No outono e no inverno, a qualidade dos crustáceos e frutos do mar é excelente. Eu aconselho a todos o plateau de fruits de mer do restaurante Le Dôme (clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Le Dôme). Quer dizer, uma grande bandeja colocada no centro da mesa com ostras, camarões, caranguejos, mariscos, bulots (escargot do mar) e uma coleção de conchas comestíveis com nomes simpáticos: clams, praires, coques. Acompanham este plateau, pão de centeio, limão, às vezes um molho de azeite, vinagre e cebola (mas o limão é melhor), manteiga salgada e maionese. O limão é para as ostras e as conchas. A maionese para acompanhar caranguejos e camarões. E a manteiga para acompanhar tudo.
Sobre o restaurante Le Dôme, leiam este artigo aqui.
Todos os anos lembro a vocês que o marron glacé, a deliciosa castanha portuguesa cozida dentro de um saquinho de filó, caramelizada com carinho, sequinha somente por fora e bem macia, é um produto fabricado e vendido no inverno.
Comprem no Fauchon.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
71 Comentários
Sueli OVB
BETH
Ia dizer que era o Sole, mas você já o descartou. Não sei. Adoro peixe, mas tenho muito medo de arriscar, pois sou nojenta para comer, embora prove tudo. Bastou nossa experiência com a Andouillette…
Beijos
Beth
Claudia, Sueli, Eymard
Vcs sabem o nome daquele peixe francês que parece uma pizza gorda com olhinho e boquinha? Não é o sole! Outro dia eu vi um site de culinária onde ensinava como cortar… Nunca vi um peixe tão feio!
Abs.
suely
Oi Eymard,sou sua fã,voce é muito divertido,rsrsrs…
Eymard
Dicionario Amoroso da Cozinha Francesa, de Alain Ducasse diz que “Ormeau” ‘e um “gastropode como o bigourneau (caracol do mar).” (risos) Como na musica do zeca pagodinho: “nunca vi, nem comi. Eu so ouco falar” (risos)
Cláudia Oiticica
Sueli e Beth, o “ormeau” é um molusco, que segundo uma amiga minha francesa é delicioso. Ela viu recentemente na minha casa uma concha azul-esverdeada que comprei há séculos e perguntou se eu gostava de “ormeau”. Nunca tinha ouvido falar nesse nome e disse que tinha comprado a concha porque tinha gostado e nem sabia que era comestível o que devia ter dentro. Como ela disse que era comum na Bretanha e eu estive lá em julho, fiquei “passada” porque não me lembro de ter visto esse nome em nenhum cardápio. Acabei de fazer uma pesquisinha rápida na net e a tradução é abalone ou ear-shell em inglês; e também é uma árvore, como bem disse a Sueli. Desculpem a confusão.(rs,rs) É que sou super curiosa e fiquei com esse nome na cabeça.(rs,rs).Bjs.
Beth
Claudia
Boa pergunta!
Mas o que é um “ormeau”?
Risos e abs.
Sueli OVB
Corrigindo: Figueira Rubaiyat.
Sueli OVB
CLÁUDIA OITICICA,
Isso para mim é um Olmo. O que exatamente você quer? Algo como a figueira do Figueira Rubaya em São Paulo? rs
Beijos
Cláudia Oiticica
Sueli, o lotte é tão horroroso que em Portugal também é chamado de peixe-sapo. Mas ele já é servido cortadinho e é tão macio e delicioso que a gente nem imagina a feiúra dele.Bjs.
Alguém conhece algum restaurante em Paris que tenha “ormeau”?
Sueli OVB
MENINAS,
Super obrigada pelas informações. Passarei a apreciar o lotte e o tamboril. Mas são muito feios, os coitadinhos! Como eu adoro Dos de Cabillaud(sabia que era bacalhau fresco) e tenho medo de errar, sempre o degusto e não arrisco nos outros.
Farei a lição de casa na próxima ida.
Beijos
Cláudia Oiticica
Beth, obrigada pelo nome do restaurante.
Lúcia, o lotte é o tamboril. Em Portugal ele também aparece nos cardápios de vários restaurantes. Lá, já experimentei uma cataplana maravilhosa que vinha com tamboril. Agora, aqui no Brasil, estou na dúvida se já vi esse peixe em algum cardápio. Tenho impressão que sim, mas…
Beth
Claudia Seroa
O Marriott é sempre um bom hotel. Em qual deles vc vai ficar em Paris?
Quanto à estação de esqui, minhas atividades esportivas hoje em dia são iguais às que vc descreveu, risos. Sento perto para incentivar, mas sem esquecer um grog para aquecer, risos. Mas gosto do agito social e do romantismo do local, andar de trenó e das lindas lareiras…
Boa prova para vc!
Beijinhos
claudia seroa da motta
BETH QUERIDA
Por enquanto so resolvi o nosso voo.Os hoteis e aptos que estou pesquisando estão ainda no aguardo …Fico muito em duvida quanto a hotel/apto ….Tenho medo de fechar um apto e na hora ser uma furada….
Quando eu chegar provavelmente ficarei no Marriott.Fico em Paris até o dia 08 e depois vamos esquiar .Só conheço as pistas do Canada e Bariloche, mas não gosto de esquiar.Sou como vc em relação à alturas…Gosto de ficar num belo café em frente à pista, tomando um chá e observando tudo e todos no local. Ou então tenho que fazer as atividades mais infantis com as crianças.Ainda não tive tempo de ver o site que a Lina disse.vou ver se entro mais tarde ..
Abs …
Obs.Tenho uma prova do DELF na Aliança amanhã e estou estudando tbem …
Beth
Lina e Claudia Seroa
Eu entrei no site do Val d’Isère e achei ótimo!
Realmente a Lina sabe das coisas…
O local é bem do jeito que eu gosto. E se a neve estiver boa vai ser melhor ainda. Daqui por diante tem mais é que “torcer” por um bom inverno…
Bjs.
Eymard
BETH,
volte no post la do KGB. Tem um recado lá para você. Veja se concorda comigo: a Lina não é surpreendente?? (vou deixar os demais curiosos…mais tarde trocamos opiniões….)
Beth
Eymard
Quando eu vi a matéria no Figaro lembrei logo de vc, risos.
E como já disse antes, eu já estava decidida a experimentar o Restô apenas pelos seus entusiasmados elogios de apreciador de boa comida… Meu marido é como vc, chega a fechar os olhos para degustar um bom prato. Minha filha faz jornalismo gastronômico e a netinha também já sabe apreciar a boa culinária. E o genro é de familia italiana! Já viu que nossa temporada parisiense vai passar por todas as boas mesas de Paris…
Abs.
Eymard
Beth,
transmissão de pensamento. Ia deixar um lembrete para voce aqui (pois nem sempre voltamos aos posts antigos). Aproveitei uma dica (surpreendente!) da Lina, ao responder uma indagação de uma leitora e deixei um recado exatamente lá no post do KGB. Veja lá.
E não é que você deixou um, sobre o KGB, neste aqui???
Muito merecido o prêmio. De fato, nem sei qual dos dois restaurantes é mais interessante. Esse chef é um artista!!
Beth
Eymard
Vc viu que o William Ledeuil (KGB/Ze Kitchen) ganhou o premio do melhor de Paris? GaultMillau 2010!
Parabéns pelo seu bom gosto! Parece que não foi só vc que se encantou pelos sabores e odores da sua cozinha…
Abs.
Beth
Claudia Seroa
Acho que vcs. vão adorar passar uns dias numa estação de esqui. Especialmente as crianças!
Vc já conseguiu a reserva do hotel em Paris?
Bjs.
Lucia
O lotte e’ um peixe delicioso, e’ o meu preferido. Tem texura de lagosta, mas e’ muito, muito feio, por isso so apresentam para vender o rabo.
E’ o meu preferido.
No UK e’ monkfish mas acho que não existe no Brasil.
Peixe so’ das profundesas do Atalntico Norte.
Eu não sabia que o cabillaud era o morue. Pensei que fosse da mesma familia mas não outro nome para o gadus morua.
Por isso que adoro o blog da Lina.
Sempre pessoas, novidades interessantes e sempre educativo.
claudia seroa da motta
MUITO OBRIGADA, LINA …..
DEPOIS QUE EU RESOLVER MINHA ESTADA EM PARIS VOU COMEÇAR A RESOLVER A SEGUNDA PARTE DA MINHA VIAGEM …ESTAÇÕES DE ESQUI …
ABS …
Sueli OVB
Lina, querida
Isso não se faz! Nunca vi marrons tão chamativos.
Beijos
conexaoparis
Claudia Seroa.
O blog é um ponto de encontro em torno de viagens. Toda informação será bem vinda. Além do mais acabamos sempre retornando ao assunto principal: Paris.
A França possui várias estações simpáticas.
Eu gosto de Val d’Isère:http://www.valdisere.com/fr/
Nos sites das estações você encontra todas as informações e pode reservar hoteís ou apartamentos.
conexaoparis
Sueli
Segredo profissional. Risos.
Beth
Claudia Oiticica
O nome do bistrot francês/curitibano é D. Louis Bistrot. Pequeno, numa pracinha cheia de árvores, vale a visita. Quanto à opinião de netinha, ela é uma doçura… E sabe agradar a vovó como ninguém, risos.
Bjs.