Paris tem clima temperado, com invernos não muito frios e verões relativamente frescos.  Em julho, o mês mais quente,  a temperatura média é de 20°c; em janeiro, o mais frio, de 4°c. Sim, os termômetros podem excepcionalmente descer a -15°c ou subir a 38°c, mas invernos rigorosos e verões tórridos são raros.

Veja abaixo as temperaturas médias em Paris:

  • Inverno:

Dezembro: 5.0 °c

Janeiro: 4.2 °c

Fevereiro: 5.3 °c

  • Primavera:

Março: 7.8 °c

Abril: 10.6 °c

Maio: 14.3°c

  • Verão:

Junho: 17.4 °c

Julho: 19.6 °c

Agosto: 19.2  °c

  • Outono:

Setembro: 16.7 °c

Outubro: 12.7 °c

Novembro: 7.7 °c

Conhecida pelo céu cinza, Paris tem muitos dias de chuva por ano.  Não existe, como no Brasil, meses bem mais secos do que os outros. Tenha sempre na mala um trench coat. A chuva pode durar vários dias!
Sob chuva, turistas esperam na fila para entrar em Versailles.

Sob chuva, turistas esperam na fila para entrar em Versailles. Foto: Shutterstock

A primavera e o outono são os meses mais simpáticos para visitar a cidade. Além das temperaturas amenas, na primavera, a cidade está sempre em festa pois os parisienses estão felizes com o fim do frio intenso.

Cerejeiras em flor diante da Torre Eiffel.

Cerejeiras em flor diante da Torre Eiffel. Foto: Shutterstock

No outono, tem o espetáculo das folhas amarelas/vermelhas que começam a cair das árvores.

Nos dias quentes, é comum ver os parisienses deitados nas gramas dos parques tomando sol ou fazendo um piquenique.

No verão, principalmente em agosto, a cidade fica cheia de turistas, pois trata-se das férias escolares do hemisfério norte. E, para piorar, ainda há muitos restaurantes e cafés que fecham as portas neste mês. Portanto,se puder escolher, prefira outros meses.

No inverno, o frio pode atrapalhar. Nem sempre neva na cidade, mas quando isso ocorre pode ser divertido, sobretudo para nós brasileiros que não estamos acostumados com tudo branquinho. Mas não se engane, o branco logo se transforma em lama com o passar do dia. Ou seja, o romantismo dura pouco.

Veja: