Existe uma armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara: a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e até mesmo os franceses caem nela.
Antigamente o metrô circulava pela zona número 1, o que quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia (zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.
Isto cria a seguinte situação:
Se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1 para o bairro que se chama La Défense (que se encontra na zona 3 ), ela vai pagar 1.70 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.
Esta pessoa pode, também, ir ao La Défense pelo RER A. O ticket vai custar 2,65 euros pois não se trata mais de uma viagem de metrô, e sim de RER e o La Défense se encontra na zone 3.
Acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER. Além disso, em algumas estações, você consegue pegar tanto o metrô quanto o RER, como por exemplo na Gare du Nord, em Châtelet-Les Halles e na Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.70 euros.
É aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Défense com o ticket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.
Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
470 Comentários
regina
Oi Lina
Fui parada pela fiscalização na saída de uma das estações e graças a vc estava com o bilhete na bolsa
Mais uma vez obrigada
marta
Olá, bom dia!
Venho pedir uma dica para os meus pais que vão passar este próximo fim-de-semana aí a Paris.
Vão ficar no Ibis La Defense e gostaria de saber quanto custará um táxi de Orly para lá. E já agora mais uma questão: o hotel apesar de ser um pouco longe do centro é acessível não?
Obrigada e beijinhos,
Marta (Portugal)
suely
Sandra
Aconselho que voce compre aqui no Brasil ,nas bancas de jornais mesmo,o mapa de Paris,ele vem com todas as estações de metro.Voce pode comprar um guia de Paris ,procure um com um bom mapa da cidade,ele te dará todas as informacões que precisa,assim voce já chega com tudo planejado , não fica perdida,e nem perde tempo.
conexaoparis
Fabricio
Voce pode pegar na estação do aeroporto Charles de Gaulle o TGV (trem) para Bruxelas. Não precisa vir até Paris..
http://www.voyages-sncf.com/billet-train/resultats?hid=1513
conexaoparis
Sandra
http://www.ratp.fr/
Neste site. Plan interatif. Mapa interativo.
sandra
lina ,aonde eu acho um mapa com as estações de metro? Estou totalmente perdida!
fabricio
gostaria de saber qual metrö eu pego do aeroporto charles de gaulle para a estação nord, uma vez que me disseram que para ir para Bruxelas tenho que pegar o trem nesta estação! Estou certo, ou tem outro jeito
Andreia
Oi Lina! Já que tem várias pessoas perguntando, gostaria de dar minha opinião também! Eu conclui o curso de français da Sorbonne qdo cheguei por aqui há alguns anos e acho que há uma diferença entre ele e o da Alliance de acordo com o objetivo de cada um. Confesso que o da Sorbonne é mais “puxado” e demanda tempo e muita dedicação. A duração do curso é longa e a carga horária tb. Há poucos brasileiros na turma – na minha só tinha 1, a prova de nível é bem rigorosa pra entrar lá. Já a Alliance permite que se aproveite mais Paris e tem horários mais flexíveis. Mas não posso negar que foi graças a Sorbonne que eu consegui entrar na universidade aqui, pois foi lá que eu “aprendi” français. O meu objetivo então era ter um nível de français aprofundado e como eu não tinha prazo pra voltar, acho que foi a melhor pedida. Gros Bisous et à bientôt!
Patrícia Venturini
Valeu Suely, bom ouvir um comentário assim, estava meio aflita. Abraço!
suely
Patricia Venturini
Em tempo,eu usei agora em junho passado a estação Chatelet vários dias e em horários diferentes e não tive nenhum problema,é uma estação grande mas não é igual aqui no Brasil,porque em Paris tem muitas linhas então não existe aglomerações,essa estação fica próxima a Conciergerie e a Notredame,com muitos turistas circulando,fique tranquila.
Boa viagem!