O governo francês acabou de criar um novo evento, a Festa da Gastronomia. Esta festa foi inspirada pela recente participação da gastronomia francesa na lista Patrimônios da Humanidade da Unesco.
Como para sua equivalente, a Festa da Música, ela será celebrada todos os anos no primeiro dia do outono. Este ano, então, o evento acontecerá dia 23 de setembro 2011.
Grandes chefes apoiam a iniciativa governamental: Alain Ducasse, Christian Constant, Guy Martin, Thierry Marx.
Várias manifestações são previstas e todas elas estão anunciadas no site Internet do evento.
Eu sugiro à vocês a visita à Rungis, o grande mercado internacional atacadista de alimentação. O ventre de Paris. O único problema é o horário: encontro marcado às 4.30h na praça Denfert Rochereau. Retorno às 9h após café da manhã inesquecível. Informações aqui.
Os restaurantes parisienses participam do evento e a operação “Todos ao restaurante: seu convidado é meu convidado” – Tous au restaurant: votre invité est mon invité – será um dos grandes momentos da festa da Gastronomia. Esta operação estará em vigor do dia 19 até 25 de setembro. Os restaurantes que participam oferecem um menu à cada menu pedido. Você pede dois e paga um. Cada restaurante fixa o preço do seu menu com entrada+prato+sobremesa.
Algumas sugestões para esta operação:
. almoço no bistrô Aux Lyonnais de Alain Ducasse. Informações aqui. Atenção as reservas começam cedo.
. aproveitem para conhecer o famoso Relais Plaza. Informações aqui.
. ou então o restaurante alta gastronomia Carré des Feuillants. Informações aqui.
. se forem no Armani Café, escolham a varada. Informações aqui.
——————————————————————————————————————————
Festa da Gastronomia: Site do evento, cliquem aqui.
Operação Tous au Restaurant: Site do evento, cliquem aqui.
Não se esqueçam que em setembro temos também o evento Journées Europeénnes du Patrimoine.
62 Comentários
Leila
Lina,
Boa tarde!
Este ano, esse evento acontece na semana que estarei em Paris, e gostaria de saber uma opinião sobre isso, porque aqui em São Paulo, temos algo semelhante (Restaurante Week), que não é muito bem visto, devido ao declínio considerável no serviço e na qualidade da comida dos restaurante participantes. Você acredita que isso acontece por aí também?
Lina
Leila
Eu ainda não vi a lista dos restaurantes que participam este ano. Vou avaliar e depois publico o resultado em forma de artigo.
Mariana
Oi, Lina, estarei em Paris em setembro e me interessei muito pelo “Tous au restaurant: votre invité est mon invité”. Vi que o evento acontecerá novamente em 2012, mas, mesmo procurando no site, não entendi mt bem como funcionam as reservas… elas podem ser feitas pela internet? Sabe a partir de que mês? Muito obrigada!
Lina
Mariana
Ainda não tenho informações sobre o evento 2012. Mas vou escrever artigo sobre ele.
Betty Schamis
Super obrigada, entrei no site, mas me parecefe que todos os pratos são feitos à base de trufas, correto?
conexaoparis
Betty
Correto.
Betty Schamis
Olá Lina
Adorei o seu site, aproveitando, gostaria de uma dica, onde comer após assistir o show do Charles Aznavou, que começa às 20:30?
Ou seja, um lugar bom e perto do Olympia?
Obrigada
conexaoparis
Betty
Muitas opções.
Qualquer um dos restaurante em torno da Igreja Madeleine. Todos são bons.
Melhor ainda, este restaurante aqui da rue Vignon.
http://www.terresdetruffes.com/la-societe/nous-contacter/index.htm
Nilza Freire
Digo, pedra sobre pedra. Esse IPhone eh péssimo para se digitar.
Nilza Freire
Com certeza a reportagem sera completa, Lina! Vou me esbaldar de cultura e gastronomia! Nao vai sobrar pedra sobra pedra! Beijos!
Beth
Eymard
Tem lugar (com reserva) para jantar no Le Comptoir (Camdebord) a partir de 11 de novembro.´Liga para o hotel.
É a crise…
Abs.
nair
Ola Lina
sua indicações são sempre benvindas, e os comentários dos amigos mais ainda, também vou aproveitar o tous aux restaurant, fiz reserva no Armani (só ligando mesmo, mais depois de falar em frances, e avisar que sou brasileira, a pessoa que atendeu me falou que era brasileira, aí foi muito mais confortável), também no Ralph Lauren, ja me identifiquei como brasileira, e também falei com uma brasileira, foi sorte, pois de outra vez falei em frances, mas com uma chinesa.
Para ligar, é importante discar 00 código (eu uso 21) 33 e o número que se deseja.
Em Bordeaux fizemos contrato com uma empresa para visita a muitas vinículas, uma noite num Chateau e final de semana no Lafite, acho que sera muito bom, depois eu conto
Nair
conexaoparis
Nair
Que eficiência.
Por favor, me conte sua experiência em Bordeaux. E boa viagem.
Alzira
Lina,
Gostaria de saber se sse festival, tous aux restaurant se aplica a todos os restaurantes de Paris ou se apenas a alguns restaurantes. Desculpe a pergunta, só agora que fiquei sabendo. Estarei em Paris de 19 a 24 setembro
Obrigada, um abraço.
Alzira
conexaoparis
Alzira
Somente aos restaurantes que fazem parte do evento. No artigo você tem link para o site do evento e a lista dos participantes.
Nilza Freire
Digo, connaisseur”, acima.
Nilza Freire
Ok, Eymard, conto sim! Nao tenho bagagem no tema para criticar, mas comentarei leigamente, afinal, sou tao bem acolhida por voces que me sinto a vontade para tal. Acho que vou gostar dos dois, pois integram a griffe de Alain Ducasse, mas as opiniões sr dividem. Os tais americanos que se declararam alvo de “discriminação” contaram que o Benoit vive “na aba” da fama de Alain Ducasse, pois a comida e o atendimento esta longe de ser impecável. Aceito com reservas, pois eles estao sempre reclamando de tudo, principalmente no Trip Advisor, dos franceses nao aceitarem a lingua deles, nao terem todos os produtos que eles desejam, etc. Uma senhora indignou-se porque no restaurante frances nao tinha jantar típico de Thanksgiving neste dia comemorado por eles. Ora, a data eh um marco para eles, nao para o resto do mundo, concorda? Enfim, vou contar “informalmente” e sem comprometimento de “connaiisseur”, pedindo desde ja desculpas por nao saber a terminologia que voces utilizam e que me deixam “babando”. Xi, fiz um tratado! Beijos!
eymard
Nilza, depois conte suas experiencias gastronomicas especialmente Benoit e Aux Lyonnais. Nao se preocupe com essa historia de “nariz empinado”. Ha muito folclore sobre isso. Se fazem promoçao é porque precisam dos turistas para consumir e ponto final. Por falar nisso, LuciaC, terminei de ler o “Adeus aos escargots” e gostei muito. Bem esclarecedor sobre as voltas e reviravoltas da gastronomia francesa (e nao so da gastronomia)
Nilza Freire
Beth, voce eh extremamente gentil e inteligentíssima tambem, eh outra “idola” para mim no que diz respeito a Franca como um todo, assim como Lina, voces sao imbativeis em informação atualizada e em sentir o “pulso” dos lugares, assim como aprendo novidades diariamente com varios pitaqueiros.
Obrigada por seus elogios, eu estou engatinhando na lingua francesa e nos costumes, mas sou “esforçada” (risos).
Sei que os restaurantes que deram mais ibope no ultimo Ano Novo foram o Alcazar e o Closerie de Lilas, dentre outros mais suntuosos, mas o circuito gastronômico ainda eh uma parte nao explorada por mim. Sou gordinha e procuro desvincular ao maximo o lazer da arte de ser gourmet e muito menos goumand.
Mas amo todas as dicas, o CP eh meu blog “de cabeceira”.
Beijos a voce, a Lina e a todos!
conexaoparis
Nilza
Obrigada. Depois conte tudo.
Beth
Nilza
Em tempo!
A crise econômica está pegando feio na Europa…
Paris, inclusive.
Algo me diz que até outubro risca da TVA para os restôs baixar mais um pouco…
Sorte nossa!
Beth
Nilza
Vc é muito divertida e inteligente!
La Coupole? Melhor nos dias comuns, nada especial no Reveillon…
Quanto aos garçons parisienses, eles “têm” nariz em pé mesmo….
O que fazer?
Olhá-los de cima, oras…
Afinal, eles estão lá a trabalho, não?
E nenhum restô (estrelado ou não) resiste muito tempo sem clientela….
Risos e abs.
Nilza Freire
Alguem sabe se eh verdade que os maitres de alguns restaurantes mais “estrelados”, por assim dizer, discriminam o turista que vai a esses restos devido a promoções como o festival Tous aux restaurant? Eu entrei em um site americano em que eles reclamavam muito dos garçons de nariz empinado e de terem ficado em um ambiente so para turistas, sem contato com os “habituees” da casa. Sera que eh mania de perseguição dessas pessoas que reclamam ou tem um fundamento verídico?