O evento Journées Européennes du Patrimoine – 17 e 18 de setembro 2011 –  é uma ocasião ideal para os turistas conhecerem gratuitamente monumentos e endereços prestigiosos ou interessantes  normalmente fechados ao público. E ainda tem mais, durante estes dois dias vários monumentos e museus de Paris são gratuitos. A lista é imensa e impossível a reproduzir. Cliquem abaixo no site do evento e procurem por Paris. Em seguida vejam o nome de todos os participantes.

Este ano eu sugiro que conheçam a prefeitura de Paris, o Hotel de Ville. Ele se encontra no centro da cidade, no Marais, pertinho do museu Centre Pompidou, da praça Châtelet, da  catedral Notre Dame, da Sainte Chapelle e da ilha Saint Louis. O Hotel de Ville é o centro administrativo e símbolo do poder político parisiense desde o século XIV. Ele foi inteiramente renovado em 1882 após incêndio durante os movimentos sociais de 1871.

Ou então, façam um passeio por Paris à bordo de ônibus históricos que circularam de 1931 à 1936. Vocês estarão acompanhados por músicos durante todo o trajeto que dura 50 minutos.  O ponto de encontro é a Maison de la RATP, 189 rue de Bercy, 75012 Paris, estação Gare de Lyon.

Última  dica, desta vez  destinada aos  engenheiros. Visitem um canteiro de obras gigantesco, o prolongamento da linha 12 do metrô de Paris. O túnel é realizado por uma imensa máquina de 82 metros de comprimento e mais de 9 metros de diâmetro. Vocês poderão mesmo entrar nesta máquina denominada tunnelier. Esta visita será somente no domingo, dia 18 de setembro e dura 45 minutos. Ela é proibida para crianças.

Aliás o site da RATP tem uma maneira inusitada, para nós brasileiros, na definição de “visita proibida para crianças”. Eles acrescentam (pas de pointures inférieures à 36) ou seja, nada de números (sapatos) inferiores à 36.

Tanto o passeio de ônibus quanto a visita do canteiro do metrô são com inscrições antecipadas. O telefone é  0820 20 81 82. As inscrições estarão abertas à partir do dia 12 de setembro.

Vejam aqui o site do evento com todas as informações.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.