Uma das propostas do Conexão Paris para excursões ida e volta no mesmo dia à partir de Paris é a cidade de Reims.
O acesso é fácil e confortável com o trem ultra rápido TGV. As maiores marcas de champagne estão instaladas nesta cidade. A visita das caves acompanhada de degustações é um verdadeiro prazer.
Além disso Reims possui uma catedral maravilhosa.
Durante a visita das caves, a degustação é rápida e em pé diante de pequeno bar. Da última vez que estive em Reims senti falta de uma proposta mais confortável, uma degustação sem tempo marcado e acompanhada por pratos ou por mises en bouche gostosos.
Uma sugestão: após a visita das caves façam uma pausa no Café du Palais. Esta tradicional brasserie de Reims se encontra localizada ao lado da Catedral, no centro da cidade.
No cardápio uma longa lista dos melhores champagnes da região com preços à partir de 39 euros a garrafa. Possibilidade de pedir uma meia garrafa. Se quiserem almoçar, os pratos são saborosos e os preços então em torno de 25 euros o prato. Um menu por 33 euros com prato+sobremesa+coupe de champagne.
A decoração é agradável com esta bela verrière que data do início do século XX.
Café du Palais: 14 place Myron Herrick, Reims. Fechado domingo e segunda.
Se não quiser ir de trem, indicamos os confortáveis ônibus da empresa ParisCityVision.
Como ir de Paris até Reims
- Trem: a viagem tem cerca de 1 hora de duração, dependendo da data e hora do trem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem dura em torno de 2 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: Esta costuma ser a opção mais barata, a viagem tem cerca de 2 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Leia também:
- Dicas de hotéis e restaurantes na Champagne
- Uma visita a Epernay para visitar as caves da Moët & Chandon e Mercier
- Degustação de champanhe em Reims e Epernay
- Os champanhes Ruinart
- Um hotel-castelo em Reims
46 Comentários
Cristiana
Olá! Ótimas dicas!! Estou programando uma viagem pra região de Champagne e queria saber se vcs recomendam alugar um carro na região ou da pra fazer sem carro? E hospedagem vcs indicam reims ou épernay?
Rodrigo Lavalle
Cristiana, para visitar as caves em Reims e em Épernay não é preciso carro pois elas ficam dentro dessas cidades. Para ir de Reims à Épernay e vice-versa é só pegar um trem (rápido e simples). Se vocês quiserem rodar pela região, visitar os vinhedos e pequenos vilarejos é preciso alugar um carro. Para se hospedar indicamos Reims, leia esse artigo.
Saulo Ellery
Bom dia Conexão Paris! Onde encontro para comprar o trem de alta velocidade para Reims só encontro no site passagens que dura entre aproximadamente 2h de viagem.
Rodrigo Lavalle
Saulo, procure no site oficial da empresa francesa de trens: http://en.voyages-sncf.com/en.
ana paula peloso
Olá pessoal do Conexão!
Este ano voltarei à Paris e queria conhecer Reims.
Domingo é um bom dia?
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, no domingo algumas caves poderão estar fechadas. Verifique de antemão se aquelas que você pretende visitar estarão abertas.
Abraços.
Rita
Estive hoje em Reims , o trem custou 70 euros ida e volta. A maioria dos restaurantes estavam fechados por causa da época . Fiz visita na Taittinger sem agendar , paguei 16,50euros com uma taça . Fui de ônibus da estação de trem você deve pegar a Linha 4 ou 5 , desce praticamente em frente – ônibus 1,55 . A segunda visita foi na Mum, onde paguei 20 euros com direito a uma taça . Como eu estava perto da Catedral , fui a pé até lá e demorou cerca de 15 minutos . Voltei de Mum para a estação de trem também a pé , cerca de 6 minutos andando. Almocei no único restaurante aberto perto da Catedral Au Bureau – menu a 15 euros mas tinha muitas opções bacanas a la Carte . Adorei o passeio , vale a pena .
Rita
LUCIANE
Olá!
Minha dúvida de hoje é sobre os preços para visitar as caves. E será que consigo visitar sem reservas?
A viagem está chegando, estou ansiosa! As dicas do CP são maravilhosas e práticas!
Rodrigo Lavalle
Luciane, TEM que reservar! OS preços variam em torno de 10€. Cada cave tem o seu preço.
Abraços.
Fernanda F.
Uma pena que a Ruinart vai estar fechada durante boa parte do ano! Estivemos lá no último dia 07, uma visita muito interessante, vale a pena! A reserva foi feita pelo site, eles exigem pagamento antecipado, de acordo com o tipo de degustação. A degustação é feita numa sala, todos sentados (eram apenas seis visitantes), mas sem comidinhas… Almoçamos no Café du Palais, realmente muito bom, uma garçonete muito simpática, champagnes divinos! Além da catedral vale visitar o Musée de Beaux Arts, que aliás está com uma exposição sobre champagne (o vinho), bem legal! É bem pertinho da Catedral. Compramos as passagens de TGV pelo site, até a estação de Champagne-Ardennes. Na Gare de l’Est, porém, foi necessário pedir informações, porque o destino que deveríamos seguir era Luxemburg. Não havia menção ao nome da estação de destino na tela que informava os locais de partida dos trens. O único problema daquela estação é que o pequeno número de taxis logo desaparece levando os passageiros que chegam no trem, deixando os demais esperando por pelo menos meia hora (estava frio e tínhamos horário na Ruinart). Talvez seja mais interessante pegar o trem direto para Reims mesmo (estação central), que sai um pouco mais cedo de Paris, mas dispensa o taxi para os principais pontos turísticos da cidade…
Gustavo Gurgel
Boa tarde a todos.
Tentei entrar no site da Ruinart para agendar uma visita (irei em maio/2013). O site informa que as visitas de maio a dezembro de 2013 estão suspensas devido à reformas no local… infelizmente!!!!
Confiram no link abaixo:
http://www.ruinart.com/uk/la-maison-ruinart/#visits-and-receptions/visits
Renata Pessoa
Oi Lina qual o site da empresa Champagne Tour? Não estou conseguindo acessar. Quero fazer minha reserva para o novembro? Indica alguma outra. Abs
Lina
Renata
O site da empresa é este abaixo:
http://www.parischampagnetour.com/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=41
Luis Dimas
Lina, estou pela França como postei anteriormente. Andei por Bordeaux e Médoc, St-Emilion, Vale da Dordogne (Beynac, La Roque, Domme, Sarlat), passei por Uzerche, Limoges, Montresór, Loches e Chinon e estou no Loire agora. Aliás concordo com você sobre os castelos de Loire, história por história fico com Chinon e Loches, mas vamos lá. Amanhã Orleans, Chartres e Paris no dia seguinte. Vamos a Reims. Mas estou de carro. Mesmo assim, para visitar uma vinicola, vale contratar a Champagne Tour (porque estou de carro) ? você tem o site deles? encontrei um mas não tenho certeza se é o correto. Achei aqui dicas sobre visitas da cidade, mas para levar a vinicola eles ajudam, ou seria melhor eu reservar por email e ir diretamente? estou tentando na Clicquot e Mumm, mas pelo que vi no site a Mumm pode ser agendada lá mesmo. É mais facil mesmo? um grande abraço. na volta, posso te mandar fotos, textos, o que puder ajudar nesse blog que sempre me ajudou tanto na França? Bises !!!
Lina
Luis Dimas
É muito fácil reservar visitas às caves de Reims. Pelo site mesmo ou por telefone. Sempre reservei por telefone. Uma vez visitei e Pommery sem reserva. Cheguei e achei lugares disponíveis para uma visita.
Vou adorar se você contribuir para o blog.