Tendência do outono

Tendência do outono

Por Rodrigo Lavalle do blog Paris à Porter

Dentre as 20 grandes tendências para o outono/inverno 2013 citadas pela Vogue Paris em seu site, a mais forte delas é, sem dúvida, o “grunge”. Prova disso é que a edição de setembro da revista – a mais importante do ano – foi totalmente dedicada a ela.

Tendência

Tendência grunge

O grunge foi aquele movimento musical lá do começo dos anos 90 que teve como principais expoentes as bandas Nirvana e Pearl Jam. Dentro desse universo, os ícones da época foram o vocalista do Nirvana, Kurt Kobain e sua sempre louca esposa, Courtney Love. Tudo o que eles vestiam no dia a dia, de uma forma corriqueira, acabou virando referência de estilo na época e da época.

Overside

Oversized

Para os homens: camisas xadrez de flanela; jeans detonados; suéteres largos e desabados; tênis all star velho.

Para as mulheres: vestidos-camisola fluidos, desestruturados e floridinhos; suéteres oversized; xadrez e coturnos.

A idéia era um visual naturalista, sem rebuscamento, sofisticação ou teatralidade. Estética que encontrou ressonância na obra de fotógrafos como Corinne Day e Juergen Teller.

Como a moda de uma época volta a ser relevante 20 anos depois de seu auge, em 2013 foi a vez dos estilistas olharem para trás e ressuscitarem o grunge para a geração que não o viveu. Na verdade, o grande culpado disso foi o novo estilista da Yves Saint Laurent, Hedi Slimane, que sempre foi fascinado pelo universo do rock. Apesar de sua coleção outono/inverno 2013 ter sido mal recebida pela imprensa (séria) especializada, ela foi influente e conseguiu captar a atenção do público e das marcas fast fashion. Hoje em dia em Paris você encontra a indefectível camisa xadrez de vermelho e preto em toda e qualquer vitrine e em todo e qualquer corpo.

Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts sobre o outono que o  Conexão Paris, juntamente com outros blogs de brasileiros que moram na Europa, estará publicando.

Leia também os outros posts da série:


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.