Um dos meus netos nasceu gourmet. Pequeno, ele conseguia identificar o prato principal das refeições caseiras pelos aromas que escapavam da cozinha. Aos 8 anos já preparava seu misto quente ou seu ovo mexido. Suas receitas nunca eram banais, sempre incrementadas com um toque pessoal, um tempero ou uma novo ingrediente.

Os netos na Escola Alain Ducasse

Os netos na Escola Alain Ducasse

Para canalizar esta aptidão, cada vez que ele desembarca em Paris nós reservamos um curso de cozinha.

Tenho dois netos e o segundo participa na aventura também. Enquanto um segue com extrema atenção os gestos e as explicaões do chef, o outro se desliga rapidamente do que está acontecendo em torno e se conecta na realidade virtual.

Cozinha ateliê da École Alain Ducasse

Cozinha ateliê da École Alain Ducasse

Da última vez reservamos o curso de massas oferecido pela Escola Alain Ducasse. Apesar da escola ter cursos para crianças, matriculamos os netos – 11 e 13 anos – no curso para adultos. A escola aceitou porque explicamos que eles já não eram mais debutantes e que um adulto os acompanharia (eu).

Após as aulas os alunos degustam o que prepararam

Após as aulas os alunos degustam o que prepararam

O que é a Escola Alain Ducasse

Ela se encontra em Paris, no coração do elegante 16ème distrito da cidade. Trata-se de um grande espaço contemporâneo de 500m2 dividido em quatro cozinhas/ateliês super equipadas, de uma cave, uma sala de reunião e uma loja.

Preparação da massa dos raviolis

Preparação da massa dos raviolis

A escola oferece inúmeros cursos, entre eles cozinha do cotidiano, gastronômica, receitas tradicionais, cozinha para debutantes, descoberta dos vinhos, vinhos excepcionais, pâtisserie, cursos para crianças, cooking classes in english.

Preparação dos g

Preparação dos gnocchi

A duração dos cursos varia de ultra rápidos à aulas que duram o dia todo.

Escolhemos um curso longo, das 9 da manhã até 4 da tarde e o grupo era formado por 7 alunos. Durante este período eles fizeram um molho concentrado de frango (que foi servido com os raviolis), raviolis de alcachofra (da massa até o recheio), gnocchi (massa preparada com batatas assadas) com molho de aspargos e coques e um risoto com tinta de lula e supions (pequenas lulas). De sobremesa, zuppa inglese, preparada com massa de bolo, creme chantilly e frutas vermelhas.

G

Gnocchi com aspargos cortados em fitas e o fruto do mar coque

Conclusão : o neto gourmet seguiu tudo sem problema e gostou muito. No início o chef se dirigia mais aos adultos, mas aos poucos ele percebeu que um dos meninos se interessava realmente e o levou a sério. Ponto para o chef que foi perspicaz.

Sobremesa, o ponto forte do almoço

Sobremesa, o ponto forte do almoço

Ponto negativo : o curso é longo demais. Quando chegamos foi servido um cafezinho com pequenos croissants. Fomos almoçar às 3h30. No final todos já estavam mortos de fome. Não estava matriculada como aluna, então paguei um suplemento para participar do almoço.

Durante o dia flanei pela escola e assisti a outros cursos. Cheguei à conclusão que o ideal é um curso rápido na hora do almoço : os alunos chegam, preparam pratos simples e gostosos, almoçam e pronto. Perfeito!

École Alain Ducasse: 64, rue du Ranelagh – 75016 Paris, tel. 01 44 90 91 00.