[Atualização de 17/10/2021] Guia dos documentos necessários para entrar na França a partir de 18 de julho de 2021.

Foi liberada a entrada na França dos turistas brasileiros (e demais cidadãos de países classificados como zona vermelha) desde que totalmente vacinados com os imunizantes aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Veja abaixo os comprovantes que você deve apresentar e a lista de vacinas aprovadas.

Importante salientar que ainda estamos vivendo em um período delicado, de muitas incertezas, onde todas essas resoluções e medidas podem mudar a qualquer momento. Esse artigo está em constante atualização.

De qualquer forma, além dos documentos e comprovantes relativos ao COVID-19, você precisa estar com todos os outros documentos necessários para entrar na França em mãos. Veja abaixo quais são eles.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Documentos necessários para entrar na França – Índice

Condições de entrada na França para brasileiros totalmente vacinados

FONTES: Informações retiradas dos sites France Diplomacy, com atualização do dia 30/09/2021 (clique aqui para acessar); Ministério do Interior francês, com a atualização do dia 27/09/2021 (clique aqui para acessar) e France.fr, com atualização de 26/08/2021 (clique aqui para acessar).

Foi liberada a entrada na França dos turistas brasileiros totalmente vacinados com os imunizantes aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos – EMA (clique aqui e veja quais são eles no item específico mais abaixo).

Uma pessoa é considerada totalmente vacinada nos seguintes casos:

  • 7 dias após a 2ª dose das vacinas Pfizer, Moderna, AstraZeneca Vaxevria e AstraZeneca Covishield;
  • 28 dias após a dose única da vacina Janssen da Johnson & Johnson;
  • 7 dias após a injeção (apenas 1 dose é necessária) em pessoas que já tiveram Covid-19.
  • 7 dias após ter recebido a 3ª dose de vacina Pfizer ou Moderna se a pessoa recebeu 2 doses da Sinovac/Coronavac ou Sinopharm/BBIB-PVeroCells;

Documentos necessários para embarcar no Brasil e entrar na França:

Não é mais necessário:

  • apresentar teste PCR negativo para embarcar no Brasil
  • fazer o teste PCR ao chegar na França
  • fazer quarentena na França.

MENORES DE IDADE

Menores de 18 anos acompanhados dos pais ou responsáveis vacinados não precisam estar vacinados para entrar na França PORÉM aqueles de 12 a 17 anos precisam apresentar o teste PCR negativo realizado menos de 48 horas ao embarcar no Brasil e fazer um outro teste PCR ao chegar na França.

Além disso, a partir de 01/10, os adolescentes de 12 a 17 anos não vacinados precisaram apresentar teste PCR negativo feito no máximo 48 horas antes para entrar nos locais de lazer e cultura, bares, restaurantes etc. Leia mais sobre isso no item O QUE ESTÁ FUNCIONANDO NA FRANÇA

1) Vacinas aprovadas pela EMA e vacinas aceitas para entrada na França

  • Pfizer (Comirnaty)
  • Moderna
  • Janssen
  • AstraZeneca (Vaxzevria)

Apesar de não ter sido aprovada pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos), a ASTRAZENECA COVISHIELD E A DA FIOCRUZ SÃO ACEITAS PELA FRANÇA. Se você pretende chegar à Europa em outro país que não a França ou pretende visitar outros países na Europa verifique as normas específicas desses países.

Por enquanto, a CORONAVAC/SINOVAC NÃO É ACEITA. Ela ainda está sendo analisada pela EMA. Esperamos que isso mude em breve, visto que a Coronovac já foi homologada pela OMS. Se você pretende chegar à Europa em outro país que não a França ou pretende visitar outros países na Europa verifique as normas específicas desses países.

regras entrada na frança para brasileiros

2) Certificado de vacinação COVID-19

O certificado de vacinação deve ser apresentado no embarque no Brasil e na chegada na França. O certificado precisa ser em inglês. Traga o certificado impresso e em formato digital, no aplicativo.

Você consegue o seu certificado no site ConecteSUS.

Uma leitora do blog deixou a seguinte dica no nosso vídeo no Youtube:Tanto no site que o Rodrigo informou [ConecteSUS], quanto no app, consegui gerar em português, espanhol e inglês. Tem uma “pegadinha”, se clicar logo no inicio, lá embaixo em: “carteira de vacinação digital” só é gerado o pdf em português. Precisa clicar em vacina e em seguida em cima do nome da vacina. Então aparece: “certificado de vacinação”. Aí é gerado um documento, lá em cima da tela tem a bandeira do brasil/português. É só clicar nela e o idioma muda para inglês ou espanhol. Esse certificado tem o brasão em marca d’água na frente, desce mais um pouco a tela e clica para ver o verso onde está o QR code.” Quem tentar esse método deixe nos comentários se funcionou ou não.

Qualquer problema entre em contato via telefone com a Ouvidoria do SUS no Disque Saúde 136.

3) Declaração de honra

A declaração de honraEngagement sur l’honneur – é um formulário que você deve baixar, imprimir, preencher e assinar atestando que você não apresenta sintomas do COVID-19 e não esteve em contato com pessoas infectadas nos 14 dias anteriores a sua viagem.

Esse formulário depois de preenchido e assinado não precisa ser reconhecido/juramentado em cartório.

Ele deve ser apresentado no check-in no Brasil e na entrada na França

Para baixar o formulário em francês clique aqui, em seguida vá até o quadro com 3 abas e clique na aba “DÉPLACEMENT VERS/DEPUIS UN PAYS DE LA ZONE ROUGE”. Em seguida vá até o item 2.2. (Mesures de contrôle sanitaire) e, logo abaixo de “Engagement sur l’honneur”, clique em um dos arquivos (formato PDF, DOC ou TXT).

Não se preocupe com o último item do formulário – Si je ne suis pas vacciné selon un schéma vaccinal complet avec un vaccin reconnu par l’Agence européenne du médicament – ele não diz respeito a quem já está totalmente vacinado com as vacinas aprovadas pela EMA.

Para baixar o formulário em inglês clique aqui e siga os mesmos passos descritos acima.

4) Passe sanitário: o que é? como conseguir? e se eu não receber?

FONTE: gouvernement.fr

4.1) O que é o passe sanitário e para o que ele serve

Para quem mora na França e foi totalmente vacinado, o passe sanitário é o comprovante de vacinação em forma de código QR. Para quem não foi vacinado, o passe sanitário é um teste PCR ou antígeno negativo feito em menos de 72 horas.

O passe sanitário é exigido para entrar em estabelecimentos de lazer e cultura com capacidade para mais de 50 pessoas (museus, monumentos, teatros, cinemas, festivais, boates, parques de diversões, zoológicos, academias) e também em cafés, restaurantes, centros comerciais e hospitais e para pegar transportes de longa distância (avião, trem, ônibus).

MENORES DE 18 ANOS: As crianças menores de 12 anos estão isentas do passe sanitário. Os adolescentes de 12 a 17 anos devem apresentar um teste PCR ou antígeno negativo (caso não sejam vacinados) ou o certificado de vacinação para entrar nos locais acima.

4.2) O passe sanitário francês para turistas vindos de países fora da União Europeia:

FONTE: France Diplomacy – Ministère de l’Europe et des Affaires Étrangères

Para facilitar o dia a dia dos turistas de fora da UE na França, o Ministério da Europa e das Relações Exteriores criou um sistema específico para a emissão de um passe sanitário com um código QR que seja válido/escaneável em território francês.

Inicialmente, este sistema está aberto apenas aos turistas de fora da UE (como os brasileiros) que já se encontram na França ou que cheguem ao país nos próximos dias. Os pedidos relativos às chegadas mais pra frente serão processados ​​em uma data posterior, ou seja, os pedidos são tratados de acordo com a data da chegada do turista à França.

Você não precisa desse passe sanitário (código QR francês) para entrar na França. Ele foi criado para facilitar e agilizar o acesso dos turistas aos museus, monumentos, restaurantes, lojas na França.

4.3) Condições para obter o passe sanitário válido na França:

  • Se você tem a partir de 12 anos (veja no item abaixo a situação de brasileiros menores de idade que não foram vacinados) e foi vacinado em um país que não é membro da União Europeia – como o Brasil – ou não foi vacinado em um dos seguintes países: Albânia, Andorra, Ilhas Faroe, Islândia, Israel, Liechtenstein, Mônaco, Marrocos, Macedônia do Norte, Noruega, Panamá, San Marino, Suíça, Turquia, Ucrânia, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales);
  • Menores de 12 anos não precisam de passe sanitário. Adolescentes de 12 a 17 não vacinados têm que apresentar teste PCR ou antígeno negativo para entrar nos locais (museus, monumentos, restaurantes etc);
  • Ter sido vacinado com uma vacina aceita pela Agência Europeia de Medicamentos ou equivalente:
    • 4 semanas após ter recebido uma injeção de dose única (Janssen);
    • 7 dias após a segunda injeção de vacinas de duas doses (Pfizer, Moderna, AstraZeneca);
    • 7 dias após a injeção se você se já teve COVID-19 (neste caso, apenas uma dose é necessária);
  • 7 dias após ter recebido a 3ª dose de vacina Pfizer ou Moderna se você recebeu 2 doses da Coronavac;
  • Já se encontra na França ou na União Europeia ou pretende ir nos próximos dias. Caroline Putnoki, diretora para a América do sul do órgão oficial de turismo do governo francês, sugere que os pedidos sejam feitos cerca de 2 semanas antes da viagem.

4.4) Como solicitar o passe sanitário válido na França?

Acesse o site https://www.demarches-simplifiees.fr/commencer/passe-sanitaire-etrangers e crie uma conta clicando no botão “Create an account demarches-simplifiees.fr

Você irá receber um email no endereço cadastrado para confirmar a criação da conta. Depois da conta criada e confirmada, clique no botão Start the procedure. Em seguida, coloque seu gênero, nome e sobrenome e clique em Continue.

Na página seguinte selecione sua zona/área (no caso do Brasil é Reste du monde / rest of the world), complete as informações e anexe as cópias dos documentos pedidos:

  • data de nascimento;
  • endereço no Brasil;
  • país de residência;
  • cópia do passaporte válido (arquivo de no máximo 3 megas em formato PDF, PNG ou JPEG);
  • data da chegada na França;
  • data da saída da França;
  • país onde foi vacinado;
  • data da última dose;
  • nome da vacina;
  • número de doses recebidas;
  • cópia do certificado de vacinação (arquivo de no máximo 3 megas em formato PDF, PNG ou JPEG);
  • cópia das passagens (arquivo de no máximo 3 megas em formato PDF, PNG ou JPEG);
  • complete o formulário.

ATENÇÃO:

  • Cada pessoa, mesmo sendo da mesma família e/ou viajando juntos, deve enviar um pedido separado.

Assim que seu pedido for processado, você receberá um e-mail com um código QR. Ele pode ser impresso e apresentado em papel ou adicionado ao aplicativo TousAntiCovid.

4.5) E se eu não receber o passe sanitário francês / QR code francês?

Muitos pedidos estão sendo feitos e o governo francês não está conseguindo atender a demanda. Mas não se desespere se você não receber seu passe sanitário francês!

Repetimos que o passe sanitário francês não é necessário para entrar na França! Ele é necessário para entrar nos museus, restaurantes etc uma vez que você já se encontra na França.

Quem não receber o passe sanitário francês tem 3 opções:

1ª opção: Usar o certificado de vacinação do SUS em inglês para entrar nos estabelecimentos.

Lembrando que os aparelhos franceses de leitura de QR code não conseguem ler o QR code do certificado do SUS, você deve mostrar o nome da vacina e a data da 2ª dose ou da dose única.

Conhecemos muitos turistas brasileiros que conseguiram e estão conseguindo entrar em todos os locais na França apresentando o certificado de vacinação do SUS em inglês.

2ª opção: Algumas farmácias convertem o certificado de vacinação brasileiro em QR code escaneável pelos aparelhos franceses. Algumas fazem gratuitamente, outras cobram 10€. Em Paris, essas duas, entre tantas outras, fazem a conversão:

  • Pharmacie Filles du Calvaire: 2, boulevard Beaumarchais.
  • Pharmacie du 58: 58, rue Oberkampf.

3ª opção: Em último caso, faça um teste PCR ou antígeno. Quase toda farmácia tem uma tenda de teste antígeno na porta cujo resultado sai em 15 minutos. Para estrangeiros não residentes na França, o valor do teste antígeno gira em torno de 25€ e é válido por 72 horas.

5) Teste RT-PCR ou antígeno para retornar ao Brasil: onde fazer? quanto custa?

Fonte: Consulado Geral do Brasil em Paris, clique aqui para ler.

O governo brasileiro publicou, no dia 05 de outubro de 2021, a Portaria Interministerial nº 658, que fica autorizada a entrada no Brasil, por via aérea, do viajante de procedência internacional, brasileiro ou estrangeiro, desde que obedecidos os seguintes requisitos:

I – apresentação à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque, de documento comprobatório (em português, inglês ou espanhol) de realização de teste para rastreio da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19), com resultado negativo ou não detectável, do tipo teste de antígeno, realizado em até 24 horas anteriores ao momento do embarque, ou laboratorial RT-PCR, realizado em até 72 horas anteriores ao momento do embarque, observados os parâmetros indicados no Anexo I e os seguintes critérios:

a) na hipótese de voo com conexões ou escalas em que o viajante permaneça em área restrita do aeroporto, os prazos referidos no inciso I deste artigo serão considerados em relação ao embarque no primeiro trecho da viagem;

b) na hipótese de voo com conexões ou escalas em que o viajante não permanecer em área restrita do aeroporto, em que o viajante realizar migração, e que ultrapasse setenta e duas horas desde a realização do teste RT-PCR ou vinte e quatro horas do teste de antígeno, o viajante deverá apresentar documento comprobatório da realização de novo teste, RT-PCR ou de antígeno, com resultado negativo ou não detectável para o coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19) no check-in para o embarque à República Federativa do Brasil.

II – apresentação à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque, de comprovante, impresso ou em meio eletrônico, do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante – DSV, em no máximo 24 horas de antecedência ao embarque para a República Federativa do Brasil, com a concordância sobre as medidas sanitárias que deverão ser cumpridas durante o período em que estiver no País.

As crianças com idade inferior a doze anos que estejam viajando acompanhadas estão isentas de apresentar documento comprobatório de realização de testes para rastreio da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19) desde que todos os acompanhantes apresentem documentos com resultado negativo ou não detectável, do tipo laboratorial RT-PCR, realizado em até setenta e duas horas anteriores ao momento do embarque, ou teste de antígeno, realizado em até vinte e quatro horas anteriores ao momento do embarque;

ONDE FAZER O TESTE EM PARIS/FRANÇA PARA VOLTAR AO BRASIL?

Não são aceitos os testes antígeno feitos em farmácia, é preciso fazer em laboratório.

Clique aqui e encontre um laboratório onde fazer o teste antígeno em Paris: no retângulo azul, deixe marcado somente a opção Tests antigéniques. Logo abaixo, na janela Type d’offres, escolha Centres. Dentre os resultados apresentados, escolha o que estiver identificado com LBM, LABM, Labo ou Laboratoire para ter certeza que fará um teste em laboratório.

Clique aqui para pesquisar laboratórios e marcar seu teste PCR no site Doctolib. Na barra de procura, onde está escrito 75001, escreva o código postal do arrondissement onde você está hospedado para procurar um laboratório na região do seu hotel.

É possível também fazer os testes (PCR e antígeno) nos aeroportos de Paris, inclusive testes PCR rápidos, cujo resultado sai em até 2 horas. Os testes rápidos são feitos somente em pessoas que irão viajar no mesmo dia. Clique aqui para saber todos os detalhes.

PRAZOS E CUSTOS

O resultado do teste antígeno sai em 15 minutos.
Valor teste antígeno: em torno de 30€.

O resultado do teste PCR sai em até 48 horas.
Valor teste PCR: em torno de 50€.

O resultado do teste PCR rápido feito no aeroporto sai em até 2 horas.
Valor teste PCR rápido feito no aeroporto: 70€.

6) O que está funcionando na França

Tudo está aberto e funcionando na França: museus, monumentos e pontos turísticos, parques de diversões (como a Disney Paris), teatros, cinemas, bares, restaurantes etc.

As viagens internas pela França estão liberadas.

R E S O L V A   S U A   V I A G E M  :
Ingressos museus 5% de desconto  Seguro Viagem 5% de desconto
Reserve seu hotel Passagens Aéreas 
Passeios e tours em Paris e França   Chip celular com internet
 Passagens de trem e ônibus  Aluguel de carro
 Guia brasileiro em Paris  Passeios de bicicleta em Paris

 

Passaporte válido

O passaporte deve ser válido, no mínimo, por 3 meses após a data de saída da União Europeia.

O que isso significa? Por exemplo, se a sua viagem vai até o dia 22/06, seu passaporte deve ser válido, no mínimo, até o dia 22/09. São 90 dias contando a partir do dia da sua saída do Espaço Schengen.

passaporte brasileiro documentos necessarios entrar França

Passaporte válido é um dos documentos necessários para entrar na França.

Passagem de volta

Parece óbvio dizer que você precisa ter passagem de volta para o Brasil, principalmente porque as passagens são quase sempre vendidas juntas, inclusive sai mais barato desse jeito.

Comprovante de estadia

O comprovante de estadia pode ser:

Comprovantes dos meios de subsistência

Os comprovantes  dos meios de subsistência durante a viagem podem ser:

  • dinheiro em espécie,
  • cheques de viagem,
  • cheques certificados,
  • cartão de crédito internacional válido etc.

Você deve provar que tem os valores mínimos definidos para a sua estada:

  • 120€ por dia por pessoa caso o viajante não apresente comprovante de estadia;
  • 65€ por dia por pessoa se você for se hospedar em hotel;
  • 32,50€ por dia por pessoa se você for se hospedar na casa de um amigo ou familiar.
documentos necessarios para entrar na frança euros

Um dos comprovantes de meios de subsistência: euros. Foto: Welcome to all and thank you for your visit ! ツ por Pixabay

O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 

Seguro saúde e repatriamento | Seguro Viagem

De todos os documentos necessários para entrar na França, o seguro viagem é o item que muita gente considera bobagem!

Mas, além de não custar caro — não é o valor do seguro que vai pesar na sua viagem internacional —, o seguro evita que você seja desfalcado caso algum acidente ou urgência médica aconteçam durante a viagem. Isso sim vai pesar na sua viagem internacional! Principalmente agora, em tempos de pandemia, ele é mais que essencial.

Além disso, ao passar pela imigração, se você não tiver o seguro, poderá ter sua entrada na França/União Europeia recusada.

O seguro viagem deve ter valor mínimo de cobertura de 30 mil euros e valer para todo o Espaço Schengen (clique aqui e saiba o que é) – França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo – durante toda a sua estada.

ATENÇÃO: 30.000 euros não é o preço do seguro e sim o valor da cobertura. O valor da diária de um seguro viagem com essa cobertura fica em torno de R$ 20,00. Veja alguns exemplos abaixo:

Seguro Viagem: Europa
AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 26/dia*
Affinity 60 Europa Promocional Affinity 60 Europa Promocional Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 800 (SUPLEMENTAR) R$ 19/dia*

 

Faça um orçamento no site Seguros Promo usando o banner abaixo. Há um filtro (COVID-19) que seleciona somente os seguros que cobrem casos de COVID-19.  

Insira o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e clique em APLICAR e ganhe 5% de desconto. Qualquer dúvida, clique aqui para saber mais.

Precisa de visto para entrar na França?

O cidadão brasileiro não precisa de visto para entrar na França (ou em outro país do Espaço Schengen) se sua estada for de até 90 dias, a cada período de 6 meses.

Caso você pretenda passar mais de 3 meses no país é preciso pedir um visto de longa duração. Consulte o site do Consulado Francês no Brasil.

Outras dicas sobre os documentos necessários para entrar na França:

  • Se o seu destino é a França mas você chega e/ou sai da Europa por outro país europeu, a imigração será feita nesse país.
  • Em viagens internas pela Europa não é necessário passar pela imigração nos aeroportos e estações de trem (a não ser em viagens ao Reino Unido) mas você pode ser solicitado a apresentar seus documentos novamente. Tenha sempre tudo em mãos.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

O Infográfico Documentos necessários para entrar na França

ATENÇÃO: esse infográfico foi produzido antes da pandemia portanto nele não consta as informações sobre os documentos relativos ao COVID-19.

O infográfico Documentos necessários para entrar na França celebra o post Dicas Air France: documentos, vistos e malas. Ele foi escrito em 1° de julho de 2013, tem 995 comentários e é um dos mais lidos nesses 10 anos de existência do Conexão Paris.

Documentos necessários para entrar na França

Infográfico Documentos necessários para entrar na França. Clique aqui ou na imagem para baixar o infográfico.

Infográficos Conexão Paris

Veja todos os nossos infográficos sobre Paris — eles te ajudarão a planejar sua viagem! Clique aqui.

Leia também


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário