Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
461 Comentários
Maria das Graças
É off-topic, mas não sei onde perguntar. Edu e Beth, voces que viajaram nos últimos meses, digam-me qual a melhor forma de levar grana.
Estou me organizando assim: cartão de crédito, cartão múltiplo de banco (Itau/Bradesco/BB) para saques na C/C, Visa Travel Money com uma pequena quantia para uma emergência, e um pouco de euros. Travellers check só para pagar o aluguel do apto. O que acham?
Beth
Sueli
Mas que coisa!
Jardins parisienses revirados em pleno mês de junho? Eu nunca vi disso, risos. No meu tempo eles replantavam os jardins em março, antes do início da primavera…
Laura Schneider
Olá pessoal,
Já fui a Paris em abril e junho e recomendo também. Achei linda a cidade toda florida! Peguei bastante frio nas duas vezes, ainda mais para uma carioca! Por outro lado, os dias foram lindos, com céu azul e quase sem nuvens. Esse ano irei voltar no final de maio e espero pegar esse friozinho com dias lindos novamente…
Sueli OVB
CRIS ANDRADE
Já estive em Giverny duas vezes no finalzinho de agosto (verão) e no ano passado fui no comecinho de junho (primavera). Quer saber? Sempre estava mais bonito no verão. Assim como os jardins da cidade, sempre os encontramos mais bonitos no verão. Fui na primavera exatamente para me surpreender com as flores, mas não foi isso o que aconteceu. Acho que é porque já fomos no fim da primavera e muitos jardins estavam sendo refeitos e os prontos estavam ainda singelos e com pouca exuberância. Os jardins do Rond Point estavam tímidos; os do Palais Royal estavam completamente revolvidos; os do Luxembourg em plantio e daí por diante. O único lugar que estava divino como nunca foi Bagattelle.
Beijos e uma linda viagem!
eidia
A mesma coisa eu digo em relacao ao Brasil. Primavera e outono. Quanto a Paris no verao, é so pra quem nao tem sol. Nos nao precisamos de sofrer aqui com a umidade.
eidia
oquevivipelomundo.blogspot.com
Beth
Adriana
O Eymard é mais do que um Lord! É um sábio….
Julho em Paris é lindo por conta do verde que toma conta da cidade.
Katia
A recomendação da Lina sobre tenis de couro é porque são mais quentes do que os mistos.
Abs.
Sueli OVB
KATIA MATOS
É que tenis de couro não fica molhado. Se você andar com calçado molhado, seu pé congela. Uma coisa é pegar uma chuva com calçado de tecido, ou solado de couro e ir para casa, outra é ter que ficar com eles molhados nos pés o dia inteiro.
KATIA MATOS
Lina, o povo quer saber; “Porque tênis só se for de couro”, é mais chique ou é melhor no frio?
Adriana Pessoa
Gustavo,
o Eymard (sempre um Lord, sempre pra cima) já te disse e estou aqui para reforçar: julho também é ótimo. ´Já fui e foi muito bom!
Para mim, estar em Paris é sempre maravilhoso, independente da época do ano.
Eduardo Luz
Lindo post com respostas tão boas quanto.
A minha resposta: gostei de janeiro e novembro (os meses que fomos!).
E espero gostar dos outros 10 meses também. 🙂
Abs a todos.