Se você quiser escapar da visita turística padronizada do Mont Saint Michel leia com atenção este artigo.
O Mont se encontra no interior de uma baía chamada Saint Michel e, na maré baixa, a travessia desta baía é uma aventura inesquecível.
A região possui excelentes guias com propostas variadas. De acordo com o ponto de partida, a travessia pode durar apenas algumas horas ou o dia todo. Se você topar esta proposta, escolha a excursão mais adaptada ao seu preparo físico.
A travessia é possível a ano todo. Eu não a faria no inverno. Se você não estiver acostumado com frios intensos, evite os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. De abril a outubro o passeio é feito em short ou bermuda e pés descalços na areia fininha e argilosa do fundo da baía.
Na mochila coloque sapatos, um impermeável leve, um casaco de nylon, protetor solar e um chapéu. Nos meses de março e novembro a água está mais fria e é necessário botas de borracha que podem ser alugadas por 1 euro. Na hora da reserva, precise que deseja alugar botas. Leve também um gorro ou boné de lã, luvas e uma troca de roupas.
Kátia, Michèlle, Claudia e Ana Paula nos enviam as fotos de uma maravilhosa travessia – final de abril – de quase quatro horas com ponto de partida e chegada no Mont Saint Michel. Aqueles que não gostam de caminhadas ida e volta pelo mesmo caminho podem escolher outras opções. Os guias são formados e dominam os horários das marés e conhecem os pontos das famosas areias movediças da baía.
Em certos momentos minhas amigas caminharam sobre fundos relativamente secos, em outros se divertiram com a experiência de afundar devagar nas areias movediças (não se preocupe, não tem perigo algum) e algumas vezes atravessaram poças com água até o joelhos. Por isso, independente da época do ano, vista um short ou bermuda
Deixo com você o link do guia escolhido pelas amigas: www.chemindelabaie.com
Como ir de Paris até o Mont-Saint-Michel
Excursão de ônibus e transfer privativo de carro:
- Você pode optar pela excursão da ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris para passeios de um dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui.
- Quem quiser conforto e praticidade máximos pode optar pelo transfer em carro privativo com motorista brasileiro. Clique aqui.
Por conta própria:
- Trem: a viagem tem cerca de 4 horas de duração, saindo da estação Montparnasse. Preços a partir de 35 euros. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: Dependendo da estrada que você escolher, é possível passar por cidades como Giverny, Caen. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 4h45 de duração. Preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos com antecedência aqui.
Leia também:
- Visita inteligente do Mont Saint Michel
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 1
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 2
- Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel
- Como ir ao Mont Saint Michel
No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
77 Comentários
Ana Paula Martinuzzo
oi, tudo bem? Adoro as dicas de vocês.
Gostaria de uma opinião, irei pra Paris no próximo mês, setembro, acompanhada da minha mãe de 75 anos e esta não será nossa primeira viagem à Paris. Portanto, gostaria de conhecer Mont Saint Michel e ela de ir a Giverny ver os jardins de Monet.
Considerando que ela não tem toda a agilidade de mundo … kkk acho que trem será dificultoso. Estou pensando em alugar um carro de ir a essas cidades. É muito longe Giverny de Mont Saint Michel? Estava pensando em passar por ela no caminho a Saint Michel e então dormirmos umas duas noites lá. Qual o seu palpite?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, a viagem de carro de Giverny ao MSM leva em torno de 3h30. Você pode passar por lá no caminho de Paris até o MSM. Mas lembre-se que a visita am MSM não é fácil, principalmente para quem não tem toda a agilidade do mundo, é preciso subir ladeiras e escadarias. É uma visita bem “física”.
Fernanda Bragatto
Ei pessoal! Usei vários dos post de vocês pra planejar minha viagem a França em setembro do ano passado. Até planejei fazer esse passeio também, mas por falta de tempo mesmo não deu. Por causa disso indiquei esse post no meu blog: http://papodeturista.com/dicas-sobre-o-mont-saint-michel/
Espero que não tenha problema!!
Obs: o link do Guia que vocês usaram parece estar com erro.
Paula Travassos
Rodrigo, você sabe nos informar se é possível contratar guias para fazer esta travessia a pé (particular ou em grupo), no local? Ou este passeio só é possível ser realizado com reserva antecipada?
Yêda Saraiva
Oi Lina
Repare que mudei de e-mail.
Como gosto muito de me guiar por sua sugestões, troquei a minha idéia de ficar no Monte Saint Michel(onde estive em 2009) e ficar 3 noites em Saint Malo – saindo de trem de Paris. Farei um passeio na cidade no dia da chegada e no dia seguinte irei ao Mont Saint Michel, voltando à tarde para Saint Malo. Esta minha viagem será com meu irmão e minha cunhada. Serão 30 dias, saindo no dia 02/05 a 30/05/2015. Iremos à Holanda(Amsterdã – com todos os passeios tradicionais e que fiz em 2013 e Keukenhof, Maastrich, onde estive agora em 2014 e amei, Depois vamos à Bélgica(Bruges – que já fui 2 vezes w Bruxelas – onde estive agora em 2014). A seguir iremos à França – sempre a França, aproveitando para ir à Lisieux(onde também estive agora em 2014 – vou voltar por causa de meu irmão e minha cunhada que são muito católicos.
Faremos um cruzeiro à noite no Marina Paris – que também já fiz 2 vezes e em Amsterdam um cruzeiro pelos canais à noite com jantar.
Todos os hotéis já estão reservados por mim; agora só falta fechar as passagens de trem(ainda não estão abertas para a época que vamos) e também os museus e passeios.
Adoro organizar as minhas viagens – curto muito esta fase de preparação.
Agradeço por ter me orientado sobre Saint Malo – que sempre desejei conhecer.
Beijos
Yêda Saraiva
HOTEL ELIZABETH _ SAINT MALO _ FRANÇA
O Hotel Elizabeth está localizado na área histórica do bairro Ship Owners, dentro das muralhas de Saint-Malo, oferecendo um ambiente de época com as comodidades modernas dos dias de hoje.
Os quartos estão distribuídos em 2 edifícios, o Les Armateurs, incluindo quartos superiores, e o Les Skippers, a 50 m de distância, com os quartos standard. O primeiro foi construído no início do século XVII, e o segundo é um prédio mais moderno. Todos os quartos são confortáveis e dispõem de banheiros privativos.
O WiFi gratuito está disponível em toda a propriedade. No porão com paredes de pedra, você pode desfrutar do seu café da manhã sob as vigas de madeira de 400 anos de idade.
Nas imediações do Hotel Elizabeth você encontrará a Casa dos Piratas do século XVIII, Saint-Servan, a cidade de Aleth e o museu de Cap Horniers. Você também pode desfrutar de uma caminhada sobre as muralhas e a praia de Sillon.
Rodrigo Lavalle
Yêda, vai ser um sucesso!
Abraços.