Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
461 Comentários
vera
Oi, Lina, post ótimo, super útil, e seus leitores sempre prontos para ajudar, eh gente animada, nunca vi igual 🙂
Estou animada com minha viagem em junho, espero que dê tudo certo, e vai dar. Parece que chove um pouco em junho, vou precisar levar roupa adequada, mas tudo bem.
Beth, você tem blog?
um abraço a todos/as,
vera
Beth
Vivian
No começo de outubro ainda não está muito frio.
Basta um blazer de lã, uma boa suéter e um indispensável trench coat por conta da chuvinha… O resto fica por sua conta!
Eu adoro Paris nesta época do ano, é a mais bonita para mim…
Vivian Campanelli
Lina, andei lendo os comentários e acredito que não tenha resposta à minha pergunta ainda…
O que vestir no começo de outubro!? O que levar na mala?
Muito Obrigada mais uma vez!
Beijos
Vívian Campanelli
Beth
Maria das Graças
Vc ainda lembra!
Foi horrível, pois as crianças ficaram quase “peladas”, risos. E com todo aquele frio e neve…Ainda bem que eles estavam com as botas, suéter e casacos pesados em mãos! Dividimos o que foi possível e tivemos que comprar alguma coisa de emergência. Mas no final deu tudo certo!
Outro dia minha netinha disse que chorou de saudades de Paris, veja que gracinha… Ela realmente adorou a viagem!
Um abraço carinhoso.
Maria das Graças
Beth, obrigada pela atenção. Temos também esses cuidados com as comprovações, seguro de saúde e, dessa vez, teremos que levar o contrato de aluguel do apto. Não me desligo da minha bolsa, que está sempre comigo. As malas são as de cabine e mais uma bolsa de mão.
Lembro-me bem do sufoco que voce passou na última viagem com o extravio das malas. Horrível!
Beth
Maria das Graças
Em tempo!
Eu uso sempre uma bolsa separada da bagagem de mão para os valores e passaportes e durmo “abraçada” com ela no avião, risos. Mesmo que vc viaje de buss/first não é aconselhável se separar dela, risos. E nunca esqueça de levar na bagagem de mão uma muda de roupa mais casaco etc em caso de extravio da bagagem principal. Foi o que nos salvou na última viagem…
Graziele
Lina, deixa eu aproveitar que você tocou no assunto pra perguntar: Como está o tempo aí em Paris essa semana??? Ainda está frio? Como está no comecinho da primavera, já tem flores nos jardins? Estou saindo daqui na sexta e chegando no sábado e gostaria de ter um noção mais específica do que irei encontrar, já que fiquei sabendo que esse ultimo inverno foi bem rigoroso.
Beijo!
Beth
Maria das Graças
Na última viagem eu levei três cartões de crédito internacionais mais uma quantia em Euros, como sempre. E cartão para saque em conta corrente para alguma emergência. Eu tenho em minha bolsa de viagem um compartimento semi secreto para guardar cash, etc, risos. E assim que chego no hotel coloco no cofre, assim como os cartões.
Para andar na cidade uso apenas um dos cartões e a quantia necessária para os gastos do dia…
Sempre agi assim e nunca tive problemas, felizmente.
Abs.
PS. Eu tenho o hábito de anexar os recibos de compra de moeda estrangeira no envelope do cash , para comprovar a origem como medida de precaução na alfândega, etc. E não esqueça do seguro internacional de saúde e vaucher do hotel. Eles podem não pedir, mas é bom sempre ter a mão.
A C SANCHEZ
Lina e pessoal,
Esse post aumenta ainda mais nossa ansiedade!!! Estamos indo dia 19 de abril, pela primeira vez e na PRIMAVERA!!!!!!
Antonio Carlos
Eymard
M. das Graças, eu achei mais do que perfeito! Voce adotou TODOS os meios disponiveis. Nao deixou sobrar nenhum! Veja se aceitam Travellers para pagar o aluguel. Em Paris sao muito chatos com os travellers check.