Já há algum tempo os chefs pâtissiers (aqueles encarregados pelos doces e sobremesas) cansaram de ficar em segundo plano em relação aos chefs dos restaurantes onde trabalhavam ou de serem ofuscados pelo brilho e fama das maisons – como a Fauchon e a Dalloyau – das quais eram empregados. Eles também queriam um pouco do spotlight e do reconhecimento público reservados aos seus colegas encarregados da “parte salgada” da refeição.

Pierre Hermé foi o precursor dos chefs pâtissiers stars contemporâneos e também da pâtisserie Haute Couture autoral. Talvez ele seja o único pâtissier conhecido mundialmente e que coleciona tantos títulos elogiosos dados pela imprensa internacional: Picasso da Pâtisserie (Vogue), Pâtissier Provocador (Food & Wine), Pâtissier vanguardista e mágico dos sabores (Paris Match), Imperador da Cozinha (New York Times).

Christophe Michalak

Um representante mais jovem desse grupo é Christophe Michalak. Em seu currículo figuram passagens pelo Hotel Negresco em Nice e pelas maisons Fauchon e Ladurée. O ápice de sua carreira – até então – foi a posição de chef pâtissier do chique Hotel Plaza Athénée.

micha

Christophe Michalak e sua bûche Iconik

Bonito, simpático e bem midiático (já participou de vários programas de TV), Michalak faz a linha rock-star descontraído. Ele abriu sua primeira loja (e local para cursos) em 2013 no 10° arrondissement de Paris (leia aqui), fora do circuito turístico tradicional porém alinhado com os movimentos “migratórios” da população mais jovem e antenada de Paris. Seguiu-se uma segunda loja no Marais e uma récem-inaugurada em Saint Germain (a primeira na tradicional rive gauche parisiense).

A loja récem-inaugurada em Saint Germain

A loja récem-inaugurada em Saint Germain

Há cerca de 2 semanas fomos até o endereço no 10° arrondissement descobrir e degustar as novidades de Michalak para o período das festas de fim de ano.

micha2

O evento degustação aconteceu na loja da rue du Faubourg Poissonnière

Assim como a alta costura, a pâtisserie contemporânea também lança coleções de acordo com as estações do ano e com alguns meses de antecedência. Elas variam de acordo com as frutas/ingredientes da época ou “do momento” (o limão japonês yuzu, por exemplo, tem estado em alta).

Michalak apresentou 4 diferentes bûches de Noël que estarão à venda a partir do dia 10 de dezembro. A bûche (cuja tradução literal para o português é lenha ou tora) é a sobremesa típica das refeições natalinas francesas. Uma espécie de rocambole recheado, recoberto e decorado para parecer um tronco de árvore (nas versões mais literais). As versões mais sofisticadas e conceituais conservam a forma cilíndrica mas fogem da decoração “realista”.

bûches

As novas bûches: framboesa e mirtilo; avelã e caramelo; yuzu, morango e pistache; banana, limão e chocolate.

Michalak fez sua versão cool e lúdica (chamada Iconik) da bûche de Noêl inspirada em uma kombi de brinquedo que comprou para o filho em uma viagem à California. Todo um storytelling

A bûche Iconik: base crocante e biscoito macio de pecã, mousse de maple syrop e geleia de framboesas e mirtilos.

A bûche Iconik: base crocante e biscoito macio de pecã, mousse de maple syrop e geleia de framboesas e mirtilos.

O chef apresentou também 3 versões da galette des rois – uma torta folhada vendida e degustada somente na época do Dia de Reis (6 de janeiro). Na tradição, há uma pequeno brinquedo escondido dentro da torta, quem o recebe é coroado o rei ou rainha do dia (as confeitarias fornecem uma coroa de papel com cada torta). No caso da galette de Michalak, a coroa é substituída por uma máscara à la super-herói. A cara do chef!

Galettes des rois: mexerica da Córsega; baunilha; caramelo salgado

Galettes des rois: mexerica da Córsega; baunilha; caramelo salgado

Autor de seis livros (todos com o chef bem sorridente na capa, veja aqui), Michalak está lançando no dia 13 de outubro sua sétima obra: L’Ultime Cake Book, veja aqui.

Christophe Michalak: 60 rue du Faubourg Poissonnière, 75010 / 16 rue de la Verrerie, 75004 / 8 rue du Vieux Comlombier, 75006


Christophe MichalakConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.