Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
461 Comentários
Cláudia Oiticica
Eduardo, uma semana de chuva em Paris, ninguém merece. Mas, infelizmente não podemos prever. A Lina, inclusive, já postou sobre isso. É questão de sorte não pegar chuva.
“As chuvas são bem distribuídas no ano todo. Não existe, como no Brasil, meses bem mais secos do que os outros.”
https://www.conexaoparis.com.br/category/clima-de-paris/page/2/
suely
Beth,que dica boa essa dos recibos da compra dos euros,eu não tinha pensado nisso.,outra pergunta quando sua malas extraviaram,para onde eles mandaram ?Quantos dias demorou para acharem?Como vou fazer várias conexões e 3 países o que voce me aconselha,fazer um histórico com os endereços,para a devolução?Que transtorno ,heim…é torcer pra não acontecer e misturar as roupas nas outras malas.Bjs
Vivian Campanelli
Aurea Costa: Muitoooooo boaaa idéia!!!! Adorei ler o tópico com a trilha sonora mais do que perfeita!
Beth: mais uma vez, obrigada!
Cristiana
Eu programei minha viagem para tentar deixar Paris por último. Quase… minha mãe quis que a última semana fosse em Portugal. Assim, estarei em Paris de 16 a 26 de junho… Pego bem a mudança das estações. Rezo todos os dias para não chover e poder presenciar aquele céu azul que vejo em tantas fotos…
Eduardo Luz
Maria das Graças, já falaram quase tudo, mas como você perguntou, aí vai: levo 2 cartões internacionais e concentro os pagamentos neles ( mais milhas pra ir pra Paris! :). Também levo cash pra despesas pequenas e travellers checks pra garantir em caso de algum “acidente”.
Xará, Paris é aproveitável com qualquer tempo. Valem mais as condições internas que as climáticas.
E, Aurea, grande escolha a do Frank!
Abs a todos.
Ah! Beth e Eymard: vocês deveriam, ser blogueiros. Nós, os viajantes inveterados, agradeceríamos.
Aurea Costa
Que tal ouvir Frank Sinatra cantando “I love Paris” para decidir em qual estação ir a Paris?
http://www.youtube.com/watch?v=21mM1ICT1Mc
Antonieta
Prezada Marina,
Estou indo pela primeira vez para Paris com o meu marido, quais as recomendações que vc poderia fornecer relativos as chamados “pontas de estoque” em Paris.
Obrigado desde já.
Eduardo
No ano passado fui em maio, passei uma semana e choveu praticamente todo dia! Dei azar mesmo…
Já neste ano, estive em Paris do dia 13 ao dia 25 de março, faz tão pouco tempo que ainda sinto falta! rsrsrs Muito frio no começo, segundo as previsões que consultei antes de deixar o Brasil, mas o clima melhorou tanto, que tive de abandonar o casaco pesado. E só choveu em um dia, mesmo assim muito pouco!
Maio tinha tudo pra ser melhor e não foi… Às vezes é só uma questão de sorte mesmo…
Marisa Muros
Ai, que bom! Estou indo em junho, (será que chove ?), da 1ª vez fui em maio e ainda estava bem friozinho…Mas Paris é sempre maravilhosa, estou muito feliz!
Ótima viagem para todos!
Beth
Vera
Eu não tenho Blog, mas passeio por vários, risos.
Gosto muito do Blog da Lina porque sou uma apaixonada por Paris e por viagens… Abs.