Decidimos testar uma visita fora do padrão ao Mont Saint Michel. Ela é mais cara que um bate e volta e exige uma certa organização. Na nossa opinião, o Mont Saint Michel é tão especial que ele merece ser conhecido fora do circuito tradicional. Veja do que se trata.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Mont Saint Michel

Por ser um monumento que atrai turistas do mundo inteiro, a visita padrão – chegar ao MSM entre 11h e 14h, subir a rua principal, visitar a abadia e partir 2 ou 3 horas mais tarde – pode se tornar um pesadelo.

Li relatos de blogueiros ou viajantes desaconselhando a visita por causa do número insuportável de pessoas na ruela principal e a imensa fila para entrar na abadia.

Mont Saint Michel, rua principal, 15 horas

Mont Saint Michel, rua principal, 15 horas

Por acaso conheci uma das raras pessoas que moram no interior do MSM e ela me descreveu sua experiência cotidiana de andar no final da tarde pelas estreitas ruas do monumento acompanhada pelo canto das gaivotas e ter o pôr do sol somente para si.

Mont Saint Michel, rua principal, 20h

Mont Saint Michel, rua principal, 20h

Me dei conta que uma visita inteligente do MSM tinha que levar em conta uma pernoite nos hotéis situados no interior do monumento. Foi o que fizemos. A visita noturna é mágica e indescritível.

Mont Saint Michel, rua principal, 20h

Mont Saint Michel, rua principal, 20h

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Nossa visita ao Mont Saint Michel

Hospedei-me no Hotel Mère Poulard (clique aqui e faça sua reserva), que se encontra logo após a entrada do Mont.

Em torno das 15h, saí do hotel para sondar a situação. A ruela principal ainda estava lotada.

Como tinha hora marcada no dia seguinte, pela manhã, com uma representante dos Monuments Nationaux, flanei sem rumo certo por becos e ruas.

Mont Saint Michel, caminhos paralelos, 15h

Mont Saint Michel, caminhos paralelos, 15h

Descobri que mesmo em hora de grande fluxo de turistas na ruela principal, os outros lugares estão quase vazios. Do portão de entrada até a abadia existe um caminho direto e é por ele que passam os turistas. Todos chegam com horários de retorno precisos e recebem instruções dos guias/choferes do caminho a ser feito.

Aqui sugerimos o contrário. Se topar nossa proposta, deixe sua mala no hotel e comece a descoberta do MSM pelos caminhos paralelos que passam pelo cemitério ou que contornam as muralhas, chamados Chemin des Remparts ou Chemin de Ronde. Se não puder pernoitar no Mont, também siga esta dica.

Ao anoitecer, as ruelas se tornam misteriosas

Ao anoitecer, as ruelas se tornam misteriosas. 21h

Todos estes caminhos nos levam até a entrada da abadia, são vazios e bem mais bonitos que a ruela principal.

Visitar o MSM na sua integralidade comporta duas escolhas: conhecer a cidadezinha que fica na parte baixa e visitar a abadia que ocupa a parte alta.

Antes da era do turismo mundial, o Mont Saint Michel era uma pequena cidade normal. Quando andar pelas ruelas tente imaginar que por aí tínhamos padarias, açougues, farmácias e bancas de jornais. A cidade termina na entrada da abadia.

Mont Saint Michel iluminado

Mont Saint Michel iluminado

Nesta nossa opção, leve em consideração os horários da visita da abadia. Sugerimos visitá-la no dia seguinte, cedo. Ela abre às 9h.

E, no dia da chegada, flane pela cidade até tarde da noite. À medida que escurece, as ruas se tornam misteriosas e o silêncio é impressionante.

E não se esqueça do pôr do sol.

Ônibus que circula pela passarela

Ônibus que circula pela passarela

Onde ficar no Mont Saint Michel

Importante precisão

Quando sugerimos dormir no MSM não nos referimos aos hotéis construídos na aglomeração chamada Mont Saint Michel onde se encontram também os estacionamentos para os carros dos visitantes. Estes são exteriores ao monumento. Estamos nos referindo a ficar hospedado no Mont em si.

Para que fique claro, de um lado temos o monumento Mont Saint Michel e de outro a aglomeração Mont Saint Michel. Os dois são ligados por uma passarela (veja a foto abaixo) por onde transitam os ônibus, chamados navettes. Os carros particulares e os ônibus de turismo ficam estacionados antes da passarela. Em seguida, os turistas são depositados aos pés do MSM pelas navettes gratuitas.

Hotéis no Mont Saint Michel

Foto tirada do telhado do Mont Saint Michel

Foto tirada do telhado do Mont Saint Michel

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Dois detalhes da história do Mont Saint Michel

A história do Mont Saint Michel pode ser encontrada facilmente na internet. Gostaria de assinalar dois detalhes:

  • O MSM, considerado uma “Maravilha do Ocidente”, está construído no coração de uma baía invadida periodicamente por uma das maiores marés da Europa. O monumento é lindo tanto na maré baixa, quanto na alta.
  • A abadia é dedicada ao Arcanjo Saint Michel e a estátua do Arcanjo, que coroa a flecha do telhado, foi restaurada recentemente. Ela pesa 520 quilos e foi redourada com folha de ouro espesso. Sua cor durará provavelmente 50 anos. Um exemplar desta estátua se encontra no Museu d’Orsay, em Paris.
O arcanjo e no fundo a baia na maré baixa

O arcanjo e no fundo a baia na maré baixa

Dias e horários de funcionamento

  • a abadia fecha dias 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro;
  • aberta de 2 de maio até 31 de agosto das 9h até 19h;
  • de 1° de setembro até 30 de abril das 9h30 até 18h.

Ingressos para o Mont Saint Michel

Para evitar filas, compre o ingresso da visita da abadia com antecedência (clique aqui).

COMPRE SEU INGRESSO

Como ir de Paris até o Mont-Saint-Michel

Existem várias maneiras de ir de Paris até o Mont Saint Michel:

  • Opção 1: A maneira mais fácil para o turista é ir com ônibus de excursão para bate e volta de 1 dia ao Mont Saint Michel.

Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

  • Opção 2: As pessoas alérgicas a grupos podem ir de trem TGV. Essa opção é um pouco complicada pois é necessário fazer uma troca (de trem para ônibus) na cidade de Villedieu les Poeles (o horário do trem TGV e o horário do ônibus são coordenados). Além disso, só há um horário de ida (por volta das 7 da manhã) e um horário de volta (por volta das 18h) por dia.

Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.

  • Opção 3: Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem: 4 horas.

Clique aqui para ver as tarifas das principais locadoras de carro francesas e fazer sua reserva.

Leia também

  • Temos uma outra sugestão maravilhosa: um passeio a pé pela baía na maré baixa (clique aqui).

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris