O circuito que parte do Arco do Triunfo até praça Concorde, passando pelos Champs Élysées, é um passeio obrigatório para quem conhece Paris pela primeira vez.
A avenida é considerada como a mais bonita da cidade. Sua arquitetura é imponente, seu comércio, que esteve decadente alguns anos atrás, está se tornando cada dia mais interessante e esta área é carregada de história.
O eixo possui dois grandes monumentos, o Arco do Triunfo, no alto da avenida, e a 2.2 km abaixo, o obelisco da Concorde.
A história deste último, é interessante.
Este obelisco egípcio é o monumento mais antigo da cidade pois data de 13 séculos antes de Cristo.

Obelisco diante das ruinas do Templo de Louxor
Ele foi construído para o templo de Louxor.
Em 1830, o vice rei do Egito ofereceu à França os dois obeliscos do templo. Mas somente o da direita foi derrubado e transportado até Paris. Os franceses construíram um navio especialmente para esta aventura. Ele saiu do porto de Toulon, em abril de 1831, e subiu o Nilo chegando no ponto final em agosto do mesmo ano. Diante do templo de Louxor, um canal foi construído para que o navio se aproximasse do monumento. Três anos se passaram entre o dia de partida e seu retorno.
A praça Concorde, até então, representava o local onde o rei da França tinha sido guilhotinado pelos revolucionários.

Instalação do obelisco na praça Concorde
Implantado no centro da praça com grande pompa, diante do rei e de 200.000 parisienses, o obelisco reuniu, de novo, o povo em torno do regente.
Dizem que Apollinaire Lebas, a pessoa encarregada do transporte e da instalação, permaneceu sob o obelisco durante todo o processo para colocá-lo em pé. Se não desse certo ou se acontecesse algum acidente ele preferia morrer do que sofrer o descrédito diante da sua alteza real.
Após este passeio do Arco do Triunfo até a Concorde, sugerimos que você estique este circuito conhecendo o jardim Tuileries que o conduzirá até o museu Louvre.

Arco do Triunfo (foto: oatsy40 no Flickr)
Se inscreva no canal do Conexão Paris no YouTube, clique aqui.
Clique aqui para comprar seu ingresso corta-fila para subir até o topo do Arco do Triunfo.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
13 Comentários
kelly
Aos domingos é gratuito para entrar no arco do triunfo?
Rodrigo Lavalle
Kelly, não.
Paula
Rafael o que vc ja comprou? Fico do dia 23-27/04 ainda estou perdidinha….pretendo ir ao louvre e aos inválidos, catacumbas, torre e arco tb… e se possível gary d’orsay pela descrição do rodrigo creio que dê para fazer esse percurso arco-concorde-tuleries – louvre e um dia…
Rodrigo Lavalle
Paula, como eu disse ao Rafael, o principal é não fazer 2 museus no mesmo dia. A visita às catacumbas também pode ser bem cansativa (leia nosso artigos: https://www.conexaoparis.com.br/?s=catacumbas). O percurso Arco-Concorde-Tuleries-Louvre dá tranquilamente para ser feito em um dia.
Abraços.
rafael
boa tarde
estou chegando em Paris (pela primeira vez) dia 15/04 uma sexta feira as 7 da manhã, fico até segunda.
estou comprando os tickets para os passeios, quero ver as catacumbas, louvre, torre, arco do triunfo, o que não deve ser feito no mesmo dia?
Rodrigo Lavalle
Rafael, não faça 2 museus no mesmo dia, é cansativo e depois de um tempo não absorvemos mais informações. Faça Louvre e Arco no mesmo dia (vá andando pelo Jardin de Tuileries e depois pela avenida Champs Élysées. Torre e catacumbas em dias diferentes.
Abraços.
carol
Chego em paris dia 28 de fev, com previsao de bastante frio, vc acha que éh possivel fazer esses passeios com as temperaturas de 3 até 5 graus?
Rodrigo Lavalle
Carol, é possível estando apropriadamente agasalhada e fazendo algumas pausas para um café durante o trajeto. Veja esse vídeo sobre como se vestir no inverno: https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/30/como-se-vestir-inverno-europeu-o-video.
Abraços.
marta
Lina estava em paris comemorando 60anos e 35 de casada em outubro passado quando fiz este trajeto à bordo de um Citroën ds 1972 que naquele dia 6 comemorava 60 anos de lançamento.Foi indescritível participar da festa deste carro ícone da indústria automobilística francesa. São momentos assim que me fazem querer estar aí mais vezes.
Rodrigo Lavalle
Marta, que bacana! Parabéns por suas datas comemorativas.
Abraços.
Naomi Akamine
Cada vez que vejo os vídeos postados, sinto aquela nostalgia deliciosa, saudades da linda Paris! Por mais vídeos, e vida longa ao CP!
Marcelo Borba
Fiz esse percurso vale a pena .
marcialube
Fazer esse percurso, já é um bom motivo para ir a Paris.
Deu vontade …