Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
461 Comentários
Beth
Syely
Nós estávamos viajando em 5 pessoas, risos. Foi um desespero!
Há uns 30 anos atrás eu também fiquei sem bagagem na Suiça. Minha sorte foi a precaução de estar com algo extra na bagagem de mão mais o inseparável casaco no braço…
Só fui sorteada 2 vezes num espaço de 4 décadas, ainda bem! Acho que ainda estou com crédito, risos.
Bjs.
suely
Beth,o melhor é rezar mesmo,3 malas extraviadas é dose.
Bjs
Beth
Tatiane
É isso mesmo!
Junho tem os dias mais longos do ano, especialmente na proximidade do dia 21… Em compensação dezembro tem os mais curtos, risos.
Cristian
Acho que é setembro!
Tatiane
Olá a todos!
Estive em Paris em Junho do ano passado. Além do clima ser ótimo, os dias são super longos. É possível aproveitar muito mais para fazer tudo de bom que Paris tem a oferecer! Fiquei apaixonada pela cidade, a arborização é maravilhosa!
Abraços e tudo de bom aos estiverem indo. Aproveitem!
Cristian
Lina, fiquei com muita dúvida com relação ao mês mais quente, com menos vento e com menos probabilidade de chuvas. Seria Maio ou Setembro ?
Beth
Samira
Essa época do ano é assim mesmo, chove bastante. E olha que voltou a nevar na Inglaterra! Como já diziam os poetas, em abril tudo é possível em matéria de clima…
Samira
Olá Lina. Olá a todos.
Estamos embarcando para Paris no dia 14 de abril e estou super curiosa para saber se está chovendo em Paris todos os dias, como estou vendo nas previsões de tempo. Só dá tempo nublado e chuvas. Um dia fracas, outro dia pancadas, outro dia fortes. É isso mesmo ?
conexaoparis
Antonieta
Leia a categoria Ponta se Estoque do blog.
A que mais gosto se chama Kiliwatch. Procure este artigo nesta categoria.
Vale a pela tambem a Valle Village
Beth
Suely
Nunca tive problemas, mas comprovar a origem do cash deve servir para alguma coisa, risos.
Quanto a bagagem, no momento que vc constata o desaparecimento e comunica à empresa eles fornecem um localizador com código. Daí vc começa a checar pela internet, no mínimo 3 vezes por dia, haja paciência. No nosso caso um funcionário do hotel passou a fazer isso para nós, santo homem! Nós tivemos 3 malas extraviadas e foram entregues no hotel uma por dia a partir do 4o. dia da nossa chegada… Genrinho fotografou cada uma antes de abrir, recomendação do seguro.
No localizador eles anexam o nome do proprietário, endereços, fone etc.
O melhor a fazer é “rezar” para que não aconteça com vc, risos.
Abs.
Fabiana Rodrigues
Que máximo Lina, espero que esteja nevando mesmo, rssss
Irão me achar uma louca né mas morremos de vontade de ver a neve, meu marido e eu iremos realizar nossa segunda lua de mel e não existe lugar melhor que Paris ainda mais se estiver nevando, muito romântico.
Merci