ATUALIZADO EM SETEMBRO 2016

Artigo escrito por Gerson Lopes que, como se diz na França, possui muitas “casquettes”. Ele é médico, enólogo, jornalista, blogueiro e, o principal, bon vivant.

Fotos: Avenida Champagne em Epernay

Ao percorrer a região do champagne na França, uma dúvida cruel: qual vinícola visitar? Eu sugiro visitar pelo menos quatro: três grandes maisons e uma mais artesanal.

Uma dica imperdível é a visita da Maison Ruinart a mais antiga de todas. Suas centenárias crayères (cavernas subterrâneas), onde repousam verdadeiros tesouros em forma líquida, dão um toque especial à visita. A cidade de Reims possui 110 crayères e, destas, 24 pertencem à Ruinart. Durante a visita percorremos três delas com sucessivamente, 20, 34 e 40 metros de profundidade. Diz a lenda que Victor Hugo ao caminhar por estas cavernas teve a inspiração para escrever o Corcunda de Notre Dame.

Para um champagne excepcional, flutes mais largas

Não economizem e escolham a visita mais cara, cerca de 40 euros. A recompensa virá no final, na hora da degustação. São servidos dois excepcionais champagnes, ambos millésimes (safrados): um blanc des blancs – ou seja, feito somente com a uva branca Chardonnay – e outro rosé com um corte não muito usual, 83% da Chardonnay e 17% da uva tinta Pinot Noir. Ambos da extraordinária safra de 1996, sendo o primeiro um champagne de aperitivo e o segundo, mais poderoso e estruturado, uma boa escolta para um canard à l’orange. Irresistível!

As visitas são feitas com hora marcada através do site da Ruinart. Cliquem aqui. As caves estão fechadas nos fins de semana. As visitas são marcadas de terça a sábado.

Champagne Ruinart – 4 rue des Crayères – Reims – tel.: 0 326 77 51 51.

Para aqueles que estão se iniciando no mundo do champagne, uma dica é visitar a Mercier em Épernay. Mercier faz parte do grupo que detém Moët Chandon, Louis Vuitton, Kenzo, Dior, Séphora. Esta Maison foi fundada em 1858 por um jovem idealista, Eugéne Mercier, que teve a preocupação em fazer um champagne acessível aos menos abastados. A cave é composta por 47 galerias espalhadas por 18 km e o acesso é feito por surpreendente elevador panorâmico. O passeio subterrâneo é feito em trenzinho. As cavernas escondem garrafas de vinhos e esculturas maravilhosas.

As visitas estão abertas todos os dias, de 21 de março até 13 de novembro de 2016, reservas no site (clique aqui), das 9.30h às 11.30h e das 14.00h às 16.30h.  As caves estão fechadas nas terças e quartas feiras à partir de 14 de novembro até até 04 de dezembro de 2016. Elas estão totalmente fechadas do dia 05 de dezembro de 2016 até 15 de fevereiro de 2017.  A visita/degustação custa de 16 a 25 euros. Visitas gratuitas para menores de 10 anos.

Champagne Mercier – 68 – 70 avenue de Champagne – Epernay.

Após o requinte das grandes marcas, vale a pena visitar uma pequena vinícola familiar. As opções são muitas. Em Verzy, uma cidadezinha aconchegante, se encontra um pequeno produtor chamado Champagne Etienne Lefevre. Etienne tem um vinhedo dentro da appelation Grand Cru e produz 70.000 garrafas/ano. Seu champagne Réserve Carte d’Or Grand Cru é bem interessante, de boa relação preço-prazer.

Cliquem aqui para terem acesso ao site de Champagne Etienne Lefevre.

  • Vocês podem visitar Reims em um passeio privativo de carro com motorista brasileiro, cliquem aqui.
  • Podem também escolher a opção ônibus confortáveis com a Paris City Vision, cliquem aqui.
  • Podem também ir por conta própria de trem TGV. A viagem dura menos de uma hora. Cliquem aqui e leiam o artigo onde encontrarão as dicas.

Gerson Lopes – editor do site Vinho & Sexualidade. Clique aqui e cadastre para receber a newsletter mensal com dicas sobre temas cujo compromisso é com o seu prazer.

Como ir de Paris até Reims

  • Trem: a viagem tem cerca de 1 hora de duração, dependendo da data e hora do trem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: A viagem dura em torno de 2 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: A viagem tem cerca de 2 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

Como ir de Paris até Épernay

  • Trem: a viagem tem cerca de 1h14 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: A viagem também é rápida, dura cerca de 1h40. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

MinhaViagemParis1Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.