Você pensa que basta entrar na primeira padaria em Paris que vai encontrar uma deliciosa baguete? Bem, você quase tem razão. A maioria das padarias em Paris vendem baguettes de-li-ci-o-sas! Mas existem as exceções. O simpático David Lebovitz fez um ótimo post explicando como ter certeza que a baguette que você está comprando é realmente uma baguette.
As famosas baguattes. Fotos de France Bon Appetit, no Flickr.
Vamos lá:
1. Boas padarias produzem boas baguettes. Para reconhecer boas padarias, procure pelo selo abaixo. Este selo significa que aquele estabelecimento produz baguettes comme il faut.
2. Se a fachada da padaria estampar o nome do padeiro, isso é um bom sinal. Pode entrar.
2. Um boa baguette tem furos irregulares no miolo. Se, ao cortar a baguette, você indetificar furinhos todos do mesmo tamanho, você está diante de um exemplar de má qualidade.
3. Não compre baguettes em supermercados.
Agora, alguns truques:
1. Você pode pedir por bien cuitte (moreninha) ou pas trop cuitte (branquinha).
2. Se uma baguette inteira for demais para você, peça uma demi baguette (metade).
3. Para conservar melhor a baguette, enrole-a em um pano de prato. Para torná-la crocante novamente, aqueça em forno fraquinho por 5 minutinhos.
Para finalizar, nosso querido casal Celinha-Gustavo, chefs do restaurante Chez Nous Chez Vous, mandou uma lista das dez padarias em Paris premiadas com o título de Melhor Baguette de 2012. São elas:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
41 Comentários
Leila Rechenberg
Passei algum tempo em Paris, em diferentes temporadas e acho a baguette Monge do Eric Kayser, vendida na Rue Monge a melhor!!! Filas se formam às 18h para provar esta delícia…
VITOR HUGO RINTER
Muito boas as dicas do David Lebovitz, já as anotei e levarei a sério em nossa próxima viagem a Paris. Por sinal, estou com uma saudade do cão, minha esposa fala todos os dias: “Quando voltaremos, por favor???”. Pois em 2012, última vez que fomos a Paris (meu Deus, parece um século…), no Boulevard Clichy, onde fizemos um lanche, aquele tradicional sanduíche de meia baquette, comodamente sentados num dos bancos ali existentes, conhecemos a Le Grenier à Pain, que tem uma baguette realmente sensacional, pelo menos para nós, que não somos especialistas. Pelo menos na vitrine da confeitaria, havia um cartaz dizendo que o estabelecimento tinha sido premiado com o título de melhor baguette de Paris… Gostaria de incluir foto, mas parece que não é possível neste espaço. Um abraço.
carolina
Faz um post sobre brioche!
Rodrigo Lavalle
Carolina, vamos pesquisar e falar sobre brioches em breve.
Abraços.
camilla
Alessandra, concordo com a Flavia. Voltei um kg mais magra depois de 8 dias em Paris comendo pão e macaron TODO dia. Vc vai andar muuuito e isso compensa .
Flávia
Alessandra por favor saia da dieta, vc compensa caminhando ou faz dieta na volta…boa viagem!
Priscila Infanger
Morei em Paris por seis meses, e simplesmente amo as baguetes do Eric Kayser, amo todos os doces tbm dessa boulangerie 🙂
Incrível como uma baguete bem feita faz toda a diferença!
alessandra
Olá pessoal!
É fácil encontrar pão integral em Paris?? Estou indo pela primeira vez e não queria sair tanto da dieta… 🙂
Bjo!
Rodrigo Lavalle
Alessandra, nos supermercados existem várias marcas de pão integral (blé complet) e nas padarias existem muitas variedades de paēs de cereais.
Abraços.
LILIAN
queria saber onde em paris, eu posso comer uma baguette com presunto cru e queijo emental
Rodrigo Lavalle
Lilian, praticamente toda boulangerie (padaria) tem opção presunto + queijo. Nem sempre vai ser o presunto cru. Nesse artigo nós falamos dos melhores sanduíches de presunto de Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2014/01/24/paris-almoco-simples-barato-e-sublime/.
Abraços.