Se você é chocólatra ou até mesmo chocólogo (inventamos essa palavra inspirados em enólogo) tem que conhecer o chocolate Bonnat. A Maison Bonnat é famosa por seus chocolates grands crus.

O chocolate francês em geral não é tão famoso quanto o belga e o suíço mas há no país marcas haut de gamme excelentes, tanto tradicionais quanto contemporâneas (clique aqui e leia nosso artigo), que não deixam nada a desejar aos concorrentes. Uma delas é a Bonnat, que dois amigos super connaisseurs das boas coisas da França consideram a melhor.

A Maison Bonnat

A Bonnat foi criada em 1884 pelo jovem Félix Bonnat, na época com 23 anos. Foi Félix quem inventou a orangette, cascas de laranja confitadas cobertas de chocolate, que  hoje encontramos em todos os lugares e que são uma verdadeira delícia.

Loja da Maison Bonnat em Voiron, cidade natal da marca

Mas foi em 1984, para comemorar os 100 anos de criação da marca, que a Bonnat, então comandada por Raymond, neto de Félix, lançou um produto que revolucionou o mundo do chocolate e virou a sua marca registrada: as barras de chocolate grand cru. O chocolate dessas barras é feito com cacau vindo unicamente de uma mesma região. Assim como no vinho, o terroir onde o cacau foi plantado, nasceu e cresceu dá ao chocolate características particulares que variam de região para região em função do tipo de solo, das condições climáticas, da insolação etc..

Essa primeira linha de chocolates grands crus, hoje chamada Grands Crus Historiques, é feita com cacau proveniente da Costa do Marfim, Madagascar, Ceilão (atual Sri Lanka), Trinidade, Equador, Chuao, Puerto Cabello e Hacienda El Rosario (as 3 últimas na Venezuela).

Os chocolates Grands Crus Historiques

Hoje em dia a Bonnat é comandada pelo bisneto de Félix, Stéphane. Ele aprofundou a ideia de Raymond – estreitando relações com os produtores regionais de cacau ao redor do mundo e até mesmo comprando plantações – e a ampliou, lançando as séries Grands Crus d’Exception (chocolate amargo 75% de cacau) e a Grands Crus Lait (chocolate ao leite 65% de cacau a fim de agradar uma gama maior de clientes).

Na série Grands Crus d’Exception há 14 tipos de chocolates cujo cacau vem de 14 diferentes regiões de países como o México, Peru, Brasil, Cuba, Haiti, Venezuela e Madagascar.

A loja em Paris

A boa notícia é que a Bonnat abriu uma loja em Paris em novembro do ano passado. Até então só conseguíamos comprar os chocolates Bonnat em algumas lojas como a Gande Épicerie de Paris e a Lafayettte Gourmet.

Loja da Maison Bonnat em Paris

Na loja, além de toda a gama e variedade de barras Grand Cru, barras tradicionais (chocolate amargo 65% de cacau e chocolate ao leite 55% de cacau) e praliné, podemos encontrar também bombons e doces criados pela marca e o sempre bem vindo chocolate quente!

Chocolates Bonnat

O Preço das barras varia de 4,50 a 8,20 euros (veja aqui). Uma boa lembrancinha pros amigos e parentes amantes de chocolate.

Chocolat Bonnat: 189 rue du Faubourg Saint-Honoré, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.