Um dos documentos necessários para entrar na França é o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros e que seja válido em todos os países do Tratado Schengen. Mas o que é o Tratado Schengen? Quais países fazem parte? É o mesmo que União Europeia?

Com a ajuda da Seguros Promo, iremos esclarecer todas essas dúvidas.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

tratado de schengen

Mont Saint Michel, uma das maravilhas da França, país membro da União Europeia e do Tratado de Schengen. Foto:

Tratado de Schengen: o que é?

O Tratado de Schengen ou Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.

Na prática, ao visitar os países do Tratado de Schengen, é como se você estivesse entrando em um único país – o chamado Espaço Schengen. Depois de passar pela imigração no país de entrada e receber o carimbo no passaporte, a circulação entre os países integrantes do espaço Schengen é livre! Ou seja, você não precisa de visto para entrar e nem é necessário passar pela imigração em cada um dos outros países do espaço Schengen que irá visitar. Essas viagens não são consideradas internacionais, mas sim, domésticas.

Mas lembre-se que, o passaporte é seu documento de identidade. Ao fazer viagens dentro da Europa você vai precisar dele no check-in e para embarcar. Seja viajando de avião, trem, carro ou ônibus, tenha sempre consigo o passaporte. Em casos excepcionais, como atentados, controles são realizados de forma mais rigorosa e frequente.

 


Não deixe de fazer o seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na Europa.

Seguros Promo

Clique aqui para cotar com a empresa Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Quais países que fazem parte do Tratado de Schengen?

Tratado Schengen

Países signatários do Tratado de Schengen (faltou a Islândia no mapa)

Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croácia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtentstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano

Quais países que NÃO fazem parte do Tratado de Schengen?

Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia

Regras do Tratado de Schengen

Para fins turísticos, alguns países, como o Brasil, estão isentos de vistos para entrar no espaço Schengen e circular pelos países membros por até noventa dias.

Porém alguns documentos, justificativas e comprovantes podem ser exigidos na sua chegada ao 1º país do espaço Schengen:

  • passaporte válido por, no mínimo, 90 dias após a data de retorno;
  • passagem de volta ao Brasil;
  • seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros e que cubra todo o espaço Schengen;
  • comprovante de estadia;
  • comprovantes dos meios de subsistência.

Clique e leia nosso artigo que explica detalhadamente cada documento, justificativa e comprovante citado na lista acima.

Qual é a diferença entre o Tratado de Schengen e a União Europeia?

O Tratado de Schengen e a União Europeia possuem origens comuns, relacionadas ao fortalecimento e à aproximação dos países europeus e próximos em território.

A União Europeia, porém, é voltada para a união da economia e da política dos países integrantes, facilitando burocracias e a livre circulação de indivíduos, de bens e de serviços.

O Tratado de Schengen foca principalmente nas políticas de controle de fronteiras, visando uma livre circulação de pessoas, mas não de mercadorias.

Vale lembrar que nem todos os membros da União Europeia são parte do espaço Schengen, e vice-versa! É o caso da Islândia, Noruega e Suíça, que não são parte da União Europeia mas pertecem ao Espaço Schengen, e da Irlanda que é da União Europeia, mas que não assinou o Tratado de Schengen.

No caso específico do seguro de viagem, ele não é obrigatório e não será pedido pelos agentes de imigração do Reino Unido. Porém, é sempre importante salientar que viajar sem seguro é uma aposta que pode sair cara caso alguma emergência médica aconteça.

O Reino Unido não faz parte nem da União Europeia e nem do Espaço Schengen. Clique aqui e leia no site Londres para Principiantes quais são os documentos necessários para entrar no Reino Unido.

Tratado de schengen

Seguro viagem, obrigatório para a entrada nos países do Tratado de Schengen. Foto:

Sobre a Seguros Promo

No site da Seguros Promo – uma empresa do grupo Belvitur com 53 anos no segmento de turismo – você pode comparar os preços e propostas de várias empresas seguradoras sérias e confiáveis e contratar com tranquilidade o seu seguro viagem. Clique aqui e faça sua cotação.

Ao escolher ‘Europa’ na janela ‘Destino’, todos os seguros apresentados serão apropriados para a entrada no espaço Schengen e válidos em todos os países membros. Caso sua viagem inclua países europeus fora do espaço Schengen, entre em contato con a Seguros Promo e verifique se o seguro que você pretende contratar é válido também nesses países.

Para os leitores do Conexão Paris, a empresa está oferecendo um desconto.

Para obtê-lo, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento no site da Seguros Promo. Saiba mais sobre a Seguros Promo e o desconto clicando aqui.

Além disso é possível parcelar a compra do seu seguro em até 10 vezes sem juros.

Outros artigos sobre seguro viagem:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris