O infográfico de agosto da nossa série feita em parceria com as Galeries Lafayette é sobre os perfumes mais clássicos da história da perfumaria moderna.

O olfato é um sentido mágico. Determinados cheiros têm a capacidade de nos transportar no tempo e no espaço, nos fazendo lembrar da nossa infância, de um local que visitamos ou de uma pessoa querida. E, dentro desse contexto, os perfumes são uma arma poderosa.

Diferente das bolsas, sobre as quais falamos no infográfico anterior (clique aqui), as pessoas criam uma ligação íntima e afetiva com os perfumes. Muitas se apegam a uma determinada fragrância, usando-a anos a fio, e passando até mesmo a chamá-la de “meu cheiro”. E sofrem quando o “seu” perfume para de ser fabricado ou tem sua fórmula alterada.

Os perfumes da nossa lista marcaram época, foram revolucionários quando lançados ou conseguiram captar o air du temps, o zeitgeist. Independente disso, eles se tornaram clássicos e muitos continuam até hoje nas listas anuais dos mais vendidos.

OS 10 PERFUMES MAIS CLÁSSICOS DE TODOS OS TEMPOS

perfumes mais classicos

Os 10 perfumes mais clássicos de todos os tempos. Clique aqui ou na imagem para ampliar.

Você encontra todos esses perfumes no térreo das Galeries Lafayette.

Breve história do perfume

Se, já por volta de 7.000 antes de Cristo, temos notícia da utilização de substâncias semelhantes aos perfumes, foi somente a partir do século 12, com o desenvolvimento das técnicas de destilação – usadas nos alambiques e na alquimia – e a invenção do álcool puro, que a perfumaria se propagou.

A primeira fragrância a ter um nome, a Água de Hungria, foi criada em 1370 e ainda hoje é fabricada (Maison Fragonard). Seu principal ingrediente é o alecrim e seu nome foi dado pela rainha Elisabeth da Polônia, esposa do rei Charles Robert da Hungria.

A partir do século 15, a perfumaria se expandiu graças a invenção da prensa móvel – que permitiu a difusão das receitas dos perfumes – e as expedições à Ásia e às Américas – que trouxeram de volta à Europa especiarias e produtos desconhecidos e poderosos como a baunilha, o cacau, o tabaco, a canela, o gengibre, a pimenta, o cravo e os incensos.

A fama de Grasse, cidade francesa considerada a capital do perfume, vem dessa época. Grasse fabricava artigos de couro (luvas e cintos) que eram banhados com essências de rosas perfumadas com lavanda, verbena, cravo e canela e depois impregnados com almíscar e âmbar.

No final do século 19 os avanços da química orgânica deram condições para o nascimento da perfumaria moderna com os primeiros usos de produtos sintéticos. As Maisons Houbigant e Guerlain foram as primeiras a utilizá-los, respectivamente nos perfumes Fougère Royale, de 1882, e Jicky, de 1889, considerado o primeiro perfume moderno. Elas pavimentaram o caminho para as grandes criações do século XX, onde a perfumaria e a moda passaram a formar um par indissociável. Uma dando força e fazendo marketing para a outra.

Atualmente, devido a maior facilidade de produção – mesmo para pequenas empresas – aliada a um interesse e um mercado consumidor cada vez maiores, os lançamentos estão se multiplicando. A perfumaria vai do excepcional ao banal, do super exclusivo ao mega pop. Em 10 anos saberemos quais dos novos lançamentos resistiram ao teste do tempo e se tornaram clássicos.

Benefícios para os leitores do Conexão Paris

Lembrando que durante todo o ano de 2019 as Galeries Lafayette oferecem diferentes mimos aos leitores do Conexão Paris nas compras acima de 175€. Clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.


Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009 | Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra | Horários de funcionamento: segunda a sábado de 09:30 as 20:30 e domingos de 11:00 as 19:00.


Veja as melhores ofertas de passagens aéreas no KAYAK Brasil.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro nao KAYAK Brasil.