Pratos típicos franceses: a bouillabaisse

A bouillabaisse é uma sopa originária da cidade de Marseille, preparada com peixes pequenos, ditos peixes de rochedos e com peixes de primeira qualidade como o Saint Pierre. Os peixes nobres ficam inteiros e os pequenos são moídos para formarem um caldo espesso.

Detalhe importante deste prato é o molho que o acompanha e que se chama rouille. Molho feito com ovos e azeites em maionese, colorido com açafrão e perfumado com alho crú.

Serve-se o caldo, coloca-se a rouille em cima de torradas e estas dentro da sopa. Por fim acrescenta-se os peixes em pedaços e sem espinhas.

Onde comer uma boa bouillabaisse em Paris?

Le Dôme – 108 boulevard Montparnasse 75014. Preço da bouillabaisse, 46 euros por pessoa. Leiam o artigo que escrevi sobre este restaurante de Montparnasse.

La Méditerranée – 2 place de l’Odeon 75006 Paris. Preço da bouillabaisse, 29 euros por pessoa.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

14 pitacos, participe desta conversa

  1. Susana Almeida disse:

    Olá!
    Será q este rpato tambem há no Verão? Estou indo em Julho para Paris e como sei que os frutos do mar não são tão bons nesta época do ano , gostava de saber se a Bouillabaise, que julgo ser um genero de sopa de peixe, é servida no Verão.

    Obrigada,
    Susana

    • Mariana Berutto disse:

      Susana, sim, vc consegue uma bouillabesse mesmo fora do inverno. Vá ao Dôme, que além de servir uma excelente Bouillabesse, é um dos restaurantes mais tradicionais de Paris.

  2. Beth disse:

    Eduardo
    Meu pai adorava a Bouillabaisse! E no Dôme ele conseguiu tomar duas de uma vez só! Ele era muito engraçado, achava as porções servidas nos restaurantes franceses muito frugais…. E não se acanhava em pedir duas!
    Abs.

  3. conexaoparis disse:

    Eduardo
    Este é o meu restaurante preferido para peixes e sopas de peixes.
    Pode ir tranquilo.
    E, se for mesmo, tire fotos desta maravilha e mande para o blog.

  4. Eduardo disse:

    Olá
    alguém já experimentou a Bouillabaisse do “Le Dôme” em Paris ?
    gostaria de uma opinião
    merci

  5. Claudia Reis disse:

    Lina, só queria corrigir os nomes, pois escrevi todos eles para não esquecer. Errei nos macarrons e no bigorneau. Ah! o Mont d´or estava fora de época… Obrigada.

  6. Claudia Reis disse:

    Lina,
    passei 20 dias em Toulouse na casa de amigos.
    Ao ler sobre os pratos franceses comecei a ver a gentileza de meus amigos, pois comi quase todos e mais alguns: a salada de Chevre Chaux,os beignoles,confit de canard, fois gras,os peixes diferentes,èclat du cafe,os melões ( que delicia), os queijos ( fui até a Cave Rocheford),o cassoulet de Toulouse, as ostras em Arcachon, o macaron de St,Jean de Luz…

  7. conexaoparis disse:

    Luana
    Frequente os restaurantes italianos. Eles tem pratos com queijo quente. Já dei uma dica de um italiano perto de casa. Arquivado na categoria restaurantes.

  8. luana disse:

    obrigada, vou anotar sua dica, mas tem algum prato quente de queijo? nao queira comer só salada, adoro massa

  9. conexaoparis disse:

    Luana
    A salade de Chevre Chaux. Salada com torrada e queijo de cabra gratinado.
    Em todos os restaurantes e brasseries você tem vários opções de saladas e legumes cozidos. O haricot vert, a vagem, está em todos os cardápios.

  10. luana disse:

    ola, adoro seu blog, estou louca para provar algo frances mas eu sou vegetariana, ovolacto, apenas vejo pratos com carne, poderia me indicar algo com queijo ou verdadura? obrigada

  11. disse:

    Oi Claudia, deve ter sido porque tentamos ir nos restaurantes do Guia Michelin. Queriamos comer “A” bouillabaisse! Como eu não tinha outro guia de restaurantes (estavamos apenas de passagem) ficamos com receio de cair num restaurante para turista. Acabamos achando um bistrozinho muito simpatico com um Aïoli delicioso!

    Alias, adorei Marseille e gostaria muito de voltar la’ para conhecer melhor a cidade e os arredores. E enquanto isso posso matar a curiosade aqui mesmo em Paris la’ no Dôme.

  12. Cláudia Oiticica disse:

    Já tomei a bouillabaisse algumas vezes,meu marido é fanático por frutos do mar.Ele sempre fala que apesar do Brasil ter uma enorme variedade de peixes,crustáceos e afins ,a maneira como eles são expostos na França é
    imbatível . Vou experimentar o Le Dôme da próxima vez.
    Dé ,nunca aconteceu isto comigo. Mesmo em Marseille já
    pedi e tomei sem ter que pedir com antecência.Normalmente,
    é um prato que tem que se pedir para duas pessoas.
    Já fiz algumas versões desta receita em casa,mas não fica tão igual porque os peixes são diferentes ou não acertei.
    Bem, quem não tem a bouillabasse,fica com a caldeirada que também é uma delícia.

  13. disse:

    Dica anotada, Lina. Nunca comi uma bouillabaisse.

    Quando fomos à Marseille tentamos reservar um dos restaurantes do guia para comer uma boa bouillabaisse mas todos disseram que para comer a bouillabaisse tinha que fazer a reserva com um minimo de 48h! Eu nunca tinha visto isso!

    Espero que no Le Dôme não seja assim. :-)

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.