Estação Gare du Nord e sua nova brasserie: fomos conferir o restaurante de Thierry Marx.

Como o dia estava lindo, decidimos caminhar da Opéra Garnier até a Gare du Nord. Objetivo: conhecer a nova brasserie do chef duas estrelas Thierry Marx.

Étoile du Nord, brasserie

Ela se encontra na entrada principal do Eurostar, o trem TGV Paris/Londres. Intitulada Étoile du Nord, a brasserie foi inaugurada em novembro 2016. Ela participa do movimento para tornar as estações ferroviárias de Paris mais atrativas, confortáveis e charmosas.

Thierry Marx é o chef do restaurante Sur Mesure do Hotel Madarin Oriental de Paris. Sua proposta na Gare do Nord é uma cozinha simples, acessível e baseada nos pratos tradicionais da cozinha francesa.

Mais ou menos a mesma proposta do chef Eric Frechon na estação ferroviária Gare Saint Lazare, a Brasserie Lazare. Adoramos esta brasserie e fomos conhecer a Étoile du Nord esperando algo similar. Ficamos decepcionados.

Étoile du Nord, primeiro andar

A brasserie Étoile du Nord

O térreo não nos convenceu com sua decoração fria e sem charme. Nos instalamos no primeiro andar um pouco mais agradável. Além de servir também refeições, o primeiro andar possui um bar degustação de vinhos e tapas.

Étoile du Nord, brasserie

Fizemos um pequeno lanche pedindo duas sobremesas do cardápio. Correto, sem mais.

Os preços dos pratos principais variam entre 15 e 38 euros. O chef oferece também dois menus. O primeiro, 24 euros com entrada+prato ou prato+sobremesa. O segundo, 29 euros com entradada+prato+sobemesa.

Ao lado da brasserie, Thierry Marx propõe também aos viajantes um take away chamado Fournil com sanduíches, saladas, pâtisseries. Como sou fã de piquenique nas viagens de TGV – ajuda passar o tempo – gostei da proposta.

O próximo chef a se instalar em uma estação ferroviária parisiense será Alain Ducasse, em 2018, na Gare Montparnasse.

Étoile du Nord: aberta todos os dias. A brasserie das 6h até 23h. Zinc das 6 até 23h. Fournil, das 5h30 até 21h. Clique aqui para reservar uma mesa.

Gare du Nord

O entorno da Gare du Nord

Aproveito para comentar o ambiente em torno da Gare du Nord. Viajo muito de trem e conheço bem todas as estações de Paris. O ambiente mais áspero de todos é o da Gare du Nord. Flanei, tirei fotos, circulei algum tempo, exatamente para observar. Não é uma questão de medo porque não tem perigo. Simplesmente coloquei minha bolsa em posição segura.

Gare du Nord

Em torno da estação temos vários mundos em próxima coabitação formando um ambiente de asperidade:

. viajantes instalados nas inúmeras brasseries diante da estação e aproveitando os primeiros dias da primavera;

. taxis oficiais, ônibus de turismo, ônibus da rede parisiense, carros com chofer, mototaxi, carros de entrega de mercadoria;

. mendigos apáticos, jovens agitados, malandros atentos, golpistas de toda sorte.

Este fenômeno é relativamente comum e o encontramos em outros lugares mundo afora. As estações ferroviárias situadas nos centros das grandes cidades funcionam como imã para todos que vivem de estratégias de sobrevivência.

Gare du Nord, 18 rue Dunkerque 75010 Paris.


restaurantes vegetarianos em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.

 

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.