Foto: Sérgio T. Gonçalves.

Acabei de ler um artigo sobre as famílias mais abastadas francesas. Com cálculos elaborados por pesquisadores a partir de dados fornecidos pela Direção Geral dos Impostos, este artigo faz um mapeamento da riqueza na França. Paris é a cidade onde os ricos se concentram.

Todo viajante fica curioso sobre as características sociais dos bairros pelos quais passeia. Um dos primeiros artigos que publiquei foi sobre a divisão social de Paris, onde cito os bairros mais ricos e os mais populares.

Dados publicados por esta  pesquisa confirmam o que disse e acrescentam, na lista de bairros ricos, um outro que não estava incluído nas pesquisas passadas.

Abaixo a lista dos quatro primeiros bairros mais ricos de Paris e a renda média anual das famílias abastadas.

75007 – 380.959 euros

75006 – 341.639 euros

75008 – 307.710 euros

75004 – 280.526 euros

Em primeiro lugar no 7ème arrondissement, o bairro da Torre Eiffel. Morar em apartamentos situados ao longo  dos jardins da Torre Eiffel, ao longo da Esplanada des Invalides, ou nas belas avenidas no interior deste bairro é um privilégio. Ele é considerado como o bairro mais elitista da capital.

Em seguida vem o 6ème, cortado pelo boulevard Saint Germain, região onde se encontra o Jardin du Luxembourg, o boulevard Raspail e o Hotel des Monnaies.

O 8ème arrondissement é a região da Avenue Champs Elysées, do Parc Monceau, da avenue Montaigne e da Place de la Madeleine.

A surpresa foi a presença do 4ème no quarto lugar desta lista. Estava esperando que o 16ème fosse ocupar este lugar, o tradicional bairro da burguesia francesa, bairro dividido em 16ème Nord e 16ème Sud. O norte mais elitista que o sul. O 16ème Nord é a região do Trocadero e de várias avenidas que partem do Arco do Triunfo e cortam o bairro como a Foch, a Kléber, a Victor Hugo, a Iéna.

Mas não, foi o 4ème arrondissement que veio ocupar este honrado lugar. Situado no Marais, é a região da Ilha Saint Louis, da Place des Vosges, do Centre Pompidou, da área gay de Paris situada em torno do department store chamado BHV.

Em termos das características habitacionais de Paris, o Marais não escapou ao movimento dominante que seria o afastamento das camadas mais pobres da população em direção à periferia da cidade.

Uma pena. A heterogeneidade deste bairro, quando aí morei, era o que mais me agradava.

Pesquisa feita por C. Mery-Pipolo – C. Delisle – O. Bost – J. Lécrivain e publicada por Lepoint.fr


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.