Vocês sabiam que as margens do Sena fazem parte do patrimônio mundial da Unesco? Além delas, a França possui outros 37 outros locais na lista da Unesco.
O trecho escolhido vai da ponte Sully até a ponte Iéna incluindo:
- A ilha Saint Louis, com seus elegantes prédios de arquitetos famosos, e a ilha de la Cité, com a catedral Notre Dame, a Saint Chapelle e a Conciergerie.
- A rive droite do Sena com o bairro Marais, suas mansões, seus museus e a praça Vosges. O Louvre e o Jardim Tuileries, a praça Concorde, o Grand e o Petit Palais e o Palais de Chaillot.
- A rive gauche do Sena com o Quartier Latin, o palácio do Institut de France, o Palais Bourbon, les Invalides, a Ecole Militaire e a torre Eiffel.
Ao fazer um passeio guiado por esta região, além de apreciar a beleza, você terá a oportunidade de entender porquê esses locais foram tombados pela Unesco. Clique aqui para ver as opcões de passeios guiados.
Alguns dos outros 37 locais na lista da Unesco
A França participa ainda da lista da Unesco com 37 outros lugares. Muitas construções religiosas e algumas cidades carregadas de história.
Veja alguns deles:
- Abbatiale de Saint Savin, exemplo da arte romana com o maior conjunto de pinturas romanas da Europa.
- Abbaye de Fontenay na Borgonha, a mais antiga abadia cisterciense conservada. A arquitetura cisterciense é um exemplo de construção monástica da idade média.
- Basílica de Véselay, também na Borgonha, está construída no alto da colina de Vézelay. O vilarejo medieval está aos pés da basílica.
- Minas de carvão de Calais, um testemunho das cidades operárias construídas na medade do século XIX.
- Canal du Midi que atravessa Toulouse, Castelnaudary, Carcassonne, Trèbes, Béziers, Narbonne, Sète, Agde. Para aqueles que gostam de turismo fluvial.
- Catedral de Amiens, uma das maiores igrejas góticas do século XIII. Em termos de tamanho, ela é o dobro da catedral de Notre Dame de Paris.
- Catedral de Chartres, situada a 80 km de Paris é um dos monumentos emblemáticos da arte gótica francesa.
- Cidade de Reims na Champagne, chamada cidade dos reis, possui quatro monumentos inscritos ao patrimônio mundial da Unesco: a catedral de Notre Dame, a abadia real de Saint Rémi e sua igreja, a basílica Saint Rémi e o palácio episcopal chamado Palais de Tau.
Clique aqui e aqui para ver as opções de passeios na Champanhe no Minha Viagem Paris, nossa plataforma de reservas de passeio e compras de ingresso online.
- Centro histórico de Avignon, na Provence, com seu centro histórico composto pelo Palácio dos Papas, o conjunto episcopal e a ponte de Avignon.
Clique aqui para ver as opções de passeios em Avignon no Minha Viagem Paris.
. Os caminhos de Compostela, os quatro itinerários que atravessam a França e que conduzem os peregrinos até a Espanha.
. Cidade Episcopal de Albi, com a catedral Sainte Cecile, a maior catedral de tijolos vermelhos do mundo e o palácio/forte Berbie. Saiba mais sobre Albi aqui.
. Les Causses et les Cévennes, paisagem cultural do agropastoralismo. Uma paisagem de montanhas e vales profundos típicos do país do roquefort.
. Mont Saint Michel, construído no meio de uma baía imensa, invadido pelas marés da Europa, o Mont é um dos principais símbolos da memória francesa.
Clique aqui para ver as opções de passeios para o Mont Saint-Michel no Minha Viagem Paris.
- Castelo de Fontainebleau, situado a apenas 60km de Paris, conheceu oito séculos de presença real contínua.

O castelo de Fontainebleau, tão bonito quando o de Versailles, tem a vantagem de ser não ter tantos turistas
Clique aqui para ver as opções de passeios para o Castelo de Fontainebleau no Minha Viagem Paris.
- Castelo de Versailles, residência privilegiada da monarquia francesa de Louis XIV a Louis XVI, foi o modelo europeu da residência real.
Clique aqui e aqui para ver as opções de visita ao Castelo de Versailles no Minha Viagem Paris.
- Praça Stanilas, situada no centro histórico de Nancy, pertence ao conjunto arquitetural do século XVIII criado por Stanislas Leszcynski, antigo rei da Polônia e duque da Lorraine e sogro de Louis XV.
- Centro histórico de Lyon, com suas inúmeras construções testemunhas do papel desempenhado pela cidade no desenvolvimento econômico, político e cultural da Europa desde a época romana. Saiba mais sobre Lyon aqui.
- Grutas pré-históricas da Dordogne, as belas grutas do vale da Vézère com seus desenhos e inscrições. Saiba mais sobre as grutas aqui.
- Cidade/forte de Carcassone, maior cidade medieval da Europa, teve papel importante na história do Languedoc e do sul da França. Saiba mais aqui.
Tenho muito trabalho pela frente! Muitos lugares para visitar!
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
32 Comentários
Dolores lopes
Passei 4 meses em Paris e foram dias inesqueciveis, fui a outros lugares como a Normandia , Bretanha , centro da região da Auvergne e outras cidades mais e todas esses lugares são de beleza e encantamento fora o contexto historico, so posso dizer que foi surreal conhecer tantos lugares lindos….
ALEXANDRE HASPEROY
tem muita coisa linda, e um beleza em todo esse patrimônio cultural.
Regina Corrêa
Adoro Paris.Nao nasci lá,mas casei.Na Igreja de St.Sulpice ,com jantar depois para os convidados no Le Procope.Ja fui mais de 30 vezes e cada vez que vou gosto mais!