A característica que mais me empolga na França agrícola é a maneira como os produtores se orgulham da qualidade e do lado estético dos seus produtos.

Imaginem que, uma vez por ano, nas cidades de Bourg en Bresse, Louhans e Montrevel en Bresse acontece um concurso de beleza dos famosos galináceos da região. Não sei se sabem, o frango, o chapon (frango castrado), o pato e a galinha de Bresse são classificados como produtos de luxo, com pedigree chamado AOP (appellation origine protegée). Não basta terem sido criados na região, os bichinhos, os verdadeiros, possuem 3 identificações: nome do produtor, nome do expedidor que os preparou conforme regras rígidas e a etiqueta AOC.

Concurso de beleza dos francos de Bresse

Concurso de beleza dos francos de Bresse

O concurso anual se chama Glorieuses e a cadeia de produção se prepara o ano todo para uma batalha feroz, a escolha dos melhores produtos. Post mortem, os bichinhos são deplumados, manicurados, massageados, enrolados em um corset  e as penas da cabeça são lavadas e penteadas com secador e escova.

No dia do concurso, o corset é retirado. Este maiô de contenção serve para distribuir a gordura de forma homogênea nos músculos, o que torna a carne ainda mais macia. Sem o maiô, bem formatados e lindos, os bichinhos estão prontos para enfrentarem o concurso de beleza.

Elite da raça

Elite da raça

Os galináceos de Bresse possuem penas brancas, patas azuis, pele branca, olhos claros e a crista bem vermelha. Eles ocupam o lugar “elite da raça” e séculos atrás eram chamados de “galinhas do rei”.

Todos os representantes da alta gastronomia francesa e internacional estão presentes neste concurso. Quando a lista dos “galináceos excepcionais” é apresentada, as aquisições são feitas em 24 horas e os bichinhos aterrisam no Qatar, em Paris, em Courchevel…

Assim é a vida das galinhas de luxo!

Onde comprar os galináceos de Bresse em Paris:

. Lafayette Gourmet : 48 boulevard Haussmann 75009 Paris

Veja aqui o site da Glorieuses


grandes verresConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias à venda no site Minha Viagem Paris. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.

 

 

 


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário