardins à la française.

Outono em Fontainebleau

Outono em Fontainebleau

O verdadeiro outono se esconde nas florestas, nas árvores que crescem em liberdade. E perto de Paris temos a maravilhosa floresta de Fontainebleau.

Aluguem um carro, visitem o Castelo de Fontainebleau (cliquem aqui para ler nosso artigo sobre ele), em seguida peguem as estradas que cortam a floresta. Mesmo sem sair do carro vocês terão uma idéia da festa de cores que variam do amarelo ao roxo intenso.

E deixo aqui com vocês, o link do site Amigos da Floresta de Fontainebleau com todos os circuitos para pedestres e o programa das caminhadas organizadas por esta associação.

Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts sobre o outono que o  Conexão Paris, juntamente com outros blogs de brasileiros que moram na Europa, estará publicando.

Leia também os outros posts da série:


capa

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris