O mundo da gastronomia é representado majoritariamente por chefs homens. Ainda é  raro termos mulheres entrando para o clube do bolinha.  Anne-Sophie Pic é um desses casos raros – foi a quarta mulher na história a ganhar 3 estrelas do guia Michelin  com seu restaurante em Valence (perto de Lyon), La Maison Pic.  E foi a primeira mulher francesa a conseguir o feito.

Em 2012, a super chef abriu sua muito esperada casa em Paris, rapidamente contemplada com a primeira estrela do Michelin. Fomos lá conhecer o La Dame de Pic.

O restaurante é pequeno – umas vinte mesas ocupam o salão que fica diante da cozinha envidraçada.

La Dame de Pic, Paris

Salão do La Dame de Pic

 

La Dame de Pic, Paris

A cozinha, que fica em um aquário

A casa oferece apenas três menus fixos:  Terra de Açafrão a 79 euros, Aromas Cítricos a 100 euros  e Temperos do Bosque, a 120 euros.

Logo de cara, o toque feminino da chef chama atenção: para ajudar a traduzir a essência dos pratos e a escolha, cada menu vem acompanhado de uma fragrância, criada exclusivamente por Philippe Bousseton, parfumeur da gigante japonesa Takasago, que produz aromas, sabores e fragâncias artificiais para o mundo inteiro.

La Dame de Pic, em Paris

As três opções de menu fixo

La Dame de Pic, em Paris

As fragâncias, que acompanham os menus

Depois de muito pensar e cheirar os papeizinhos das fragrâncias, fomos de Aromas Cítricos e Temperos do Bosque.

Abaixo, os três pratos que fazem parte de cada menu.

Cenouras com molho a base de flor de laranjeiras e pimenta

Cenouras com molho à base de flor de laranjeiras e pimenta

Queijo de cabra defumado com champignons

Coquille Saint-Jacques com molho a base de maçã, anis e aipo

Coquille Saint-Jacques com molho à base de maçã, anis e aipo

Vermelho do Mediterrâneo com molho de limão

Vermelho do Mediterrâneo com molho de limão

Supremo de filhote de pato defumado com nabo e combowa, que não conseguimos descobrir do que se trata.

Supremo de filhote de pato defumado com nabo e combowa, que não conseguimos descobrir do que se trata. Alguém ajuda?

Pombo com ruibarbo, uma espécie de nabo, e pimenta

Tudo impecável. Meu único senão foi o pombo – mas por uma questão de gosto pessoal. Meu marido, que gosta do bichinho, adorou o meu prato.

E acho que os nomes do menu conseguem traduzir bem os pratos, não é?

Para finalizar, as sobremesas:

Sobremesa de limão

Sobremesa de limão

Torta de chocolate com menta

Torta de chocolate com menta

Uma curiosidade: na inauguração da exposição N°5 Culture Chanel, que acontece no Palais de Tokyio entre 05 de maio e 05 de junho, Anne Sophie Pic foi convidada pela Chanel para criar um menu que traduzisse o perfume N° 5.

Antigo anúncio do perfume. Foto tirada do site da exposição.

Resultado: para começar, Caviar d’Aquitaine com creme de petit pois e mousse de cebolas à la bergamote. Em seguida, rodovalho no vapor com consomé de tomate com toques de vanille e rum. Para finalizar, sobremesas de amêndoas e violetas, com sorvete de amêndoas.

O que você achou dessa versão gastronômica do emblemático perfume?

La dame de Pic: 20 rue du Louvre, 75001. Tel.: 01 42 60 40 40. ladamedepic.fr

Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante La Dame de Pic.


melhor barman do mundoConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris