Por Márcia Lube

Dia ensolarado, perfeito para esse passeio: saímos de Toulouse e fomos por uma route scènique até ALBI, pequena cidade – Patrimônio da Unescona região do Midi-Pyrénées, banhada pelo Rio Tarn.

Logo na chegada, a Catedral de Santa Cecília domina a cena. Construída nos sec XIV/XV,toda em tijolos é, desse tipo, a maior do mundo. O baldaquino lateral, de 1530, é uma maravilha, chef-d’ouvre du gothique flamboyant.

.

Visitamos também o Museu Toulouse Lautrec.

Albi é uma cidade medieval que recebeu adaptações mas que mantém muitas partes autênticas e  muito bem conservadas. O Rio Tarn e as pontes de Albi são lindas.

Auberge Du Pont Vieux, uma grata surpresa: local despojado e charmoso, com menu-dégustation tão saboroso, que nada ficou a dever a um restaurant étoilé.

.

Tronçon de carrelet rôti sur l’arrête, pommes de terre grenaille confites, champignons en parsillade, fumet de poisson noisette.

.

Filet de volaille des Landes poché, orzo pasta aux champignons, sauce crème.

Macarron Poire Belle-Hélène, poire en gelée de vanille, sorbet poire. Degustamos um vinho branco de um viticultor local. Ménu-degustation com entrada, prato principal e sobremesa por apenas 18 euros!

Em seguida, visitamos Cordes sur Ciel , outra jóia imperdível. Encerrando o dia, voltamos a Toulouse, preparamos as malas para seguir a viagem, pois Paris nos aguardava, e  degustamos um Petit Clos, de Cahors,vinho de uma região que há muito me aguçava a curiosidade.

Observação: nesta região vale a pena conhecer as cidades de Toulouse, Carcassone e o viaduto de Millau. O ideal seria dormir duas noites por lá.

Como ir de Paris até Albi

  • Avião: é possivel ir de Paris até Castres, cidade que fica a 45 min. de carro e 1h20 minutos de trem de Albi. A viagem de avião Paris/Castres dura 1h30. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a duração do trajeto pode variar de acordo com o horário, dia e época do ano. O trajeto mais rápido Paris/Albi é de cerca de 6h40 de duração. Fique de olho nas possíveis baldeações em outras cidades. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: a viagem tem duração média de 7h. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa, a viagem até Toulouse tem cerca de 9h15, depois é possivel pegar trem ou carro até Albi. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.