Se você é uma “cat person” o Café dos Gatos é o seu endereço em Paris. Almoce, faça um brunch ou tome um chá na companhia de dezenas de felinos fofos.

Ontem fomos jantar com alguns amigos no Square Gardette, um simpático bistrozinho no 11° arrondissement de Paris. Além do ambiente aconchegante e da comida leve, outra atração do local é o lindo gato que desfila pelo salão e faz das cadeiras e mesas sua cama.

Gato do restaurante Square Gardette

Em 2014 já havíamos abordado esse tema. O peculiar restaurante Le Pétrelle (clique aqui), além de contar com uma decoração bem carregada, lembrando mais um loja de objetos usados, tem um gato de estimação que vaga pelo local e tira sonecas em cima das mesas, em meio aos talheres e guardanapos.

Mais do que amor pelos bichanos, os donos desses restaurantes sabem que os gatos são uma maneira eficaz de manter afastados de seus estabelecimentos os famosos ratos parisienses (clique aqui). Essa arma fofa e certeira contra os roedores também é utilizada pelos donos das delis novaiorquinas e já foram até assunto do New York Times.

Mas há um café em Paris onde os gatos não são “funcionários” do estabelecimento e sim seus principais moradores.

Café des Chats

O Café des Chats (Café dos Gatos), além de ser um café e salão de chá servindo almoço, brunch, bolos e sobremesas em geral, possui uma dezena de gatos que vivem e perambulam livremente pelo local (menos na cozinha!).

O Café dos Gatos

Todos eram gatos abandonados que foram adotados pela proprietária do local, Margaux Gandelon, em 3 associações de proteção aos animais. Eles possuem seguro saúde, são vacinados e castrados e visitam o veterinário regularmente. As caixas de areia ficam em um cômodo separado ao qual os gatos tem acesso 24 horas por dia.

Os móveis antigos presos na parede servem de playground e esconderijo para os gatos

Segunda Margaux, as únicas exigências feitas pelos órgãos competentes para que ela pudesse abrir o local foram o certificado CCAD (Certificado de capacidade para as pessoas exercendo atividades ligadas aos animais de companhia) e o curso de higiene em restaurantes.

Um verdadeiro paraíso para os amantes de gatos mas com regras que os frequentadores devem respeitar para assegurar o bem estar dos bichinhos:

  • Não é permitido alimentar os gatos. Eles possuem uma dieta balanceada e própria.
  • Não é permitido incomodar os gatos enquanto eles dormem e nem pegá-los no colo. É preciso esperar, se você tiver sorte, que eles venham até você.
  • Não são permitidas fotos com flash.

No mais é só aproveitar a companhia e o ronronar relaxante dos bichanos.

Café des Chats9 rue Sedaine, 75011. Metrô Breguet-Sabin (linha 5) ou Bastille (linhas 1, 5 e 8). Aberto de terça a domingo de 12:00 as 22:30.


café dos gatosConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.