Quais os melhores meses do ano para visitar Paris? E por que?
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho (primavera) e em setembro e outubro (outono).
Nestes meses não está mais – ou ainda – desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode até fazer um friozinho gostoso que um suéter de lã, blazer ou trench resolvem. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu – julho e agosto – o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Opéras de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostrou le bout de son nez. As praças ficam cheias, todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny, felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiras do Luxemburgo. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo. E tem os champignons! Um cepe bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
OBS.: Pointer le bout de son nez – mostrar a ponta do nariz – que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
Leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris mês a mês
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
- O que fazer em Paris no inverno
- O que fazer em Paris na primavera
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
461 Comentários
Luiza
confesso que tenho uma quedinha especial pelo outono, pois as folhas no chão dão um charme a mais na cidade. Mas também gosto muito do verão, justamente por causa do horário de verão (onde o dia dura até 10 horas da noite), mas tem um problema, no verao tudo é mais caro… Alta temporada…
bjs
Lu
http://www.oguiadeparis.blogspot.com
Katia
Gente!!!!!!!! digam se não sou uma pessoa sortuda… minha tia comprou um carro e ganhou uma passagem pra Paris, e pra minha sorte ela tem fobia de avião, ai adivinha que vai? euzinha….. vou curtir este inicio de primavera, conferir o que vcs estão dizendo, pois fui uma vez no inverno que realmente deixou muito a desejar, o frio é insuportavel e fui outra no outono que é maravilhoso… como estou indo dia 16/04 queria pedir uma dica, os hoteis não tem tarifas com café da manhã, paga-se a parte, consigo fazer meu desjejum nestes cafés? As outras vezes como fechei com operadora, eram hoteis com cafe da manhã..
Gabriela
concordo com os meses de setembro e outubro (foi nessa época que eu “morei” em Paris!) e todos estavam felizes, não peguei mto frio e tudo foi maravilhoso! estava pensando em ir julho, mas pelos comentários, acho que vou voltar em abril/maio ou junho!
Gisele Prazeres
Que lindo e inspirado post Lina!
Concordo com vc, primavera e outono são as épocas mais agradáveis!
Bjs
Patrícia Venturini
Lina,
Que bela descrição das estações em Paris! Já estive por aí em maio e outubro, e confesso que apesar do charme do outono, sou fã mesmo é da primavera… apesar de já ter pego dias muito quentes em maio, beirando os 30º, o que me fez perder a vontade de ir aos cafés…
Vivian Campanelli
O outono que me aguarde!!!! =)
Cris Andrade
Amo o outono!!! Minha personalidade é outonal. Me casei no outono e toda a decoração foi sépia (nuances entre o laranja e vermelho, e velas, muitas velas). Adoro folhas pelo chão. Paris estava linda no outono passado! Tb gostei muito do inverno. Nunca tinha visto neve, e passar uns dias nos Alpes com meu amor, foi lindo! No verão, justamente em agosto, foi divertido. Estava com minha filha, e ela se “esbaldou” nos parques e jardins. Os dias eram longuíssimos, e fizemos muitos pic-nics, ADORO!!. Mas realmente só tinha turista. É impressionante como uma cidade pode mudar tanto. Mundam as pessoas, o astral, o clima, e a paisagem. No inverno a Tuileries e o Luxemburg estavam irreconhecíveis. Agora fecharei meu ciclo com chave de ouro na Primavera. Ainda não fui a Giverny de propósito. Queria esperar pela primavera pra ter esta emocão.
Enfim, Paris é sempre Paris, seja em qualquer estação, sempre vale a pena!
Cláudia Oiticica
Gosto é pessoal, mas penso exatamente como a Lina. A primavera para mim é perfeita, mas já teve ano que peguei bastante frio nessa época, e segundo uma amiga minha francesa é “culpa” dos Saints de Glace.
Quanto ao mês de agosto é um caso à parte. Vários restaurantes que tentei reservar estavam fechados e várias lojas também. Decepcionante nesse aspecto,mas quanto ao lado financeiro, peguei uma promoção num hotel onde fiquei 6 noites pagando só por 5.
No inverno pesado, nunca fui e não é uma época que escolheria, mas se não tivesse outra alternativa, iria contentíssima.
Claudia Pimenta
oi lina! sempre procuro ir a paris nestes meses, pois a visita torna-se mais bela e atraente. mas, se for possível, vou com qualquer tempo! (risos) um gde bj, querida!
Gerson
De pleno acôrdo, Maria Lina. Sempre fui em Maio ou Outubro.