Transportes urbanos em Paris

 

POST ATUALIZADO EM NOVEMBRO 2012

Eu descobri que os leitores ficam confusos entre as opções para baratear o preço dos transportes em comum. Quais são estas opções?

Para os turistas,  a RATP criou o Paris Visite. Com ele, o turista tem acesso ilimitado ao metrô, aos ônibus, ao RER, à linha Orlyval (que liga o aeroporto de Orly ao RER) e ao teleférico de Montmartre. Você pode comprá-lo para um, dois, três ou cinco dias consecutivos. E você pode escolher a distância a ser percorrida: zonas 1 a 3 (apenas Paris) ou  zonas de 1 a 5 (além de Paris, inclui aeroportos, EuroDisney e Versailles).

Exemplo de preços:

Um dia, zonas 1 a 3, adulto: 10,25 euros

Cinco dias, zonas 1 a 3, adulto: 32,70 euros

Agora, vamos comparar com outras opções para você ter uma ideia de preço:

  • Um tiket de metrô para andar em Paris custa 1.70 euros. Um carnet (ou seja, 10 tikets) custa 12.70 euros.

Se você pretende ficar 5 dias e vai usar até 4 tikets por dia (uma boa média para se ter como base de cálculo),  comprar 2 carnets sai mais barato: do que o Paris Visit de 5 dias –  25.80 euros em vez de 32,70 euros.

Acontece que, incluido no preço do Paris Visit, o turista ganha uma série de descontos como:

– 20% de desconto no Arco do Triunfo e na Conciergerie

– 25% de redução nos Bateaux Parisiens

– 10% de desconto nas compras nas Galerias Lafayette.

Maravilhoso tudo isto. Mas a grande indagação é a seguinte: um turista em Paris, tem tempo suficiente para aproveitar de todos estes descontos? E em cinco dias? Cabe a você decidir. A única maneira de saber qual a opção mais barata é planejar a estadia, escolher os passeios, decidir quantos tikets de transportes serão utilizados por dia e fazer as contas.

Mas a história não acabou. Ainda tem a carta Navigo, a antiga carte orange, a opção dos parisienses. A Navigo, zonas 1 e 2,  é válida por uma semana e custa 19,15 euros. Por mês, a tarifa é de 62,90 euros.

No final das contas, pode ser a carta Navigo a opção mais barata. Você pode comprar esta carta nos guichets da RATP e em mais de 1.ooo pontos de venda espalhados por Paris, como cafés, bancas de jornais etc… Trata-se de um cartão magnético que você passa diante de uma tela na entrada dos ônibus ou dos metrô.

Não, a novela não acabou. Acontece que o Navigo semanal é válida de segunda a domingo. Se o turista chega em Paris na quinta ou sexta feira esta opção não é a melhor.

Acabei de descobrir que não só os leitores ficam confusos, eu estou perplexa.

Se alguém tiver uma sugestão, seja bem vindo.

www.ratp.fr

 

Leia também:

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

369 pitacos, participe desta conversa

  1. Ana Paula Corrêa disse:

    Olá, Rodrigo! Chegamos em Paris, em lua de mel, no dia 12/05/2015 e ficaremos por lá até o dia 18/05/2015. Estamos com muitas dúvidas acerca do que seria melhor (tendo em vista que nos hospedaremos perto da praça da bastilha e pretendemos visitar vários museus): comprar o paris pass; ou comprar o paris museum pass + l’open tour (ônibus turísticos); ou ainda, comprar tudo avulso. Quais são as melhores opções, no teu entendimento? Por óbvio, queremos fazer uma certa economia mas, ao mesmo tempo, não queremos perder tempo em muitas filas ou ficar perdidos diante das inúmeras possibilidades de transporte… rsrs… desde já te agradeço!

  2. Raquel Gimenes disse:

    Rodrigo, estarei hospedada na Place de la Madeleine; você sabe me informar onde posso comprar e carregá-lo ?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raquel, em qualquer estação de metrô em Paris, no seu caso a mais próxima é a Madeleine. Compre o cartão no guichê, com o atendente, e faça a recarga nas máquinas.
      Abraços.

  3. Raquel Gimenes disse:

    Rodrigo, esse Navigo, pode ser usado em metrô e Rer, ilimitado? Ele é individual? Chego num domingo a tarde, ele é uma boa opção?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raquel, sim e sim. O Navigo é o cartão em si, ele custa 5€ e é preciso colar uma foto sua. Depois você o carrega com as recargas que podem ser mensais ou semanais. A recarga semanal começa a valer na segunda-feira e vai até o domingo seguinte. No seu caso vale a pena comprar o ticket comum avulso para usar no domingo e carregar o Navigo no dia seguinte, segunda-feira, por 1 semana.
      Abraços.

  4. Anderson Pereira disse:

    Preços atualizados em 01/01/15: bilhete simples 1,80 e carnet com 10 por 14,10.

  5. Leonardo Costa disse:

    Oi Rodrigo !
    Eu estou um pouco confuso e preciso de uma opinião sua.
    Na primeira vez que estive em Paris não tive dúvidas sobre transporte porque fiquei em Invalides ( zona 1 ) Porém dessa vez ficarei em Maisons Alfort (zona 3 ) e estou em dúvida se é possível usar o carnet de 10 tickets entre as zonas 1 e 3 ou se terei que usar o paris visit .
    Ficarei 5 dias em Maisons Alfort e só usarei o metrô.
    Muito Obrigado !

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Leonardo, pelo que eu vi no mapa, Maisons Alfort é servida pela linha 8 do metrô. No metrô você pode usar o ticket comum (o mesmo do carnet de 10) mesmo que a estação esteja fora das zonas 1 e 2.
      Abraços.

  6. ELIEZER disse:

    Bom dia , se eu comprar o carne com 10 tickets eu posso usar eu e minha esposa ao mesmo tempo, esse mesmo carne ?

    Obrigado

  7. Mirele Oliveira disse:

    Muito obrigada Rodrigo!!
    Sera que poderia me ajudar como posso chegar mais facilmente (linhas de trem, metro, RER) em Versailles, Disney e Champagne?? Sendo que estarei hospedada no Novotel Bercy Village
    Obrigada

  8. Mirele disse:

    Muito obrigada Rodrigo!!
    Sera que poderia me ajudar como posso chegar mais facilmente (linhas de trem, metro, RER) em Versailles, Disney e Champagne?? Sendo que estarei hospedada no Novotel Bercy Village

  9. Mirele Oliveira disse:

    Boa tarde,
    chegaremos em Paris dia 21/3 vindos da Belgica de trem, ficaremos em Paris até dia 28/3 e pretendemos ir a Disney, Versailles e Reims/Champagne. ficaremos hospedados no NH Bercy Village. Partimos dia 28/3 para Londres de TGV. Poderia me ajudar com os melhores passes de transporte para esse período?
    Obrigada e parabens pelo site

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mirele, vocês ficarão em Paris em um total de 8 dias. Eu sugiro que vocês comprem o passe Paris Visite 5 Jours (dias) Zonas 1 à 3 para andar de metrô, RER e ônibus dentro de Paris. Ele vale por 5 dias consecutivos, não vale pular um dia. Use os outros dias para ir à Disney e Versailles (vocês terão que comprar tickets específicos para esses locais) e para ir à Reims (vocês terão que comprar passagens de trem).
      Abraços.

  10. Izabel Fernandes disse:

    Olá! Eu chego no aeroporto de Orly e preciso pegar o TGV para a cidade de Lille. Qual você acha que é a melhor opção pra eu me locomover até a estação do TGV? Vi que tem uma no Charles de Gaule e parece ser a melhor. Pensei em pegar o ônibus da Air France que custa 20 euros? Quanto você acha que eu gastaria indo de metrô? Abraços!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Izabel, não precisa ir até o CDG pra pegar o TGV para Lille. Ele sai de Paris da Gare du Nord. Para chegar à Gare du Nord saindo de Orly faça assim: em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação ‘Antony’, pegue então o trem RER B e vá até a estação ‘Gare du Nord’. O valor do ticket para todo esse trajeto é 11,65€.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.